Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Coronavírus, ODS, Responsabilidade social, Saúde, Tecnologia

Professor da Univates integra Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19, de Bento Gonçalves

Por Redação

Postado em 13/07/2020 10:38:56


Compartilhe

A partir da articulação do Comitê Pró-Turismo do município de Bento Gonçalves com instituições de Ensino Superior da região da Serra e com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, o município de Bento Gonçalves passou a contar com o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid-19. A iniciativa foi apresentada na terça-feira (7). 

Na equipe, composta de profissionais de diversas instituições de ensino da Serra, está um pesquisador da Univates. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, um dos dois biólogos que integram a iniciativa, é doutor em Biologia Celular e Molecular, e auxiliou na construção do formulário de monitoramento que vai servir para coleta de dados do Observatório. Além disso, o pesquisador vai auxiliar na análise das informações obtidas pelo projeto.

Júlia Amaral

“Minhas contribuições serão na parte das análises dos resultados obtidos por meio da pesquisa, a qual tentará descrever a velocidade de evolução e de propagação de contágio do coronavírus no setor turístico de Bento Gonçalves”, explica ele. O trabalho, conforme Timmers, pode gerar um modelo de monitoramento de contágio nos empreendimentos turísticos, a ser replicado em outros municípios da região da Serra no futuro.

Os objetivos do estudo são realizar o diagnóstico do setor e verificar os impactos que a doença tem causado no segmento. Para isso, será realizado o monitoramento semanal de uma amostra dos estabelecimentos cadastrados no selo “Ambiente Limpo e Seguro” do município - que hoje soma 86 certificados - para detectar se as medidas que foram adotadas são eficazes na contenção do vírus.

O levantamento dos dados será realizado em parceria com cinco instituições de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) - Campi Bento Gonçalves e Porto Alegre, Centro Universitário Cenecista de Bento Gonçalves (Unicnec), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade do Vale do Taquari - Univates.

O monitoramento se estenderá pelo período de 12 semanas e avaliará a evolução de casos de contaminação pelo vírus em ambientes que adotam medidas preventivas de combate à Covid-19, podendo apresentar cenários sobre a efetividade das ações realizadas na redução do contágio por parte das equipes que trabalham nos estabelecimentos e também pela visita turística. 

Laura Kirchhof/Imprensa de Bento Gonçalves

Equipe de pesquisadores

- Bel. Bruno Melo (Turismo) - IFRS Campus Bento Gonçalves
- Me. Carlos Henrique Monschau Funck (História e Turismo) - IFRS -Campus Bento Gonçalves
- Daisy Letícia Bortolini (Bióloga) - Departamento de Vigilância Sanitária Bento Gonçalves
- Dra. Hernanda Tonini (Turismo) - IFRS Campus Bento Gonçalves
- Dra. Joice Lavandoski (Turismo) - Unirio
- Dr. Marcelino de Souza (Engenheiro Agrônomo) - Ufrgs
- Esp. Raquel Fronza Scotton (Turismo) - IFRS Campus Bento Gonçalves
- Ma. Rita Michelin (Antropologia e Turismo) - Unicnec
- Dra. Shana Sabbado Flores (Administração) - IFRS Campus Bento Gonçalves
- Ma.Tissiane Schimidt Dolci (Hotelaria) - IFRS Campus Porto Alegre
- Dr. Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers (Biólogo) - Univates 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar