Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conheça uma nova cultura sem sair de casa

Postado em 07/02/2018 13h15min e atualizado em 07/02/2018 13h58min

Por Ana Amélia Ritt

Você tem interesse em ter contato com outra cultura e língua, mas não tem tempo ou condições de fazer um intercâmbio acadêmico? A Univates oferece o programa “Intercâmbio sem sair de casa”, que visa ao alojamento de alunos intercambistas que realizarem estudos na Instituição por um período de curta duração.

Em maio, estudantes da Concordia University of Edmonton, instituição canadense, realizarão um curso de uma semana na Univates. Interessados em hospedá-los podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro aqui. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates realizará entrevista com os candidatos. Para se candidatar, é preciso possuir algum vínculo com a Instituição. Para a escolha, serão considerados aspectos como o domínio da língua inglesa, a região de residência do voluntário e as condições oferecidas pelo voluntário.

Tuane Eggers

“Aprender sobre novas culturas, conhecer pessoas e praticar inglês”

Divulgação

Vanessa Prass Feldkircher foi uma das pessoas que aderiu ao programa na edição passada, em 2017. A diplomada conta que ela e o marido realizaram intercâmbio pela Univates. “Essa foi a experiência mais importante das nossas vidas até hoje”, revela, afirmando que a experiência que tiveram contribuiu para o acolhimento e a ambientação dos intercambistas nas culturas brasileira e gaúcha. “No primeiro dia fizemos um churrasco de boas-vindas. Lembro que o Anthony, estudante que acolhemos, não parava de beber água. Nossa comida de extremos, ou muito doce, ou muito salgada, não é o comum no Canadá. Além disso, os canadenses parecem mais formais e o tradicional abraço de chegada acabou virando só um aperto de mão”, relembra. 

Vanessa relata que ela e o marido ainda conversam com Anthony e sua família. “A mãe dele nos mandou cartões de agradecimento e presentes pelo correio. No Natal também enviaram uma foto de uma gingerbread house, que fizeram no frio canadense. Nós respondemos a eles com uma foto na praia”, declara. 

Divulgação

A diplomada em Biomedicina acrescenta que a experiência também foi enriquecedora pelo contato com os demais estudantes canadenses e anfitriões. “Recomendamos a experiência! É uma forma de aprender sobre novas culturas, conhecer pessoas e praticar inglês”, ressalta.

Mais informações pelo e-mail mobility@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7019.