Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambistas suecos escolhem Univates como destino

Postado em 09/02/2012 17h46min

Por Tuane Eggers

Dois alunos intercambistas da Suécia escolheram a Univates para estudar neste semestre. Julia Pernilla Bredstenslien e Viktor Rasmus Hugosson Stumle chegaram no Brasil na última semana, com o objetivo de realizar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Eles serão orientados pelos professores André Jasper e Odorico Konrad.

Stumle é aluno do curso de Engenharia de Energias Renováveis, já Julia estuda a área de desenvolvimento ambiental, com foco na comunicação entre empresas de diferentes países. A escolha surgiu a partir das experiências contadas por um professor e colegas intercambistas que estiveram na Univates em semestres passados. No total, já são dez alunos suecos que escolheram o Vale do Taquari como destino nos últimos anos.

Após a decisão de viajar ao Brasil feita em dezembro, eles contam que tiveram seis semanas para organizar as malas e toda a documentação necessária. A mudança de temperaturas, de -27ºC para mais de 30ºC, foi a principal diferença sentida pelos intercambistas. Além disso, também contam que as frutas do Brasil são mais saborosas. "Percebemos que aqui existem todos os tipos de alimentos, ao contrário da Suécia, em que é preciso importar quase tudo", explicaram.

Para eles, as pessoas do Brasil são receptivas e comunicativas. "Não é complicado de estar aqui, as pessoas são boas e estão abertas para compreender as outras. A primeira impressão foi melhor do que imaginávamos", contaram os intercambistas, que já estiveram em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul e pretendem conhecer também o Rio de Janeiro.

Depois de 22 horas de vôo para chegar ao Brasil, eles esperam aprender muito sobre o país. "Aqui as pessoas parecem ser mais felizes do que na Suécia. Mesmo com poucas coisas materiais, estão sempre alegres. No nosso país, as pessoas são mais tristes, mesmo tendo muito dinheiro", observaram.

O intercâmbio de Julia e Stumle terá a duração de cinco meses. Eles concluirão seu curso no mês de junho, quando retornarem à terra natal - com as malas repletas de experiências, lembranças e novas histórias para contar.


Texto: Tuane Eggers
Julia e Stumle viajaram 22 horas para chegar ao Brasil

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas