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Univates

Carga horária:

4.040h - 5 anos

Turno:

Noturno

Modalidade:

Presencial

Atos legais

Início de funcionamento: A/01

Autorização: Resolução 90/Reitoria/UNIVATES, de 30/10/00

Reconhecimento: Portaria MEC 2.605, de 25/07/05

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC 111, de 04/02/2021

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

O curso de Farmácia, bacharelado, mantido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo a formação de profissionais farmacêuticos críticos, reflexivos e associativos, com competência técnico-científica, político-social-educativa, ético-humanista e capazes de atuar no Sistema Único de Saúde.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017) e contempla os objetivos do curso de Farmácia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atendendo à formação do perfil profissional desejado. Como profissional da área da saúde, o farmacêutico deve ser crítico, reflexivo, humanista e com formação generalista centrada na assistência farmacêutica, englobando todos os níveis de atenção e contemplando inovação, pesquisa e gestão.
Durante o processo formativo o desenvolvimento das competências profissionais deve atentar para as demandas locorregionais nas oportunidades de aprendizagem, tanto no ensino quanto na extensão, de modo indissociável e articulado ao mundo do trabalho contemporâneo. A formação do estudante deve contemplar diferentes áreas, como medicamentos, cosméticos, alimentos, análises clínicas e toxicológicas, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Competências

As competências descritas a seguir estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017), atendendo à formação do perfil profissional desejado:
 
EIXO CUIDADO EM SAÚDE:
1. Promoção e educação em saúde, envolvendo o indivíduo, a família e a comunidade, identificando as necessidades de aprendizagem e promovendo ações educativas
- Relação dos princípios do uso racional de medicamentos na prática clínica e dos serviços farmacêuticos e sua aplicabilidade na terapêutica;
- Reconhecimento das noções básicas do funcionamento de laboratórios e exercício da profissão de forma articulada ao contexto social;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Conhecimento do conceito de uso racional de medicamentos e dos conceitos fundamentais da farmacologia;
- Pensamento crítico no reconhecimento e na busca de solução dos problemas sociais;
- Comunicação verbal, não verbal e habilidades de leitura e escrita;
- Ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
- Atuação em equipe multiprofissional, com vistas ao trabalho interdisciplinar e transdisciplinar com extrema produtividade na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
- Conhecimento dos padrões de qualidade e compromisso com estes e com os princípios da ética/bioética;
- Domínio de tecnologias de comunicação e informação;
- Entendimento sobre riscos associados à patologização e à medicalização;
- Elaboração de estratégias para conscientização dos diferentes atores envolvidos na patologização e medicalização;
- Identificação de riscos associados à patologização e à medicalização.
 
2. Conhecimento dos componentes da dispensação de medicamentos visando à promoção de seu uso racional
- Relação dos princípios do uso racional de medicamentos na prática clínica e dos  serviços farmacêuticos e sua aplicabilidade na terapêutica;
- Reconhecimento das noções básicas do funcionamento de laboratórios e do exercício da profissão de forma articulada ao contexto social;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Conhecimento do conceito de uso racional de medicamentos e dos conceitos fundamentais da farmacologia.

3. Acolhimento do indivíduo, verificação das necessidades e registro das informações referentes ao cuidado em saúde, considerando o contexto de vida e a integralidade do indivíduo
- Conhecimento dos padrões de qualidade e compromisso com os princípios da ética/bioética;
- Comunicação verbal, não verbal e habilidades de leitura e escrita;
- Compreensão da interação ser humano-ambiente;
- Conhecimentos dos conceitos relacionados a ambiente-saúde;
- Desenvolvimento do pensamento crítico;
- Atuação em equipe multiprofissional, com vistas ao trabalho interdisciplinar;
- Integração das atividades comprometidas com o cuidado em saúde;
- Reconhecimento da saúde como clínica ampliada;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Atuação de forma a garantir a integralidade do cuidado em saúde;
- Conhecimento do prontuário eletrônico;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Atuação na dispensação de medicamentos e correlatos;
- Planejamento de ações de atenção farmacêutica;
- Elaboração de estratégias de educação e promoção da saúde;
- Avaliação de prescrições e das interações medicamentosas;
- Aplicação de conhecimentos teóricos prévios na promoção do uso racional de medicamentos.
 
4. Esclarecimento ao indivíduo e, quando necessário, ao seu cuidador sobre o tratamento, exames clínico-laboratoriais e outros aspectos relativos ao processo de cuidado
- Atuação em equipe multiprofissional, com vistas ao trabalho interdisciplinar;
- Integração das atividades comprometidas com o cuidado em saúde;
- Reconhecimento da saúde como clínica ampliada;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Atuação de forma a garantir a integralidade do cuidado em saúde;
- Comunicação verbal, não verbal e habilidades de leitura e escrita;
- Conhecimento do prontuário eletrônico;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Atuação na dispensação de medicamentos e correlatos;
- Planejamento de ações de atenção farmacêutica;
- Elaboração de estratégias de educação e promoção da saúde;
- Avaliação de prescrições e das interações medicamentosas;
- Aplicação de conhecimentos teóricos prévios na promoção do uso racional de medicamentos.
 
5. Elaboração de ações baseadas em evidências científicas, fundamentadas em realidades socioculturais, econômicas e políticas
- Tratamento e tematização de problemas morais e éticos;
- Reflexão acerca dos pressupostos teóricos da ação científica e social;
- Análise da realidade a partir do diálogo argumentativo coerente;
- Leitura e interpretação conceitual de questões fundamentais nas diversas ciências.
 
6. Tomada de decisões baseadas em evidências científicas, em consonância com as políticas de saúde
- Desenvolvimento da percepção crítica e analítica da construção das políticas públicas de saúde no Brasil;
- Utilização de sistemas de informação para análise da situação de saúde;
- Compreensão dos princípios e diretrizes do SUS;
- Identificação e uso das principais fontes de informações de saúde disponíveis;
- Identificação de problemas prioritários a partir de informações sobre a situação de saúde em determinada localidade.
 
7. Identificação e registro dos problemas e das necessidades de saúde, o que envolve conhecer e compreender as políticas públicas de saúde, aplicando-as de forma articulada nas diferentes instâncias, conhecer e compreender a organização dos serviços e sistema de saúde e participar das instâncias consultivas e deliberativas de políticas de saúde
- Desenvolvimento da percepção crítica e analítica da construção das políticas públicas de saúde no Brasil;
- Utilização de sistemas de informação para análise da situação de saúde;
- compreensão dos princípios e diretrizes do SUS;
- Identificação e uso das principais fontes de informações de saúde disponíveis;
- Identificação de problemas prioritários a partir de informações sobre a situação de saúde em determinada localidade.
 
8. Promoção do desenvolvimento de pessoas e equipes
- Conhecimento sobre a atuação do profissional no mundo do trabalho;
- Reconhecimento dos objetos de estudo da área da saúde;
- Contextualização do trabalho em equipe;
- Reconhecimento dos pressupostos éticos do trabalho;
- Conhecimento dos fundamentos da pesquisa científica.
 
9. Identificação de situações de alerta para o encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde, atuando de modo que se preserve a saúde e a integridade do paciente
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Reconhecimento da semiologia associada aos processos patológicos gerais como ferramenta da prática clínica do farmacêutico;
- Experimentação das técnicas e dos conhecimentos sobre a investigação de sinais e sintomas para a prática farmacêutica;
- Entendimento das alterações elementares denominadas processos patológicos gerais de diferentes órgãos e sistemas, que formam as doenças ou que surgem em decorrência delas;
- Compreensão da etiologia, patogenia, dos mecanismos fisiopatológicos, características morfológicas, sinais e sintomas dos processos patológicos gerais;
- Execução de técnicas laboratoriais voltadas à toxicologia;
- Capacidade de interpretação de resultados toxicológicos;
- Identificação de situações de alerta para encaminhamento a outro profissional ou serviço de saúde;
- Entendimento dos fundamentos teóricos e práticos que envolvem a análise toxicológica de fármacos e toxicologia forense;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Entendimento da importância que a investigação laboratorial tem no diagnóstico, monitoração da doença e na resposta à terapêutica;
- Desenvolvimento da capacidade de análise interpretativa dos exames laboratoriais, relacionando os achados com a história clínica;
- Conhecimento a respeito dos métodos laboratoriais de diagnóstico;
- Capacidade de formular hipóteses diagnósticas a partir de resultados de exames laboratoriais.
 
10. Solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico e avaliação de parâmetros fisiológicos
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Entendimento da importância da investigação laboratorial na prática clínica;
- Execução de técnicas laboratoriais voltadas ao diagnóstico de saúde e doença; 
- Capacidade de interpretação de resultados laboratoriais;
- Desenvolvimento de raciocínio clínico para manejo adequado da farmacoterapia;
- Entendimento dos fundamentos teóricos e práticos que envolvem a rotina laboratorial e clínica.

11. Investigação de riscos relacionados à segurança do paciente, visando ao desenvolvimento de ações preventivas e corretivas
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Desenvolvimento de estratégias de cuidado e segurança do paciente;
- Aplicação dos princípios e das diretrizes do SUS na assistência farmacêutica hospitalar;
- Planejamento de ações de cuidado farmacêutico em diferentes serviços dentro do hospital;
- Conhecimento das políticas públicas e das tecnologias de interesse farmacêutico hospitalar;
- Conhecimento dos diferentes sistemas de dispensação de medicamentos em nível hospitalar.
 
12. Elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador e articulado com a equipe interprofissional de saúde, com acompanhamento de sua evolução
- Desenvolvimento de estratégias de cuidado e segurança do paciente;
- Aplicação dos princípios e diretrizes do SUS na assistência farmacêutica hospitalar;
- Planejamento de ações de cuidado farmacêutico em diferentes serviços dentro do hospital;
- Conhecimento das políticas públicas e das tecnologias de interesse farmacêutico hospitalar;
- Conhecimento dos diferentes sistemas de dispensação de medicamentos em nível hospitalar;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Demonstração da capacidade de trabalhar em grupo;
- Avaliação das tecnologias de cuidado farmacêutico com paciente real;
- Desenvolvimento de raciocínio clínico para manejo adequado da farmacoterapia;
- Utilização dos conhecimentos sobre as tecnologias de cuidado farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos;
- Reconhecimento das tecnologias de cuidado farmacêutico como ferramenta da prática clínica do farmacêutico.
 
13. Rastreamento e educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, monitorização terapêutica de medicamentos, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, gestão da clínica, entre outros serviços farmacêuticos
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Demonstração da capacidade de trabalhar em grupo;
- Avaliação das tecnologias de cuidado farmacêutico com paciente real;
- Desenvolvimento de raciocínio clínico para manejo adequado da farmacoterapia;
- Utilização dos conhecimentos sobre as tecnologias de cuidado farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos;
- Reconhecimento das tecnologias de cuidado farmacêutico como ferramenta da prática clínica do farmacêutico.
 
14. Verificação das necessidades dos indivíduos e realização da anamnese farmacêutica
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Reconhecimento da semiologia associada aos processos patológicos gerais como ferramenta da prática clínica do farmacêutico;
- Experimentação das técnicas e dos conhecimentos sobre a investigação de sinais e sintomas para a prática farmacêutica;
- Entendimento das alterações elementares denominadas processos patológicos gerais de diferentes órgãos e sistemas, que formam as doenças ou que surgem em decorrência delas;
- Compreensão da etiologia, patogenia, dos mecanismos fisiopatológicos, características morfológicas, sinais e sintomas dos processos patológicos gerais.
 
15. Avaliação e manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico considerando necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Observação dos princípios da racionalidade terapêutica na prática clínica;
- Diferenciação de classes de fármacos;
- Detecção e identificação de problemas associados à terapia medicamentosa;
- Caracterização química e farmacológica de diferentes classes de fármacos;
- Compreensão da relação entre estrutura química e atividade biológica de diferentes classes de fármacos;
- Desenvolvimento de raciocínio clínico para manejo adequado da farmacoterapia.

16. Orientação sobre o uso seguro e racional de plantas medicinais fitoterápicas de eficácia comprovada
- Promoção do uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos em todos os níveis de atenção à saúde;
- Orientação sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos em problemas de saúde autolimitados;
- Análise e aplicação de aspectos técnico-científicos da fitoterapia.
 
17. Prescrição, aplicação e acompanhamento das práticas integrativas e complementares, de acordo com as políticas públicas de saúde e a legislação vigente
- Promoção do uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos em todos os níveis de atenção à saúde;
- Orientação sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos em problemas de saúde autolimitados;
- Análise e aplicação de aspectos técnico-científicos da fitoterapia;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Desenvolvimento de fórmulas homeopáticas;
- Aplicação dos conceitos e da terapêutica homeopática;
- Conhecimento teórico/prático dos insumos e medicamentos homeopáticos.
 
18. Pesquisar, desenvolver, produzir e garantir a qualidade de fármacos, medicamentos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde
- Atuação de forma multiprofissional e interdisciplinar com produtividade na promoção da saúde;
- Conhecimento da ética e da legislação profissional;
- Aplicação de conhecimentos teóricos prévios.
 
19. Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos que envolvem conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde, conhecer e compreender as bases da administração e da gestão das empresas farmacêuticas
- Atuação de forma multiprofissional e interdisciplinar com produtividade na promoção da saúde;
- Conhecimento da ética e da legislação profissional;
- Aplicação de conhecimentos teóricos prévios.
 
20. Planejamento, coordenação e realização de diagnóstico situacional de saúde, com base em estudos epidemiológicos, demográficos, farmacoepidemiológicos, farmacoeconômicos, clínico-laboratoriais e socioeconômicos, além de outras investigações de caráter técnico, científico e social, reconhecendo as características nacionais, regionais e locais
- Reflexão sobre os processos socioambientais;
- Avaliação crítica da relação homem-ambiente;
- Compreensão da interdisciplinaridade socioambiental;
- Identificação das características ambientais regionais e globais;
- Aplicação dos princípios de mediação ambiental;
- Construção de posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento.

EIXO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
1. Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de fármacos, medicamentos e insumos, biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos
 - Conhecimento dos diferentes tipos celulares e de seus componentes morfofisiológicos para a manutenção da homeostase celular;
- Conhecimento das etapas embriológicas e organogênicas para o entendimento da constituição do corpo humano e da morfofisiologia dos diferentes tecidos humanos;
- Reconhecimento e compreensão das estruturas anatômicas dos sistemas
estudados;
- Entendimento dos processos fisiológicos dos sistemas do corpo humano abordados no componente curricular;
- Execução de práticas em biologia molecular para posterior entendimento de suas aplicações;
- Compreensão dos mecanismos de transmissão das características genéticas;
- Reconhecimento da importância dos mecanismos mutacionais para a origem e a manutenção da variabilidade genética, assim como da importância dessa variabilidade para a evolução e a sobrevivência dos organismos;
- Compreensão dos mecanismos de interações gênicas e interações gene-ambiente na determinação das características fenotípicas;
- Conhecimento da estrutura e da função dos ácidos nucleicos e proteínas, visando ao entendimento do metabolismo celular;
- Entendimento do papel dos microrganismos nos diversos campos da vida humana e do ambiente;
- Desenvolvimento da reflexividade mediante a demonstração do interesse científico e do espírito crítico para a análise e a comparação de situações do cotidiano com fenômenos em nível microbiológico;
- Execução de análises microbiológicas e parasitológicas em laboratório;
- Estabelecimento de relações entre microbiologia, parasitologia, imunologia, tecnologia e sociedade;
- Entendimento sobre os mecanismos do sistema imune e as respostas imunológicas;
- Observação das implicações da análise conformacional e da estereoquímica em moléculas orgânicas relacionando suas propriedades físico-químicas e atividades biológicas específicas;
- Demonstração de capacidade para executar os procedimentos adequados de laboratório para as principais operações em química orgânica;
- Identificação dos principais grupos funcionais em química orgânica, sob o ponto de vista estrutural e de nomenclatura;
- Relacionamento das propriedades de solubilidade, ponto de fusão e ebulição, acidez e basicidade e forças intermoleculares com a complexidade da cadeia carbônica e nos processos de extração de substâncias polares e apolares;
- Interpretação de problemas e avaliação dos resultados;
- Atuação em equipe, respeitando as diferenças e agindo de forma ética e comprometida com o grupo;
- Montagem e realização de análises com amostras reais usando equipamentos que tenham como princípio a espectroscopia, eletroquímica ou métodos de separação;
- Interpretação dos resultados analíticos;
- Elaboração de relatórios das práticas relacionando-as com a teoria;
- Montagem de sistemas e aplicação das volumetrias para amostras reais na indústria química e farmacêutica;
- Demonstração da capacidade de trabalhar em grupo, de ser proativo e de cumprir prazos e acordos;
- Identificação e aplicação dos princípios das teorias analíticas clássicas e instrumentais;
- Conhecimento dos procedimentos e técnicas utilizados em laboratórios de química analítica;
- Preparo e padronização de soluções para análise;
- Preparo de amostras para análise;
- Compreensão dos aspectos éticos, ambientais e legais da aplicação da biotecnologia e do desenvolvimento de bioprocessos;
- Compreensão das técnicas básicas da biotecnologia e das suas diferentes subáreas;
- Diferenciação da biotecnologia e suas aplicações nos níveis acadêmico, comercial e industrial.
 
2. Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de  fármacos, medicamentos e insumos, biofármacos, biomedicamentos, imunobiológicos, hemocomponentes, hemoderivados e outros produtos biotecnológicos e biológicos, reagentes químicos, bioquímicos e outros produtos para diagnóstico
- Capacidade de correlacionar as alterações estruturais e funcionais de proteínas, carboidratos e lipídios com alterações no metabolismo e patologias associadas;
- Reconhecimento e compreensão das propriedades físico-químicas de compostos inorgânicos (água, sais minerais) e orgânicos (proteínas, carboidratos, lipídios e vitaminas);
- Conhecimento das bases do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios;
- Relação com as patologias associadas;
- Compreensão e caracterização dos processos envolvidos na regulação do metabolismo intermediário de carboidratos, proteínas e lipídios;
- Entendimento de como alterações estruturais, de expressão proteica ou deficiência de cofatores alteram as vias metabólicas, enfatizando os erros inatos do metabolismo e outros distúrbios associados;
- Compreensão do metabolismo do etanol e das patologias associadas ao seu consumo.
 
3. Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de fármacos, medicamentos e insumos
- Compreensão dos conceitos, leis e princípios da Química;
- Identificação dos principais elementos, compostos químicos e grupos funcionais;
- Utilização de vidrarias e instrumentos de laboratório;
- Reconhecimento das quantidades de átomos, moléculas, mol e volume em relações estequiométricas;
- Identificação dos fatores que interferem no deslocamento de equilíbrio químico e de situações práticas de equilíbrio químico;
- Colaboração na definição, apresentação e execução de soluções;
- Preparação de soluções de concentrações conhecidas, diluições e misturas.
 
4. Pesquisar, controlar e garantir a qualidade de insumos de origem vegetal
- Aplicação de métodos extrativos diversos;
- Aplicação de técnicas tradicionais na identificação e caracterização dos principais grupos de metabólitos secundários;
- Contextualização do uso e aplicabilidade de drogas vegetais e de produtos de extração na terapêutica;
- Conhecimento das características químicas e biológicas dos principais grupos de metabólitos secundários.
 
5. Pesquisar, desenvolver, produzir e garantir a qualidade de fármacos, medicamentos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde na forma farmacêutica líquida, semissólida e sólida
- Aplicação das boas práticas de manipulação e fabricação e do sistema de garantia de qualidade;
- Formulação e controle de qualidade de fármacos, medicamentos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde na forma farmacêutica líquida, semissólida e sólida;
- Avaliação da importância de conceitos, de matérias-primas, insumos e métodos para a produção e o controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde.
 
6. Produzir e garantir a qualidade de medicamentos de uma farmácia magistral pública
- Aplicação das boas práticas de manipulação e fabricação e do sistema de garantia de qualidade;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Articulação entre o desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos e medicamentos;
- Avaliação de matérias-primas, insumos e métodos para a produção e o controle de qualidade de medicamentos.
 
7. Pesquisar e garantir a qualidade de alimentos
- Aplicação das boas práticas de manipulação e fabricação e do sistema de garantia de qualidade;
- Reconhecimento das diferentes vias de degradação e métodos de conservação dos alimentos;
- Avaliação da importância de conceitos e métodos utilizados na produção de alimentos.
 
8. Fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados à área de alimentos
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Interpretação e avaliação dos resultados obtidos nos processos analíticos;
- Execução de análise na área de alimentos quanto à produção e ao controle de qualidade.
 
9. Realizar e interpretar exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Execução de análises nas áreas de hematologia, bioquímica clínica, parasitologia, imunologia, microbiologia, toxicologia, biologia molecular e urinálise;
- Interpretação e avaliação dos resultados obtidos nos diferentes exames laboratoriais.

EIXO  GESTÃO
1. Promover o desenvolvimento de pessoas e equipes, o que envolve conhecer a legislação que rege as relações com os trabalhadores, e atuar na definição de suas funções e sua integração com os objetivos da organização do serviço, desenvolver a avaliação participativa das ações e serviços em saúde, selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando à implantação e à otimização de projetos, processos e planos de ação
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Comunicação verbal, não verbal e habilidades de leitura e escrita;
- Aplicação de normas e da legislação vigente em situações reais de diferentes áreas do âmbito profissional;
- Conhecimento dos aspectos legais e éticos que compõem a atividade profissional;
- Interpretação da legislação;
- Desenvolvimento de estratégias de cuidado e de gestão para diferentes contextos e níveis de atenção;
- Conhecimento das políticas públicas de interesse farmacêutico;
- Conhecimento dos modelos de gestão da assistência farmacêutica nos diferentes níveis de atenção à saúde;
- Compreensão das bases da administração e da gestão de empresas farmacêuticas;
- Iniciativa e atitude empreendedora;
- Identificação de oportunidades;
- Responsabilidade socioambiental.
 
2. Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos que envolvem conhecer e avaliar os diferentes modelos de gestão em saúde, conhecer e compreender as bases da administração e da gestão das empresas farmacêuticas
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Cumprimento do acordo pedagógico;
- Comunicação verbal, não verbal e habilidades de leitura e escrita;
- Desenvolvimento de estratégias de cuidado e de gestão para diferentes contextos e níveis de atenção;
- Conhecimento das políticas públicas de interesse farmacêutico;
- Conhecimento dos modelos de gestão da assistência farmacêutica nos diferentes níveis de atenção à saúde;
- Compreensão das bases da administração e da gestão de empresas farmacêuticas.
 
3. Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos, o que envolve ações baseadas em evidências científicas, fundamentadas em realidades socioculturais, econômicas e políticas, e compreender a gestão da informação
- Reconhecimento, compreensão, interpretação e desenvolvimento de textos científicos;
- Concepção e postura na apresentação de trabalhos científicos;
- Percepção da leitura e da escrita como processo de construção e de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor;
- Uso da variedade linguística adequada ao gênero e à situação comunicativa, tanto na linguagem oral quanto na escrita, com foco na linguagem formal;
- Emprego de diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- Compreensão e uso dos mecanismos de coesão e de recursos de coerência na construção do texto e na produção de sentidos;
- Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- Exercício da profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
- Aplicação dos conhecimentos teóricos no desenvolvimento de projeto de pesquisa;
- Conhecimento dos métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
- Questionamento de conceitos preestabelecidos;
- Análise crítica de informações de diferentes fontes.
 
4. Elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos que envolvem conhecer e aplicar ferramentas, programas e indicadores que visem à qualidade e à segurança dos serviços prestados, estabelecer e avaliar planos de intervenção e processos de trabalho
- Elaboração e apresentação de projetos de pesquisa;
- Diferenciação entre pesquisa qualitativa e quantitativa;
- Reconhecimento dos principais métodos e procedimentos de pesquisa em ciências;
- Reconhecimento dos preceitos éticos em pesquisa.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

O curso de Farmácia não exige proficiência dos estudantes.

Estágio Curricular Supervisionado

Da natureza do estágio
O estágio supervisionado consiste em uma atividade curricular individual eminentemente prática e obrigatória para os cursos da Área Ciências da Vida da Univates e do curso de Farmácia, bacharelado, e dele dependem a outorga de grau e o respectivo registro de diploma de conclusão de curso. As atividades são supervisionadas por um profissional habilitado e devem ser desenvolvidas e realizadas pelo estudante em nível local, regional ou estadual. Visa a buscar uma identidade própria na comunidade, à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, à complementação e à vivência em situação real de solução de problemas e à aquisição de novos conhecimentos para poder exercer de maneira plena a profissão.
O estudante só pode matricular-se nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado caso tenha cumprido os pré-requisitos obrigatórios especificados na matriz curricular. As atividades de estágios  estão fundamentadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Superior e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. É entendido como estágio o ato de educar supervisionado e tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. Na Univates, os estágios curriculares obrigatórios são regidos pela Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. Da carga horária total do curso, que são 4.040 horas, 20,05%, ou seja, 810 horas, são destinadas aos estágios curriculares.
 
Dos componentes curriculares e carga horária
Os componentes curriculares de Estágio Supervisionado são oferecidos durante a integralização curricular do curso de Farmácia, bacharelado, a saber:
- componente curricular de Estágio Interprofissional em Saúde Coletiva (80 horas), ofertado no 4º semestre;
- componente curricular de Estágio na área de Alimentos (120 horas), ofertado no 6º semestre;
- componente curricular de Estágio em Análises Clínicas (120 horas), ofertado no 7º semestre;
- componente curricular de Estágio em Dispensação de Produtos Farmacêuticos (120 horas), ofertado no 9º semestre;
- componente curricular de Estágio na Área Magistral (130 horas), ofertado no 9º semestre;
- componente curricular de Estágio Vocacional (240 horas) em fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica, ofertado no 10º semestre.
O estudante estagiário conta com supervisão acadêmica e com supervisão local, além do coordenador de estágio.
 
Dos objetivos 
O conjunto de componentes curriculares de Estágio Supervisionado tem como objetivo principal promover a interação do estudante com o ambiente profissional, permitindo-lhe vivenciar na prática as vicissitudes do saber profissional farmacêutico. Os objetivos específicos são:
a) desenvolver, por meio da vivência, a visão sólida das áreas de sua profissão;
b) oferecer ao estudante a oportunidade de aprofundar de forma prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso;
c) contribuir para o aperfeiçoamento técnico de expressão escrita e oral e de reflexão do estudante;
d) oferecer condições para o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam para a formação profissional que promova o desenvolvimento da sociedade;
e) estabelecer interação do ensino com serviços de saúde em seus diferentes níveis de atenção, visando à qualificação dos serviços e da formação dos envolvidos;
f) identificar as demandas do local de estágio e buscar os recursos que o curso de Farmácia pode oferecer como intervenção em saúde;
g) vivenciar práticas que favoreçam a análise crítica do campo profissional e seus desafios contemporâneos;
h) desenvolver a capacidade de integração em equipes multidisciplinares, visando à interdisciplinaridade de ações, à convivência com colegas e à postura ético-profissional compatível com o exercício da profissão.
 
Da organização do estágio supervisionado quanto aos concedentes 
Podem matricular-se nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado os estudantes que cumpriram os pré-requisitos exigidos na matriz curricular. Os estágios curriculares são desenvolvidos em situações reais de trabalho para a capacitação do graduando.
O desenvolvimento de atividades nos serviços públicos ou privados é uma prática presente nos cursos da área da saúde. Para garantir o desenvolvimento das práticas, a Univates regulariza os estágios via convênio e termo de compromisso, estabelecendo as competências de ambos setores para desenvolvimento das ações.
Assim, tendo em vista a necessidade de regular as práticas, as atribuições para desenvolvimento de estágios estão descritas na Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. A Univates possui convênio com municípios da região para desenvolvimento de estágios na rede de serviços.
Nesse sentido, a partir da Portaria Interministerial nº 1.124, de 4 de agosto de 2015, a qual estabeleceu as diretrizes para os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com vistas ao fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Univates estabeleceu o processo de contratualização. Este processo foi mais uma importante ferramenta na busca da aproximação entre ensino e serviço.
Por se tratar de uma instituição com foco no desenvolvimento regional, optou-se por desenvolver o Coapes intermunicipal, composto pelos municípios que manifestaram interesse no processo de contratualização. Nesse sentido, o contrato foi assinado em maio de 2016, ficando a coordenação a cargo do gestor municipal de Lajeado e as ações de decisão na Comissão Integração Ensino-Serviço (Cies) da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Coapes tem como proposta aproximar as ações de ensino e estágio dos municípios, sendo as ações desenvolvidas planejadas semestralmente, conforme disponibilidade dos municípios e dos cursos de graduação. Em 2021 o Coapes foi renovado e com a contratualização de 10 municípios da região.
É importante destacar que, além dos serviços de saúde pública, são desenvolvidos estágios nos serviços privados e comunitários, tais como os hospitais da região, instituições de longa permanência para idosos (Ilpi), empresas, entre outras.

Instituições conveniadas ao curso de Farmácia, bacharelado
Os estágios supervisionados realizados em ambiente hospitalar, serviços privados, como laboratórios, indústrias, farmácias e drogarias, entre outros, são regidos pelo convênio de estágio obrigatório da Univates e renovados sistematicamente. A escolha dos locais segue os objetivos do estágio e as habilidades a serem desenvolvidas durante a prática. Para realização dos estágios, as documentações necessárias passam a ser de forma digital. O estudante fornece os dados do local de estágio ao coordenador de estágios e a Central de Estágios emite um termo de compromisso de forma digital que é enviado por e-mail ao estudante e ao representante legal da empresa. Eles devem assinar os documentos pelo programa Clicksign, autorizado legalmente.

Estabelecimentos vinculados à IES:
A Diretoria de Serviços em Saúde foi criada em 2019 para reunir as ações da área da saúde da Univates, fortalecendo as relações entre ensino, serviço, entes públicos e privados e a população em geral. É responsável pela gestão das ações dos serviços de saúde disponíveis no campus da Universidade, bem como pelas ações de prestação de serviço para prefeituras, contemplando atendimentos ambulatoriais, gestão de pessoas e administração compartilhada de Unidade de Pronto Atendimento. Estão sob os cuidados da área de Saúde Univates os seguintes serviços: Assistência Profissional em Saúde (APS); Centro Clínico; Fisioterapia; Laboratório de Apoio ao Diagnóstico (LAD); Nutrição; Odontologia; Programa de Qualificação em Saúde; Psicologia; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Centro Clínico:
O Centro Clínico (chamado de Ambulatório de Especialidades Médicas até junho de 2020) foi inaugurado em março de 2016 e implantado de acordo com o avanço da grade curricular do bacharelado em Medicina da Univates. Atualmente estão em funcionamento no local um ambulatório de Diabetes & Hipertensão e 17 especialidades médicas: alergia e imunologia clínica, anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto são acompanhadas por estudantes do curso e por professores médicos. Nesse mesmo espaço atuam os serviços de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, que compõem a equipe multiprofissional e contribuem para o cuidado integral em saúde. Um dos diferenciais da proposta de atendimento é a oferta do serviço de avaliação de enfermagem e de farmácia. O primeiro, com ênfase no histórico de saúde e identificação de alergias, visando à segurança do paciente. O segundo, de conciliação medicamentosa e orientação terapêutica, com o objetivo de instruir e esclarecer o usuário, ocorrendo antes da consulta médica e ao final, a critério do médico. O usuário também é informado quanto ao acesso à terapia medicamentosa, visando à adesão ao tratamento. 
Além das ações desenvolvidas em consultórios, são realizados os seguintes procedimentos ambulatoriais: radiografias simples, ecocardiografia, ultrassonografias, endoscopia digestiva alta e baixa, espirometria, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), eletrocardiograma, biópsias, punções, pequenos procedimentos dermatológicos e de otorrinolaringologia.
Um dos diferenciais da proposta de atendimento é a oferta da Consulta Farmacêutica. Dentre os serviços prestados pelo farmacêutico, a conciliação medicamentosa, orientação terapêutica e atividades de educação em saúde favorecem a compreensão da terapia. Também, o usuário é informado quanto ao acesso à terapia medicamentosa, visando à adesão ao tratamento.
Em relação ao processo de dispensação, destaca-se o papel do farmacêutico na análise das prescrições quanto à presença de incompatibilidades farmacêuticas, detecção de possíveis reações adversas, detecção de potenciais interações medicamentosas e inconsistências em doses. Sendo o processo de prescrição informatizado, a comunicação interprofissional, com sugestão de intervenção e resposta, poderá ser realizada da mesma forma, estando todo processo registrado no sistema. A estrutura conta, ainda, com uma farmácia interna na qual são disponibilizados medicamentos e material médico-hospitalar para os procedimentos realizados no local. Ainda, considerando a padronização dos medicamentos a serem utilizados no Centro Clínico, alertas sobre incompatibilidades farmacêuticas e doses (subdoses e sobredoses) podem ser adicionados ao sistema, facilitando a prescrição e, consequentemente, diminuindo erros de medicação.

