Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Transformando a realidade por meio da educação

Postado em 17/11/2017 14h04min e atualizado em 17/11/2017 14h16min

Por Artur Dullius

Em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo do Sicredi Vale do Taquari, marcou-se o fechamento das atividades do programa A União Faz a Vida de 2017, desenvolvido por meio de parceria entre a Univates e a cooperativa. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 16, e contou com a participação de escolas dos municípios de Marques de Souza, Travesseiro e Lajeado envolvidas no projeto.

A programação da noite teve início com a apresentação do grupo vocal Novo Brilho, da Escola Monsenhor Seger, de Travesseiro.

Na sequência, o diretor executivo da cooperativa, Luiz Mário Berbigier, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento regional. Segundo ele, já são 20 escolas, 420 professores e mais de 3.300 jovens envolvidos com o projeto. 

Grasiela Bublitz, coordenadora do Núcleo de Assessorias Pedagógicas Externas da Univates (APE), garantiu que a cerimônia é um momento para dar visibilidade ao trabalho que é desenvolvido pelas escolas. “É uma noite de agradecimento, partilha e conhecimento”, afirmou ela.

Por fim, o presidente do Sicredi Vale do Taquari, Adilson Metz, se pronunciou. Em sua fala, Metz fez analogia ao trabalho realizado por uma abelha para demonstrar os impactos das atividades desenvolvidas no programa.

Artur Dullius

Os professores vão levando conhecimento de um lugar para o outro e tirando as ideias ruins dos jovens. Assim se formam os ‘remédios’ que tanto precisamos para combater os problemas da sociedade
Adilson Metz, presidente do Sicredi Vale do Taquari

Após os discursos, cada escola teve 10 minutos para apresentar as atividades desenvolvidas no projeto durante o ano de 2017.

Saiba mais

Com o intuito de promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, o programa, desenvolvido em parceria entre a Univates e o Sicredi, busca contribuir com a educação integral de crianças e adolescentes. Realizadas por meio da APE, as atividades adotam uma metodologia de projetos, na qual os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e se tornam protagonistas do processo de aprendizagem.