Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Parceria entre museus permite compartilhar conhecimento

Postado em 20/04/2017 17h04min e atualizado em 02/01/2018 16h09min

Por Nicole Morás

Faz parte da missão do Museu de Ciências (MCN) da Univates  pesquisar, proteger e difundir o conhecimento produzido sobre o patrimônio natural, histórico e cultural. No MCN boa parte da difusão do que é estudado se dá por meio de exposições que, além de informarem o público que visita o espaço, ganham novos ambientes. Um exemplo é a mostra “Ciência das abelhas: a vida da colmeia", que foi lançada pelo MCN em agosto de 2016 e agora pode ser conferida no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em contrapartida, o MCN recebe, no segundo semestre, a exposição "Água e biodiversidade" elaborada pelo Muzar.

De acordo com a coordenadora do MCN, Miriam Helena Kronhardt, o intercâmbio de exposições entre museus é uma prática muito importante, pois significa compartilhar conhecimentos e materiais desenvolvidos com mais pessoas. “Essa troca enriquece o nosso trabalho”, afirma ela, acrescentando que o MCN da Univates já fez intercâmbio de exposições com diversas instituições, como a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Passo Fundo.

Miriam lembra que mostras do MCN já puderam ser conferidas no  Mucin, que é o Museu do Ceclimar, e agora no Muzar. “Da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, por meio do Museu de Ciências Naturais, já  recebemos quatro exposições. A FZB é uma grande parceira, é uma instituição muito importante para as pesquisas da biodiversidade do RS e também na divulgação dessas informações”, avalia a coordenadora.

Saiba mais
O Museu de Ciências Naturais da Univates (MCN) localiza-se no subsolo do Prédio 8. Com área aproximada de 1.000 m², além de abrigar laboratórios de pesquisa nas áreas de acarologia, arqueologia, botânica, ecologia e evolução, genética e biologia molecular, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia de vertebrados, possui sala de exposições aberta ao público. Grupos maiores podem realizar visitas guiadas, mediante agendamento com antecedência. O MCN funciona das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 21h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Texto: Nicole Morás

Exposição do Museu de Ciências da Univates pode ser conferida no Muzar, da UPF

Divulgação

Exposição do Museu de Ciências da Univates pode ser conferida no Muzar, da UPF

Divulgação

Notícias Relacionadas