Farmácia-Escola:
A Farmácia-Escola é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajeado e a Univates, está localizada dentro da Farmácia Municipal com a Farmácia do Estado e Farmácia Solidária, cujo objetivo é prestar atendimento humanizado à população, ofertando serviços qualificados na área da assistência farmacêutica. Ainda, o estabelecimento realiza atividades de promoção em saúde, direcionadas à comunidade, além de contribuir para a formação de profissionais farmacêuticos. Na Farmácia-Escola ocorrem estágios supervisionados e extracurriculares, supervisionados por profissionais farmacêuticos e professores farmacêuticos, atendendo exclusivamente munícipes de Lajeado usuários do SUS. O estabelecimento dispõe de infraestrutura adequada para realização das atividades supracitadas, abrangendo laboratórios para manipulação de sólidos, semissólidos e líquidos, produtos homeopáticos e controle de qualidade.
 
Laboratório Univates: O laboratório localiza-se no Hospital Bruno Born e é referência para cuidados em saúde. O Laboratório Univates realiza exames voltados à atenção básica à saúde, à prevenção de doenças e ao apoio a tratamentos médicos. Ele conta com uma estrutura moderna, profissionais qualificados e um conjunto de equipamentos de última geração, resultando em um atendimento rápido e preciso. O Laboratório Univates é composto pelos serviços de Análises Clínicas, de Biologia Molecular e de Patologia, atendendo à demanda ambulatorial da comunidade do Vale do Taquari através de atendimentos particulares, via convênios e via SUS, além do atendimento ao Hospital Bruno Born. O laboratório Univates conta com uma equipe multidisciplinar, composta por pessoal administrativo, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e médicos patologistas, visando a melhor prestação de serviço, sendo ele de alta qualidade, rápido, preciso e com um atendimento diferenciado.
 
Das atribuições das partes envolvidas no estágio
a) Coordenador de estágio e dos trabalhos de conclusão de curso (TCC)
A coordenação dos estágios e dos trabalhos de conclusão de curso é realizada por um professor do curso designado pelo coordenador de curso para este fim. Ele será responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação do andamento das atividades de estágio.
São atribuições do coordenador de estágios:
1) O planejamento das atividades:
- orientar os estudantes na seleção dos locais para realização dos estágios obrigatórios quando for permitida a escolha de cenários de prática para desenvolvimento dos estágios;
- realizar reunião inicial de estágios com os estagiários matriculados nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, a fim de orientar os estudantes sobre o preenchimento da documentação;
- participar nas reuniões mensais de coordenadores de estágio e dos trabalhos de conclusão de curso promovidas pela Coordenação Geral dos Estágios da CV;
- orientar os professores orientadores de estágio quanto ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos estágios.
 
2) Aplicação da legislação de estágios, em consonância com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, a legislação específica da área e a Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018:
- assegurar a aplicação da legislação específica para desenvolvimento da atuação profissional, com vistas à ética do cuidado;
- disponibilizar, orientar e conferir o preenchimento dos documentos necessários para a regularização das atividades de estágios, sejam estas realizadas na Instituição ou fora dela;
- conferir com os professores orientadores de estágio a carga horária total de atividade realizada pelo estagiário, com vistas a atender à legislação específica.
 
3) O acompanhamento do desenvolvimento das atividades com os supervisores locais e professores orientadores de estágio:
- realizar encontros sistemáticos com supervisores locais, conforme possibilidade, e professores orientadores de estágio para avaliação das atividades desenvolvidas e assegurar que eles contemplem os objetivos definidos para cada estágio;
- avaliar os locais de estágio considerando os requisitos estabelecidos pelo NDE do curso para a manutenção das atividades no campo de estágio;
- a avaliação dos locais de estágio se dá em reunião de colegiado do curso no final de cada semestre por meio da análise dos instrumentos de avaliação dos estágios preenchidos pelos estagiários.
 
4) Assegurar, com o professor orientador de estágio, que os objetivos de estágio estejam sendo contemplados no desenvolvimento das práticas, com vistas ao ensino:
- assegurar o desenvolvimento de atividades profissionais nos cenários de prática que contribuam para o desenvolvimento do profissional voltadas ao perfil do egresso previsto no Projeto Pedagógico do Curso;
- orientar a avaliação de desempenho sistemática dos estagiários.
Cabe ao coordenador de estágio zelar pelo cumprimento da ética profissional nos diferentes ambientes de estágio.
 
b) Da supervisão de estágio: professor orientador
A supervisão acadêmica será exercida pelo professor orientador de estágio, designado pela coordenação do curso, com competência na área de estágio e vinculado à Univates.
São atribuições do professor orientador de estágio:
- acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio;
- orientar o estagiário na elaboração do trabalho final de estágio;
- organizar cronograma dos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário;
- registrar frequência e combinações efetuadas nos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário;
- avaliar o estagiário com base nos relatórios apresentados, nos pareceres do supervisor local e no desempenho demonstrado pelo acadêmico nas supervisões efetuadas;
- visitar o local de estágio ou contatar o supervisor local, objetivando não somente as avaliações, mas, também, a integração das propostas do curso e da Univates com o campo de estágio, assim como dos próprios supervisores locais envolvidos nesse processo;
- registrar participação em reuniões, visitas ao campo de estágio e contato com o supervisor local;
- avaliar o local de estágio considerando os requisitos estabelecidos pelo NDE do curso para a manutenção das atividades no campo de estágio;
- participar das reuniões sempre que solicitado.
Cada professor orientador poderá ser responsável por até 10 (dez) estagiários por local de estágio. O acompanhamento das atividades é registrado via documento padrão devidamente assinado pelo professor orientador e pelo estagiário.
A orientação de estágio é exercida por um ou mais professores ligados ao curso de Farmácia, de acordo com a necessidade.
 
c) Do supervisor local
A supervisão local dos estágios curriculares será exercida por um profissional de ensino superior designado para tal, devidamente qualificado e vinculado à instituição do campo de estágio, salvo as especificidades dos locais. São atribuições do supervisor local:
- informar sobre o número de vagas existentes e os requisitos exigidos pelo local;
- realizar o processo seletivo dos candidatos, quando necessário;
- apresentar um plano das atividades a serem realizadas pelo estagiário;
- orientar e acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio, tendo em vista as competências e habilidades pertinentes à atuação do profissional;
- oferecer espaços de aprendizagem e formação teórica, como seminários, possibilitando ao estagiário a reflexão sobre a sua prática;
- auxiliar o estagiário no engajamento com a equipe local, estimulando as trocas e a construção de novas propostas de trabalho;
- realizar supervisão sistemática;
- registrar frequência nos encontros de supervisão local com o estagiário e, quando necessário, comunicar ao coordenador de estágios as combinações efetuadas;
- assinar as fichas de controle de frequência e os relatórios do estagiário;
- preencher documento de avaliação do desempenho do estagiário;
- compartilhar com o supervisor acadêmico o desempenho do estagiário;
- participar das reuniões, quando necessário.
 
d) Do estagiário
Somente é permitido realizar o estágio em local devidamente autorizado pela coordenação de estágio ao acadêmico regularmente matriculado nos componentes curriculares de estágios supervisionados e que cumpriu os pré-requisitos exigidos. São atribuições do estagiário:
- participar da reunião inicial de estágios convocada pelo coordenador de estágios e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- entregar à coordenação de estágios os dados necessários para o preenchimento do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório;
- elaborar o Plano de Estágio e submetê-lo à aprovação do professor orientador;
- cumprir integralmente o total de horas previstas para cada um dos estágios supervisionados com frequência de 100%, conforme regulamentação interna da Univates. O cronograma, horário e atividades serão realizados de acordo com orientação do coordenador de estágios, professor orientador e supervisor local;
- ser assíduo e pontual no local de estágio e nos encontros com o supervisor local e o professor orientador, inclusive na entrega dos trabalhos escritos;
- apresentar sugestões ou solicitações que venham a contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades de estágio;
- portar-se de acordo com o código de ética profissional, dentro ou fora dos locais de estágio, em toda e qualquer situação, principalmente em relação ao sigilo profissional;
- zelar pela imagem da profissão, da instituição que representa (Univates) e da instituição em que está realizando o estágio;
- não usar ou estar sob efeito de substâncias químicas ilícitas, bem como fumo e álcool, durante os estágios;
- não veicular imagens e/ou vídeos sem prévia autorização por escrito do local de estágio e das pessoas envolvidas;
- manter o sigilo das informações obtidas em prontuários ou qualquer informação que identifique os usuários ou locais de estágio;
- respeitar e cumprir normas e regras do local de estágio;
- respeitar as normas referentes à apresentação pessoal, inclusive em relação ao uso de uniforme, quando solicitado;
- os estagiários devem apresentar informações sobre o estágio quando solicitado pelo professor orientador e entregar os relatórios nas datas determinadas.
Cabe destacar que a liberação para participação em eventos fora ou na Univates deve ser autorizada com antecedência pelo supervisor local e pelo professor orientador. A falta de cumprimento dos requisitos poderá inviabilizar o aproveitamento da carga horária.
 
Das áreas para o desenvolvimento de estágio:
Os estágios podem ocorrer nas dependências da Universidade do Vale do TaquariUnivates- ou em estabelecimentos conveniados à Instituição, mediante autorização da coordenação de curso e da Univates. A realização do Estágio Interprofissional em Saúde Coletiva ocorre no âmbito da Farmácia-Escola e da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com carga horária de 80 (oitenta) horas, sob supervisão local de profissional de nível superior completo e supervisão acadêmica de professor farmacêutico. Durante o desenvolvimento do estágio, o estudante conhecerá as redes de atenção à saúde do município de Lajeado. Nesse estágio, os estudantes atendem usuários advindos do SUS, assim como, desenvolvem ações de apoio matricial, institucional e trabalho com diferentes grupos. O estagiário irá vivenciar o trabalho da equipe interdisciplinar na RAS, adquirindo conhecimento sobre o SUS e sobre conceitos como acolhimento, cuidado em saúde e clínica ampliada.
O Estágio em Dispensação de Produtos Farmacêuticos ocorre em drogarias, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas, sob supervisão local de profissional farmacêutico e supervisão acadêmica de professor farmacêutico. Esse estágio objetivafamiliarizar o estudante com a atuação na dispensação, assim como estabelecer relação com as ações voltadas à clínica, ou seja, aplicação prática de ações de atenção farmacêutica.
O Estágio Supervisionado na Área Magistral ocorre na Farmácia-Escola, com carga horária de 130 (cento e trinta) horas, sob supervisão local de profissional farmacêutico e supervisão acadêmica de professor farmacêutico. Esse estágio objetiva familiarizar o estudante com a atuação na área de manipulação, tanto de produtos alopáticos, fitoterápicos e homeopáticos. Nesse estágio os estudantes vivenciam a rotina de uma farmácia magistral, bem como aquisição das matérias-primas, controles de qualidade necessários e manipulação de diferentes formas farmacêuticas, atendendo todos os padrões exigidos pela vigilância sanitária, assim como as RDC\'s vigentes.
O componente curricular de Estágio na área de Análises Clínicas ocorre no âmbito de atuação das análises clínicas, genéticas e toxicológicas, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas. O componente curricular de Estágio na área de Alimentos ocorre no âmbito da indústria de alimentos, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas.
A definição do campo para realização do componente curricular de Estágio Vocacional parte do interesse vocacional do estudante estagiário, desde que abranja cenários de prática relacionados a fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica, com carga horária de 240 (duzentos e quarenta) horas. Diante do exposto anteriormente, o estagiário escolhe, pelo seu interesse profissional, o campo de estágio. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o coordenador de estágios em tempo suficientemente anterior ao período de início do estágio para que ele facilite o convênio (exigido pela Univates e que deve estar firmado previamente à realização do estágio), a apresentação da proposta do estágio e a pactuação de compromissos de todos os atores envolvidos no processo de estágio (estagiário, professor orientador de estágio e supervisor local).
Não é permitida a realização de estágios em estabelecimento próprio, ou que haja algum tipo de vínculo familiar, tanto com o local de estágio quanto com o supervisor local, assim como em local onde haja algum tipo de vínculo de trabalho.
Os demais locais de realização de estágios serão selecionados pela coordenação do curso em parceria com o(s) professor(es) coordenador(es) de estágio. A cada novo semestre novos locais poderão ser incluídos ou excluídos do leque de opções de estágio, conforme as avaliações dos locais de estágio.
A Instituição oferece vaga de realização de estágio para todos os estudantes do curso de Farmácia, bacharelado, regularmente matriculados nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, seja o local de estágio dentro ou fora da instituição. 
Da avaliação
O processo de avaliação dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado inclui as avaliações formativa, cognitiva e psicomotora. Elas poderão ser realizadas sistematicamente a partir de diferentes instrumentos, como: autoavaliação, diário de campo, portfólios, resumo simples, resumo expandido, elaboração de artigo científico, entre outros. A avaliação dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado é vista como um processo formativo, caracterizado pela aprendizagem no desenvolvimento e cumprimento dos procedimentos e ações. Visa a diagnosticar, acompanhar e proceder intervenções necessárias, em acordo com as circunstâncias, para orientar as práticas realizadas. Permite ainda demonstrar os resultados de aprendizagem alcançados pelos estagiários. Pode ser feito o uso dos seguintes instrumentos e critérios de avaliação:
- instrumento de avaliação do supervisor local;
- instrumento de avaliação da produção escrita a ser preenchido pelo professor orientador do estágio;
- plano de avaliação de estágio, quando aplicável, preenchido pelo estagiário, pelo supervisor local e pelo professor orientador de estágios;
- autoavaliação, preenchida pelo estagiário.
Critérios de avaliação: assiduidade, pontualidade e cumprimento da carga horária; iniciativa e autonomia; postura ética; reflexão e mudança; identificação, contextualização e problematização; atuação em equipe; desenvolvimento do plano de estágios; e autoavaliação.
Os supervisores locais e os professores orientadores emitem parecer do desempenho do estagiário, conforme critérios definidos no presente Projeto Pedagógico. O resultado final de cada estágio é expresso em uma nota final atribuída pelos supervisores de estágio. Esse grau final embasa-se nos critérios de desempenho supracitados, somado ao resultado do desempenho do estagiário em avaliações teóricas. Em cada um dos componentes curriculares de estágio, o supervisor responsável deve realizar dois encontros com o estudante, a fim de verificar o desempenho do educando, devendo, nessas ocasiões, formalizar para o estudante os aspectos positivos que vem demonstrando e os aspectos a melhorar.
O grau final resulta das avaliações realizadas pelo supervisor local, pelo professor orientador e demais atividades teóricas, de acordo com cada estágio. É considerado aprovado o aluno que obtiver média final compatível com o proposto no Regimento Geral da Univates.

Da produção escrita de estágio
A produção escrita de estágio tem como objetivo aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências. Essa atividade propicia ao estudante a oportunidade de articular conhecimentos desenvolvidos ao longo da integralização curricular, assim como nas atividades extraclasse que o aluno priorizar durante a graduação. Além disso, visa a despertar no futuro profissional o interesse pela identificação e resolução de questões inerentes às áreas de formação, de modo a contribuir com sua profissão e com a população que usufrui dos serviços farmacêuticos.
A produção escrita de estágio é parte integrante da avaliação dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado e pode abranger a construção de um diário de campo, relatório de estágio, portfólio, estudo de caso, resumo simples, resumo expandido ou artigo científico. Como tal, ela é avaliada levando-se em consideração os seguintes quesitos: coesão textual, grau de utilização da bibliografia citada, ordenação dos conteúdos, conhecimento demonstrado durante a apresentação oral, linguagem e ortografia, postura e habilidade na apresentação oral.
A critério da supervisão e da coordenação de estágio, o estudante pode dispor de um espaço de tempo definido no programa de cada um dos componentes curriculares de estágio para explanar o trabalho realizado para o coordenador de estágio ou banca examinadora por meio da apresentação de banner em eventos científicos do curso de Farmácia (Mostra de Trabalhos do Curso de Farmácia e Farmavates).

Documentos de controle e execução do estágio
- Ficha de presença;
- Instrumento de avaliação do supervisor local;
- Instrumento de avaliação dos professor orientador de estágio;
- Instrumento de avaliação da produção escrita de estágio;
- Instrumento de avaliação da apresentação oral, quando aplicável;
- Instrumento de autoavaliação do estagiário;
- Plano de estágio;
- Instrumento de Avaliação do plano de estágio, quando aplicável, preenchido pelo estagiário, pelo supervisor local e pelo professor orientador de estágios;
- Ficha de orientação;
- Instrumento de avaliação acadêmica do estágio;
- Instrumento de avaliação do local de estágio.

Disposições finais e transitórias
O professor orientador de estágio recebe remuneração para atender os alunos orientados segundo a carga horária estabelecida em seu plano de trabalho.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, na Resolução 051-02*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
 
Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", tendo como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos alunos que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório, que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso, é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, em um componente indispensável à integralização curricular. No curso de Farmácia, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como atividade complementar, conforme previsto no regulamento das atividades complementares do Projeto Pedagógico do Curso aprovado pelo Consun.

Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o futuro desempenho profissional e proporcionar vivências que contribuam para um adequado relacionamento interpessoal e uma participação ativa na sociedade.

Específicos
Possibilitar ao estudante que frequenta o curso de Farmácia, bacharelado, da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do aluno;
- ampliar o conhecimento sobre a organização e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuará, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- promover a integração entre ensino e serviço, possibilitando o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar;
- compreender o processo saúde-doença a partir do contato com a realidade e a situação de vida e saúde da população.
 
Das exigências e dos critérios de execução:
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de 06 (seis) horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no Termo de Compromisso firmado com a IES;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".

Das exigências e dos critérios específicos
Nas áreas privativas de atuação do farmacêutico, o aluno estagiário somente pode assumir atividades nas instituições em que houver um farmacêutico, com registro no CRF, indicado pela unidade contratante para acompanhamento do aluno estagiário. Nas demais áreas, o estagiário deve ser supervisionado por profissional de nível superior completo.
 
Das áreas/atividades de atuação
O estágio não obrigatório do curso de Farmácia, bacharelado, envolve atividades relacionadas à área da saúde a serem desenvolvidas em instituições de saúde e outras organizações (ONGs, instituições de longa permanência para idosos, farmácias, drogarias, laboratórios, clínicas, indústrias, entre outras) que se dedicam a atividades de farmácia e saúde nas várias áreas do âmbito profissional.
O estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para os estudantes do curso de Farmácia, bacharelado, desenvolverem competências e habilidades profissionais, sociais e culturais.
A formação do farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.
 
Das atribuições
Do professor supervisor de estágio
A supervisão do estágio não obrigatório será feita por um professor designado pelo NDE do curso e registrado em documento fornecido pelo setor responsável da IES. O acompanhamento é realizado via relatório de estágio e/ou visitas locais devidamente registradas.
 
Do supervisor da unidade concedente
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários da empresa contratante responsável pelo acompanhamento do aluno estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior no curso de Farmácia e registro no CRF, no caso de área privativa do farmacêutico.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do aluno estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do aluno.

Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
I - indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates;
II - elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
III - responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
IV - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
V - portar-se de forma ética e responsável.

Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e o coordenador de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, assim como as normas internas contidas no regulamento de estágio não obrigatório e na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020.
As unidades concedentes, assim como a Central de Estágios e o coordenador de curso, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento de estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Na Univates, as atividades complementares seguem a Resolução 054/Consun/Univates, de 05/07/2022, e são validadas conforme o que estabelece o Projeto Pedagógico deste curso. De modo geral, constituem componentes curriculares enriquecedores, tendo como propósito a valorização da articulação entre teoria e prática e a interação do estudante com a realidade social, econômica e cultural.


As atividades complementares a serem desenvolvidas e validadas pelo curso poderão ocorrer nos âmbitos da extensão, do ensino, da pesquisa e das atividades profissionais. O quadro a seguir, utilizado como padrão para os cursos de graduação, apresenta o tipo de atividade, as exigências e a carga horária considerada para cada uma das atividades a serem validadas.


Quadro 1 - Atividades complementares

Padrão para os cursos de graduação (no mínimo 10 atividades)
Tipo de Atividade Exigência(s) Carga horária possível de validação
1 - Atuação em trabalhos sociais ou voluntários

- Realização em entidade pública, Organização Não-Governamental ou instituição privada de fins não lucrativos;

- Se externo à Univates, atestado de participação emitido pela instituição promotora da atividade em documento oficial com identificação e assinatura do representante legal, com período de realização e carga horária;

- Se realizado na Univates, providenciar antes do início das atividades o Termo de Adesão de Serviço Voluntário no setor responsável.

Carga horária total da atividade
2 - Participação em atividades de extensão como ouvinte ou ministrante Comprovação.
3 - Atuação em trabalhos do processo eleitoral
4 - Monitoria de ensino Deve ter sido realizada na Univates.
5 - Intercâmbio interinstitucional de estudos Deve ter sido realizado em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates e estar de acordo com as normas institucionais, com aprovação em no mínimo um componente curricular. Carga horária total (conta 10 (dez) atividades)
6 - Participação em Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - RP Comprovação. Carga horária total (conta até 10 (dez) atividades)
7 - Disciplina oferecida por outros cursos de graduação ou pós-graduação

- Se cursada na Univates, solicitar o aproveitamento por protocolo;

- Se cursada em outra Instituição, anexar no protocolo atestado de conclusão com aprovação.

Até 2 (dois) componentes curriculares, ou até 160 (cento e sessenta) horas
8 - Viagens de estudo Organizada pela Univates ou Diretório Acadêmico do curso. Pontuação de até 8 (oito) horas por dia útil da viagem de estudos.
9 - Representação estudantil em cargos eletivos do Diretório Acadêmico do curso ou Diretório Central de Estudantes Somente será validada representação na Univates, devendo ser anexado ao protocolo atestado de participação. Pontuação de até 20 (vinte) horas
10 - Representação estudantil em reuniões do conselho do curso Pontuação de 1 (uma) hora por reunião
11 - Prêmios na área do curso Local/regional

Finalista: 10 (dez) horas

Vencedor: 25 (vinte e cinco) horas

Nacional

Finalista: 15 (quinze) horas

Vencedor: 70 (setenta) horas

Internacional

Finalista: 20 (vinte) horas

Vencedor: 100 (cem) horas

12 - Participação como bolsista em projetos de iniciação científica ou projeto de extensão Apresentar atestado de participação com período de atuação e carga horária. Pontuação de até 10 (dez) horas por mês
13 - Apresentação de trabalhos em eventos Apresentar atestado de apresentação. 10 (dez) horas por trabalho apresentado
14 - Publicação de resumos em anais Comprovação da publicação ou aceite. 15 (quinze) horas por publicação
15 - Publicação de artigos

- Anais de eventos regionais

- Revista (B5 ou C)

25 (vinte e cinco) horas

- Anais de eventos nacionais

- Revista (B2, B3 ou B4)

70 (setenta) horas

- Anais de eventos internacionais

- Revista (A1, A2 ou B1)

100 (cem) horas
16 - Autor ou coautor de capítulo de livro Comprovação com data de publicação. 20 (vinte) horas por capítulo
17 - Mérito em trabalho acadêmico 10 (dez) horas por mérito
18 - Realização de atividades profissionais, estágio não obrigatório ou estágio observacional

- Apresentar carteira de trabalho ou contrato de estágio que comprove o vínculo empregatício;

- Apresentar declaração das atividades realizadas, emitido pelo concedente.

10 (dez) horas por mês trabalhado
19 - Outros Comprovação. De acordo com a aprovação da coordenação de curso

Para a integralização das atividades complementares, deverá ser observada a carga horária mínima estipulada na matriz curricular do curso, devendo contemplar pelo menos 10 (dez) atividades constantes no quadro. Além disso, o estudante deverá integralizar 100% (cem por cento) do total da carga horária das atividades complementares exigidas pelo curso antes de efetuar a última matrícula.


Para aproveitamento de atividades referentes à mobilidade acadêmica, elas poderão ser validadas de maneira integral, desde que a mobilidade tenha sido realizada em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates, tendo durado, no mínimo, um semestre letivo, devendo o estudante ter sido aprovado em todos os componentes curriculares cursados na mobilidade e apresentado os documentos comprobatórios, de acordo com as exigências legais e as da Univates. Quando do aproveitamento parcial, será considerada a carga horária dos componentes curriculares cursados na mobilidade em que houve aprovação. O aproveitamento do intercâmbio como atividade complementar não impede o aproveitamento acadêmico dos componentes curriculares, observada a normatização específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
Considerando a Resolução 055/Reitoria/Univates, de 5 de agosto de 2015, seguem informações a respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs):
1. na elaboração do Projeto de TCC I, deve ser utilizado o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos. No TCC II deverão ser consideradas as normas da revista científica para a qual o artigo será submetido;
2. as versões finais dos TCCs devem ser postadas no Ambiente Virtual, em formato pdf, não sendo necessária sua impressão;
3. a Univates prima pela observância dos direitos autorais e repudia todas as formas e tipos de plágio acadêmico;
4. em qualquer momento do processo de elaboração, apresentação, defesa do TCC e inclusive após a obtenção do diploma, confirmada a existência de plágio, fraude ou comercialização do TCC, ao estudante podem ser empregadas as normas do regime de componentes curriculares da Univates, sem prejuízo da responsabilização civil e penal.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é caracterizado como o trabalho realizado ao final do curso e constitui-se como requisito para colação de grau. Destacam-se como objetivos para realização do TCC:
I - promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
II - propiciar aos estudantes do curso a oportunidade de desenvolver habilidades referentes à produção de conhecimento científico;
III - consolidar os conteúdos do curso, desenvolvendo a capacidade investigativa e o aprofundamento de tema de interesse do estudante;
IV - aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.

Mais informações
É recomendável a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos estudantes, sendo esse realizado sob orientação de docente da IES, em conformidade com sua área de atuação específica, atendendo à regulamentação por ela definida.
No curso de Farmácia, bacharelado, o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) é coordenado por um professor orientador vinculado à instituição e aprovado pelo NDE. O estudante deve elaborar o projeto de pesquisa e qualificá-lo ao final do semestre, conforme cronograma estipulado. Já o componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) refere-se à aplicação do estudo proposto no TCC I e apresentado conforme cronograma estabelecido. Cabe ao coordenador de estágios e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a viabilização da apresentação dos trabalhos, em local, data e horário, conforme período previamente indicado pela Área Ciências da Vida. Reitera-se o compromisso institucional de primar pela observância dos direitos autorais. A Instituição e o curso repudiam todas as formas e tipos de plágio acadêmico. A coordenação do TCC é realizada pelo mesmo professor que coordena os estágios. São atribuições do coordenador de estágios e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em relação ao TCC:
1) O planejamento das atividades:
- definir os orientadores de TCC;
- acompanhar as orientações, garantindo que todos os estudantes recebam orientação para elaboração do trabalho;
- organizar as bancas, solicitar documentos pertinentes para a banca e publicidade do evento.
2) Organizar as atividades inerentes aos TCC, a saber:
- elaborar agenda de apresentações dos TCC I e II;
- convocar reuniões com os estudantes matriculados no componente curricular de TCC I para explicar sobre a elaboração dos TCC I e II, bem como a forma de avaliação e prazo para entrega do TCC para a banca examinadora e postagem da versão final no ambiente virtual dos TCCs;
- realizar, em reunião de colegiado do curso de Farmácia, a avaliação do andamento dos trabalhos com os orientadores de TCC.
Atribuições do orientador do TCC:
- sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho, para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação do TCC;
- acompanhar a elaboração da proposta do projeto, a escrita dos trabalhos realizados pelos orientandos, bem como as etapas de seu desenvolvimento;
- Orientar o estudante, quando necessário, na reelaboração de projeto de pesquisa e sugerir, se for o caso, indicações bibliográficas e as fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares, ou na produção de dados oriundos de trabalho de campo;
- atender, individualmente, cada aluno para orientação e avaliação do trabalho com a finalidade de preservar a articulação teórico-prática para a produção de um novo conhecimento;
- realizar orientações sistemáticas de pelo menos 30 (trinta) minutos de seus alunos orientandos, em horário previamente fixado;
- comunicar ao coordenador de estágios e de Trabalho de Conclusão de Curso sobre o andamento da elaboração do trabalho; 
- instruir previamente o estudante para a sua apresentação oral;
- participar das defesas de seus orientandos, cujas bancas presidirá;
- assinar, com os demais membros das bancas examinadoras, fichas de avaliação de TCC e as atas finais das sessões de defesa;
- ser responsável pela adequação às normas do Comitê de Ética e Pesquisa (Coep) em seres humanos, quando o tipo de pesquisa assim o exigir.
Atribuições do orientando:
- procurar o professor orientador para discutir seu projeto (TCC I) ou Trabalho de Conclusão (TCC II);
- comparecer às orientações, conforme calendário estipulado com o orientador;
- participar da reunião sobre os TCCs convocada pelo coordenador de estágios e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- cumprir os prazos estabelecidos pela Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- entregar nos prazos combinados com o orientador as escritas solicitadas;
- cumprir com as questões éticas de pesquisa com seres humanos e animais;
- apresentar ao professor orientador o projeto ou artigo de TCC, de acordo com as normas e os prazos previamente estabelecidos;
- ter obtido aprovação nos componentes curriculares que constituem pré-requisito ao TCC, de acordo com o currículo do curso;
- enviar o projeto (TCC I) para os membros da banca nas normas científicas reconhecidas institucionalmente e no prazo preestabelecido pela Área Ciências da Vida e previamente divulgado pelo coordenador de estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
- enviar o artigo ou monografia (TCC II) para os membros da banca nas normas científicas da revista escolhida, juntamente com o prazo preestabelecido pela Área Ciências da Vida e previamente divulgado pelo coordenador de estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
- comparecer no dia, hora e local agendados pelo coordenador de estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para apresentação oral do trabalho;
- realizar, conforme prazo estabelecido, as correções apontadas pela comissão avaliadora para apreciação do orientador;
- após a realização das correções, postar no ambiente virtual do componente curricular de TCC, até a data preestabelecida pela Área Ciências da Vida, o projeto ou o artigo alterado conforme as sugestões da banca, em arquivo PDF, devidamente identificado;
- assinar o formulário "Termo de Licença da Biblioteca Digital da Univates", quando for de seu interesse, preenchido de acordo com sua disposição para autorizar a publicação do seu TCC II.
Atribuição da banca de avaliação do TCC:
- avaliar o trabalho do estudante conforme critérios estabelecidos em formulário entregue no dia da banca.
Da padronização dos processos referentes às apresentações do projeto (TCC I) e de apresentação do trabalho (TCC II), considerando a Resolução 055/Reitoria/Univates, de 05 de agosto de 2015, seguem informações a respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso:
- na elaboração do projeto de TCC, deve ser utilizado o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos. No TCC II deverão ser consideradas as normas da revista para a qual o artigo será submetido e/ou Manual da Univates, em caso de o Trabalho ser uma Monografia. A versão final dos TCCs deve ser postada no Ambiente Virtual, em formato PDF, não sendo necessária sua impressão.
Seguem abaixo as indicações para a elaboração e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Área Ciências da Vida:
Trabalho de Conclusão de Curso I:
PROJETO DE PESQUISA
- Banca: é composta por um professor convidado pelo orientador, com aval do Conselho do Curso;
- Composição da nota: a nota do orientador tem peso sete e a nota do avaliador tem peso três.
Trabalho de Conclusão de Curso II: 
ARTIGO OU MONOGRAFIA:
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO:
- Banca: a banca é composta, preferencialmente, pelo avaliador do projeto e por mais um convidado (professor e/ou pessoa expertise no assunto, ou no tema do trabalho), com aval do Conselho do Curso e do orientador do trabalho. Total de membros da banca: três pessoas (o avaliador do projeto, um convidado e o orientador);
- Composição da nota: a nota do orientador tem peso dois e as notas da banca têm peso oito;
- Todas as indicações de banca devem passar pelo Conselho do curso;
- A análise e a avaliação do artigo referentes às adequações às normas da revista escolhida para publicação ficam a cargo do orientador do trabalho;
- Todos os trabalhos devem ser postados nos AVA de seus respectivos cursos, os quais já foram devidamente criados;
- Todas as alterações no AVA devem ser solicitadas.
Da avaliação do TCC I:
No dia da apresentação, o estudante terá de 10 (dez) a 20 (vinte) minutos para apresentar seu trabalho. Além disso, a banca terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para questionamentos e, após a arguição, o orientador fará as considerações finais. Para aprovação, o estudante deve atingir nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Os formulários para a avaliação serão entregues no dia da banca diretamente para os avaliadores.
Entende-se por formulários de bancas de qualificação a Ficha de Avaliação do Orientador, a Ficha de Avaliação do Examinador e a Ata de Registro da Avaliação.
Da avaliação do TCC II:
No dia da apresentação, o estudante terá de 15 (quinze) a 20 (vinte) minutos para apresentar seu trabalho. A banca terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para questionar o trabalho e, após a arguição, o orientador fará as considerações finais. Para aprovação, o estudante deve atingir nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Os formulários para a avaliação serão entregues no dia da banca diretamente para os avaliadores. Entende-se por formulários de bancas de qualificação a Ficha de Avaliação do Orientador, a Ficha de Avaliação do Examinador e a Ata de Registro da Avaliação.

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Marinês Pérsigo Morais Rigo
farmacia@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5582

Localização

Sala 229 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608