Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação, Institucional, Responsabilidade social, Saúde

Curso de Medicina da Univates completa cinco anos

Por Natália Bottoni

Postado em 09/04/2019 11:21:38


Compartilhe

Divulgação

Juliana Ribas Escosteguy faz parte da primeira turma do curso de Medicina da Univates. Cinco anos depois, a fonoaudióloga considera a Instituição como sua segunda casa, já que mora em Porto Alegre e durante a semana fica em Lajeado. A sua formatura ocorre em dezembro de 2019.

Para Juliana, cursar Medicina é um sonho desde a infância. Durante a graduação, ela aprendeu sobre as diversas áreas da medicina. Teve contato com equipes interdisciplinares e entendeu a importância de respeitar todos os profissionais e pacientes, “afinal, são pessoas integrais. As doenças físicas são perceptíveis, mas também há as questões emocionais, psicológicas, ambientais, sociais e espirituais, que influenciam não somente no curso da patologia, mas também no vínculo médico e paciente e no sucesso do tratamento”, justifica a acadêmica.

Hoje Juliana está no sexto e último ano do curso. Nos dois últimos anos da graduação, os estudantes participam do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (Ecso/Internato), que oferece a eles uma visão generalista e o contato com diversas áreas da Medicina. Não há mais aulas teóricas, somente seminários eventuais, e os acadêmicos atendem pacientes das seis áreas: saúde da mulher, saúde da criança, clínica médica, clínica cirúrgica, urgência e emergência e saúde e sociedade.

Corpo docente

Ana Amélia Ritt

Adriane Pozzobon acompanha desde o início o curso de Medicina da Univates e ajudou a elaborar o currículo da formação. Coordenadora dos módulos de Morfologia I e II e Bases Fisiológicas e Bioquímicas I e II, ela também é bióloga e biomédica, tem doutorado em Fisiologia e ministra os conteúdos de Biologia Molecular, Anatomia e Fisiologia.

“A Instituição investe em um corpo docente qualificado, com experiência na prática médica e na carreira acadêmica. O Centro de Ciências Médicas (CCM) fornece todo suporte necessário aos docentes, sendo oferecidas atualizações pedagógicas por meio de fóruns e oficinas para aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem. Nós, professores dos módulos, nos reunimos para discutir a construção e elaboração dos conteúdos, cronogramas e avaliações”, explica Adriane. Segundo dados referentes a 2018A, 66% do corpo docente são mestres e doutores e 34% são especialistas.

O que mudou em cinco anos?

Nicole Morás

Nesses cinco anos do curso de Medicina da Univates, o coordenador, Luiz Fernando Kehl, lembra da implementação dos Laboratórios de Anatomia, de Fisiologia, de Simulação Realística e de Habilidades Cirúrgicas e do Ambulatório de Especialidades Médicas.

De inovação, aponta a utilização da Simulação Realística, que é uma metodologia apoiada por tecnologias que, por meio de cenários clínicos, replicam futuras experiências do mercado de trabalho do profissional da área médica. Também é de notoriedade as provas de Exame Estruturado de Habilidades Clínicas (Osce) e o laço do curso com as áreas básicas de saúde da cidade de Lajeado. A diretora do CCM, Maria Isabel Lopes, destaca a atividade “Diversity Dialogues in Medicine”, em que ocorrem discussões científicas entre estudantes, residentes e médicos relacionadas com a ciência médica e utilizando a língua inglesa como base.

Segundo Kehl, o mercado de trabalho está demandando profissionais cada vez mais qualificados, o que leva ao aperfeiçoamento constante dos métodos de ensino. “No Vale do Taquari, todas as cidades estão aptas a receber nossos profissionais, na dependência da qualificação profissional a ser trilhada pelo médico”, afirma.

Eventos sediados e palestrantes reconhecidos

Entre os eventos de destaque já sediados na área pela Univates, Kehl lembra da 20ª edição do Congresso Gaúcho de Educação Médica, que ocorreu em agosto de 2018. O encontro abordou o futuro da profissão e o papel dos professores na formação dos médicos, reunindo acadêmicos, professores e profissionais da área da saúde de todo o Estado.

Além disso, palestrantes reconhecidos já estiveram na Univates, como o doutor norte-americano Robert S. Janett, professor assistente da Escola Médica de Harvard, que funciona no Hospital Cambridge. Também o Fábio Gandour, membro da IBM Academy of Technology e da New York City Academy of Sciences.


Por que fazer Medicina na Univates?

Contato com a comunidade

Ana Amélia Ritt

Kehl afirma que durante a graduação estimula-se a realização de atividades com forte inserção comunitária. “Temos procurado parcerias com hospitais de qualidade, como o Grupo Hospitalar Conceição e o Hospital Independência, ambos de Porto Alegre, e o Hospital Universitário, de Santa Maria”, conta.

Atrelados a isso estão os projetos de extensão voluntários, que foram pensados por estudantes de Medicina da Univates. Entre eles está o projeto “E Seu Sorrir?!”, que busca levar sorrisos aos pacientes internados no Hospital Bruno Born. Já o Cursinho Popular da Univates - VestVates prepara pessoas que não têm condições de estudar em cursos particulares pré-vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); os professores das aulas são os próprios alunos da Instituição.

Vagas remanescentes

Até as 17h do dia 22 de abril, a Univates recebe inscrições para vagas remanescentes do curso de Medicina neste link. Para participar, o candidato deve ter ou já ter tido matrícula em algum curso de graduação, com ou sem conclusão de disciplina, além de ter realizado a prova do Enem de 2016, 2017 ou 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deve ser pago até o dia 23 de abril. O edital completo pode ser conferido clicando aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar