Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Startup Weekend segue até domingo

Postado em 01/12/2017 21h24min e atualizado em 05/12/2017 13h24min

Por Nicole Morás

Startup Weekend segue até domingo

Nicole Morás

Teve início nesta sexta-feira, 1º, o Startup Weekend, que chega à quarta edição em Lajeado com o apoio da Univates, por meio do Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), e atividades realizadas no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Até o próximo domingo, dia 3, os participantes realizam atividades voltadas ao desenvolvimento de novas ideias e à criação de startups.

Já na abertura, foram formados os grupos que serão auxiliados pelos mentores. As ações são desenvolvidas por uma rede global de líderes e empreendedores voluntários, de alto impacto, em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades.

David Medeiros Ortenzi, mentor do SW

Nicole Morás

Um dos mentores desta edição é David Medeiros Ortenzi, bacharel em Direito e sócio de um escritório de advocacia voltado cada vez mais à assessoria jurídica de startups e empresas com novos modelos de negócios. “Me interesso pela área de sistemas de informação, por isso eu e minha sócia decidimos que haveria uma área voltada à tecnologia quando abrimos o escritório. Tenho atuado como mentor em diversos eventos e também em iniciativas promovidas por universidades e instituições privadas. Procuro trazer meu conhecimento de forma que os participantes reflitam sobre o assunto desde a concepção da empresa, e não apenas quando surge um problema”, explicou ele. Para Ortenzi, eventos como o Startup Weekend são importantes pela forma dinâmica como são organizados.

Procuramos orientar quanto à identificação, análise e gestão de ideias. Eventos assim forçam os participantes a saírem da zona de conforto em um ambiente propício para isso e estimulam a multidisciplinaridade e a soma de habilidades
David Medeiros Ortenzi

Oportunidade para conhecer pessoas e ideias

Jeferson Dieter e Felipe Mattona

Nicole Morás

Além de estimular o desenvolvimento de ideias que possam se transformar em novos negócios, o Startup Weekend também possibilita a troca de contatos e novas amizades. Foi justamente com muita vontade de conhecer pessoas, mesmo sem ter ideias pré-definidas, que Jeferson Dieter e Felipe Mattona resolveram participar e se conheceram no evento. Dieter destacou o incentivo ao empreendedorismo como motivação para estar presente à atividade pela segunda vez. “Vim sem ideias, mas estou disposto a contribuir”, disse ele.

Já Mattona é estreante no evento. Formado em Estatística, ele se interessa por ideias que possam ser soluções para a área da saúde. “Também é uma oportunidade de entender como é o ambiente das startups e as suas etapas de desenvolvimento”, afirmou ele.

Saiba Mais

Com 54h de duração, o evento tem como objetivo proporcionar imersão e experiências em que empreendedores e aspirantes a empreendedores poderão descobrir se suas ideias de startups são viáveis. O evento segue até domingo, quando haverá apresentação dos negócios para uma banca de jurados.

As três primeiras equipes classificadas receberão como prêmio gratuidade para incubar suas ideias no coworking da Inovates:

1 ano para o 1º colocado;
8 meses para o 2º colocado;
4 meses para o 3º colocado.