Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Exercícios em grupo ajudam a manter-se fiel à rotina de atividades

Postado em 12/01/2018 10h54min e atualizado em 12/01/2018 10h57min

Por Redação

A realização de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde e, para alcançá-los, exigem-se dedicação e comprometimento com a rotina de treinamentos. Quando se está em grupo, fazer exercícios fica mais fácil. Se um pode estar um pouco mais “pra baixo”, o outro vai lá e dá o estímulo necessário. Com isso, há mais chances de se manter fiel à rotina de atividade física.

“O convívio com mais pessoas tem um papel social muito importante e tende a estimular a prática”, considera o professor Leonardo De Ross Rosa, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física da Univates. “Quando se trata de grupo, existe a responsabilidade consigo mesmo, mas também com os demais. Há uma meta de superação que não fica restrita ao indivíduo”, afirma.

A competição entre os integrantes do grupo, o estabelecimento de relações sociais, a necessidade de comprometimento e responsabilidade para com o grupo e não apenas consigo mesmo são grandes vantagens
Leonardo De Ross Rosa, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física

Artur Dullius

O Brasil, explica Leonardo, tem tradição na prática de esporte em grupos, já que as principais modalidades esportivas do país são coletivas, como o futebol e o vôlei. Porém o que pode ser um empecilho é encontrar um espaço nas agendas de cada um. “A busca por práticas em grupos mantém seu crescimento, mas encontra problemas principalmente ligados à questão do tempo para a prática, que depende de rotinas familiares e de trabalho semelhantes entre os integrantes de um grupo”, percebe Leonardo.

Mesmo em grupo, as condições fisiológicas de cada um devem ser respeitadas no treinamento. “Em muitos casos, a saída é a organização de subgrupos dentro de um grande grupo”, indica o professor. Ele orienta que o profissional de Educação Física que acompanha as atividades deve observar as diferenças: “O profissional deve buscar agregar as pessoas/atletas, sem descuidar das diferenças de cada um quando se trata de composição corporal, perfil nutricional, necessidades físicas e também da vontade, ou seja, o que aquele indivíduo quer e gosta para que se mantenha motivado”.

Saiba mais

Na Univates, alunos, professores, funcionários e comunidade regional podem praticar uma série de esportes com amigos, parceiros ou familiares. As possibilidades vão desde treinamento funcional até natação, passando pela ginástica, corrida monitorada na pista atlética e atividades para a terceira idade. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/esporte-e-saude.