Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates conclui primeira turma de Residência Multiprofissional em Saúde

Postado em 16/03/2018 17h07min e atualizado em 16/03/2018 17h45min

Por Nicole Morás

A primeira turma do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Residência Multiprofissional em Saúde, realizado pela Univates e pelo Hospital Bruno Born (HBB), em parceria com as secretarias municipais de saúde de Lajeado e de Estrela, foi concluída nesta sexta-feira, 16, no auditório do Prédio 9. Na cerimônia relativa à turma de Atendimento ao Paciente Oncológico foram formados 12 profissionais, sendo quatro da área de Enfermagem, quatro de Nutrição, dois de Psicologia e dois de Farmácia.

Com a residência, os profissionais desenvolveram competências no cuidado ao paciente, embasando-se nas necessidades de saúde individual e coletiva, na organização do trabalho em saúde, na gestão do cuidado e na educação em saúde.

Divulgação

De acordo com a diplomada Denise Polônio, a residência contribui para ampliar sua visão   em relação ao cuidado do usuário que chega para atendimento nos serviços de saúde. “O curso me ajudou a pensar o cuidado integral do sujeito, proporcionou-me conhecimento da rede de cuidados pela qual os usuários circulam, além da interlocução entre as diferentes instâncias do cuidado e o investimento em ações de prevenção de agravos e promoção da saúde. Foi também um espaço de novas possibilidades e de integração de diferentes saberes, pois constituímos equipes multidisciplinares e investimos em práticas interdisciplinares”, analisou ela.

Para Denise, a psicologia, juntamente com os demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar, propõe-se a escutar e acolher os sujeitos e familiares acometidos por doenças oncológicas.

“A área também contribui na discussão das práticas instituídas para o tratamento e objetiva auxiliar os sujeitos no processo de elaboração e enfrentamento do adoecimento, na reorganização familiar necessária para o tratamento, nas dificuldades vivenciadas e na problematização da continuidade do tratamento”, explicou ela.

“Tenho plena convicção de que os aprendizados da residência vão além da atuação nos serviços públicos de saúde, pois independentemente do lugar em que estiver, minha prática estará focada em acolher os sujeitos, cada um com sua história de vida, suas crenças, valores, cultura e com um contexto. Para proporcionar um cuidado integral, as trocas com a rede de cuidados desses usuários serão fundamentais para que minhas ações sejam efetivas”, concluiu Denise.

O Programa de Pós-Graduação lato sensu em Residência Multiprofissional em Saúde teve duração de dois anos e carga horária semanal de 60 horas, sendo 40 horas realizadas no HBB, 12 horas na Univates e 8 horas na rede básica de saúde de Lajeado e de Estrela, totalizando carga horária de 5.760 horas.

Além da turma concluída, a Univates realiza duas turmas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mais informações sobre cursos de pós-graduação podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7037 ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Divulgação