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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Processos de Ensino e de aprendizagem em Ciências

Coordenação: Prof. Dra. Miriam Ines Marchi

Pesquisadores:

José Claudio Del Pino

Eniz Conceição Oliveira


Voluntários(as):

2


Bolsistas:
7 Bolsistas de Iniciação Científica

Mestrandos:

2


Doutorandos:
4

Órgãos Financiadores:

FUVATES

CNPq

FAPERGS


Resumo:
Nesta investigação se pretende fazer uma apropriação da concepção de construção de conhecimento numa perspectiva teórica construtivista para dar continuidade aos estudos sobre a criatividade como elemento constituidor de um aparato cognitivo que alicerça tais construções. As ações envolvem professores e alunos da escola de nível básico objetivando- se a ampliação das informações obtidas em outros projetos, e a divulgação dos resultados por um processo de formação continuada dos professores. Busca-se neste projeto o aprofundamento das compreensões dos processos de ensinar e aprender química e ciências, e para tal se propõe analisar, de forma processual, aspectos da aprendizagem de conceitos fundamentais da química e da área das ciências. Serão utilizadas atividades de aprendizagem organizadas a partir de diferentes estratégias, como a resolução de problemas em papel e lápis, em atividades experimentais de laboratório e em ações desenvolvidas em ambientes de aprendizagem mediados por recursos de informática. É objetivo do projeto, a análise de material didático impresso e digitalizado que envolve os livros didáticos de química do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Também, a análise da usabilidade em contexto escolar do objeto de aprendizagem PensaQui, o qual é mediado pelo uso do computador e que permitirá avaliar condições vinculadas à criatividade no processo de aprender química e conceitos fundamentais das ciências, ação que pressupõe a utilização de recursos de informática nesta área do conhecimento.