Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dezembro Laranja: Centro Clínico realizou mais de 100 atendimentos

Postado em 11/12/2017 17h38min e atualizado em 12/12/2017 10h23min

Por Nicole Morás

O Centro Clínico Univates realizou, no último sábado, 9, uma campanha de prevenção ao Câncer de Pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, sendo o Rio Grande do Sul o estado do País com o maior número de casos. A ação ofereceu exames de sinais, manchas e pintas aos 100 primeiros pacientes que compareceram ao local, além de terem sido realizados alguns procedimentos cirúrgicos necessários.

Quem aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde foi o aposentado Edo Lamer, que aprovou o atendimento. Confira a matéria completa da TV Univates

Saiba Mais

A organizadora da atividade, professora do curso de Medicina e dermatologista Dóris Milman Shansis, ressalta que a forte influência do câncer de pele no País está relacionada a fatores geográficos, ambientais (país tropical e litorâneo) e populacionais. “Há uma grande exposição da população ao sol e as características raciais também influenciam nessa estatística, sobretudo no nosso Estado”, conta.

Além disso, alguns fatores aumentam o risco da doença. “O câncer de pele ocorre principalmente em pessoas de pele e olhos claros, com sardas e história de queimaduras solares na infância. Pode acontecer também naquelas que se expõem muito ao sol por trabalho ou lazer”, afirma Dóris, lembrando que quem possui histórico pessoal ou familiar de câncer deve tomar cuidado. A doutora, porém, ressalta que, se detectado precocemente, a maioria dos casos tem cura.