Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Professoras participaram de formação em São Paulo

Por Lucas George Wendt

Postado em 27/04/2023 12:26:58


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Teve início nesta segunda-feira (24), na sede do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - Semesp, em São Paulo, com término na quarta-feira (dia 26), a 2ª etapa da capacitação presencial do Consórcio STHEM Brasil para cerca de 30 docentes, com o patrocínio da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) e da Boeing. 

A Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve representada no evento por meio da participação das professoras doutoras Grasiela Kieling Bublitz e Maria Claudete Schorr. A coordenação técnica da formação ficou a cargo da gerente de Inovação e Desenvolvimento Docente Simone Cristina Gonçalves Vianna, da UniFECAF, e da gestora de Projetos de Inovação da Cesupa, Suze Oliveira.

O objetivo da formação é auxiliar os docentes do ensino superior das IES consorciadas no STHEM em relação à aplicação das metodologias STEM (de Science, Technology, Engineering e Mathematics, na sigla em Inglês) em sala de aula, e aumentar o número de atividades em que sejam utilizadas metodologias inovadoras voltadas ao ensino e à pesquisa científica.

Conforme a professora Maria Claudete, “diariamente estamos vendo como é possível utilizar o STEM na prática, por meio de atividades colaborativas nas quais usamos os conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para resolver os desafios propostos. O nosso objetivo é aplicar o STEM na Educação Básica, de modo que os estudantes desenvolvam essas competências por meio de metodologias diferenciadas”, detalha a professora.

Divulgação/Univates

“Vivenciamos experiências muito interessantes nesta formação proposta pelo STHEM - Brasil”, detalha Grasiela. “Depois disso, a tarefa é elaborar um projeto de extensão a ser aplicado em um público constituído de professores e alunos do Ensino Fundamental II da região, a fim de aperfeiçoar a prática de sala de aula. Estamos em contato com professores dos mais diversos estados do país e conhecendo outras práticas que certamente enriquecerão o nosso trabalho”, complementa a docente. 

A formação realizada pelas professoras em São Paulo tem também a intenção de oportunizar às IES o cumprimento do seu papel social, por meio de ações de participação em projeto que colabora com a formação de professores dos anos básicos em temáticas ligadas à educação STEM e ao ensino ativo. E, por fim, disseminar a educação STEM entre professores dos anos básicos de escolas públicas, incentivando-os a repensarem seus planos de aula e compartilharem boas práticas de um ensino inovador entre os demais professores das instituições.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar