Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cerca de 80% dos estudantes de TI da Univates atuam em sua área de formação

Postado em 17/01/2018 11h43min e atualizado em 17/01/2018 11h47min

Por Leonardo Seibel

A área de Tecnologia da Informação (TI), há algum tempo, está em crescente expansão. No Brasil, cerca de 1,3 milhão de profissionais atuam na área e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil vagas de emprego esperam por um profissional qualificado.

O fato de a área de Tecnologia da Informação não ter regulamentação é um grande aliado para jovens profissionais, que podem atuar em sua área mesmo antes da formação. É o que acontece com cerca de 80% dos estudantes de TI da Univates. As oportunidades de emprego são um reflexo de um mercado aquecido e em constante crescimento. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, cerca de 750 mil vagas de emprego sejam requeridas no mercado brasileiro para profissionais de tecnologia.

Eduardo Lieberknecht é diplomado do curso de Engenharia de Controle e Automação pela Univates

Tuane Eggers

Como a tecnologia da informação é semelhante no mundo todo, não existem fronteiras no mercado de trabalho. É o caso de Eduardo Augusto Lieberknecht, diplomado do curso de Engenharia de Controle e Automação pela Univates, que mora em Brisbane, na Austrália. Lieberknecht ressalta que, por não tratar de assuntos culturais nem legislativos, a tecnologia da informação consegue abranger países de todo o mundo sem ter que se adaptar à cultura local. “A grande diferença é que a área de TI é em grande parte ‘universal’, algo que se aprende no Brasil dificilmente não será válido em outra parte do mundo”, aponta.

Ele usa como exemplo outros profissionais que, para atuarem no exterior, devem se adaptar a diversos fatores. 

A psicologia, por exemplo, tem que ser aplicada na língua mãe, então dificulta mudar de país e exercer a profissão. Da mesma forma acontece com Direito. Cada país tem suas próprias leis
Eduardo Lieberknecht

Vestibular Complementar

O curso de Engenharia de Controle e Automação é uma das opções no Vestibular Complementar da Univates. A prova de redação será aplicada no dia 28 de janeiro, das 13h30min às 16h, no campus de Lajeado. O candidato também pode optar pela utilização da nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2012 a 2017. As inscrições podem ser realizadas, até o dia 23 de janeiro, pelo site www.univates.br/vestibular  ou no Atendimento Univates. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail linhadireta@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.