Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes criam material para auxílio a intercambistas

Postado em 26/12/2017 14h39min e atualizado em 26/12/2017 14h43min

Por Artur Dullius

Durante os meses de novembro e dezembro, cerca de 140 estudantes da Univates  estiveram empenhados em um único projeto: o desenvolvimento de um guia para intercambistas que chegam à Universidade. A proposta envolveu cinco turmas da disciplina de Língua Inglesa I e busca complementar o material que atualmente é disponibilizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Instituição.

Conforme explica uma das professoras orientadoras, Makeli Aldrovandi, o material fornecido pela DRI apresenta aspectos com caráter mais institucional, fundamentais para a chegada dos intercambistas na Univates. “A nossa ideia é mostrar lugares em que eles possam fazer um happy hour com os colegas, um passeio, possam aprender gírias comuns que provavelmente encontrarão, entre outros aspectos que também fazem parte da experiência de um intercâmbio. Há ‘segredinhos’ sobre a Univates, Lajeado e até mesmo a região que somente os alunos que os vivenciam conhecem”, afirma Makeli.

Para a estruturação do guia, uma pesquisa foi realizada com estudantes que já fizeram intercâmbio na Univates, na busca de destacar suas necessidades durante a estadia na Universidade. Segundo a professora Lívia Mottin, os alunos foram encorajados a utilizar diferentes fontes de pesquisa. “Foi um processo de troca de experiências, colaboração e aprendizagem de aspectos e habilidades linguísticas, culminando em um produto final significativo e coerente com as formas de agir no mundo real através da língua adicional”, destaca.

Os acadêmicos ficaram responsáveis por todo o desenvolvimento do material, desde a coleta dos dados, escrita dos tópicos e criação da capa. A ideia é que um novo trabalho, baseado na pedagogia de projetos, seja desenvolvido durante as disciplinas intensivas de férias.