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Institucional

Revistas científicas Estudo & Debate e Destaques Acadêmicos têm novos textos publicados

Por Lucas George Wendt

Postado em 22/05/2023 10:23:41


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Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. Dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates possuem novos textos à disposição da comunidade científica. São 21 novos textos. 

Destaques Acadêmicos - Textos desta edição

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CONTABILIDADE AMBIENTAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS PUBLICADOS NA BASE DE DADOS SCOPUS

Arthur Aquino de Souza, Tiago de Moura Soeiro, Thiago Vitor Ferreira Soares, João Gabriel Nascimento de Araujo, Artur Angelo Ramos Lamenha, Yan Daevid Lira Guimarães

MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO COMERCIAL ENTRE OS BLOCOS ECONÔMICOS DE 2000 A 2018

Leonardo Gerhardt da Rosa, Luciane Franke, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS FÍSICOS, BIÓTICOS E ANTRÓPICOS DE USINAS SUCROENERGÉTICOS DE MINAS GERAIS

William Correa, Alexandre André Feil

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS DO VALE DO TAQUARI/RS

Jennifer Musa Nery Pinto, Michelle Engers Taube

REDES DE COAUTORIA SOBRE COOPERATIVAS

Gevair Campos

FINANÇAS PESSOAIS: OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA NA VIDA DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVATES

Sabrina Natalia Petry, Samuel Martim de Conto

DE TAYLOR A GUERREIRO RAMOS: UMA JORNADA PELO PROCESSO EVOLUTIVO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Alexandro Avila de Moura, Danilo de Melo Costa

AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA NA PERCEPÇÃO DE LIDERADOS

Eliane Dalpian da Rocha, Bernardete Bregolin Cerutti, Gabriel Machado Braido, Evania Schneider

O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA EXPORTADORA DE CANDIES DIANTE DO CENÁRIO DA COVID-19

Leonardo Alex Stephan, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar

Confira aqui os textos 

Estudo & Debate - Textos desta edição

VULNERABILIDADE À INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DA POF 2017-2018

Rafael do Amaral Santiago, Márcio Nora Barbosa, Leonel dos Santos Silveira, Eduardo André Tillmann

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ananda Silva Singh, Eduardo De Carli

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE INTERNA DA AUDITORIA INTERNA: UMA ANÁLISE DO MODELO DE CAPACIDADE DE AUDITORIA INTERNA PARA O SETOR PÚBLICO - IA-CM

Germano de Oliveira Farias, Hans Michael Van Bellen

IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016

Cristiéle de Almeida Vieira, Sabino da Silva Porto Júnior

PAYMENT FOR ENVIRONMENTAL SERVICES: A FURTHER ANALYSIS TO A COMPARATIVE STUDY OF THE BRAZILIAN AND ARGENTINE PERSPECTIVES

Miguel Angel Sarmiento, Luiz César Ribas

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: AS EXPERIÊNCIAS PARANAENSES

Tiago Oscar da Rosa, Elias Lira dos Santos Junior, Rejane Sartori, Deborah Bozz

PRODUÇÃO E A COMERCIALIZAÇÃO DO COMPLEXO SOJA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES ENTRE 2010 E 2021

Gleiciane Munhoz Vidal, Samanda Silva da Rosa

ENSINO INTEGRAL VERSUS REGULAR E DESEMPENHO ANUAL DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO

Luciane Jesus Figueiredo, Aridelmo Teixeira

EMPREENDEDORISMO E CRESCIMENTO ECONÔMICO NO PARANÁ: UMA ANÁLISE EMPÍRICA COM PAINÉIS DIN MICOS

Rodrigo Monteiro da Silva, Luiz Henrique Paloschi Tomé

A PROBLEMÁTICA DECORRENTE DA UTILIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Hamilton Roque Miranda Pires

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM NA REMEDIÇÃO DE EFLUENTES SUÍNOS CONTAMINADOS COM O ANTIBIÓTICO MARBOFLOXACINA

Nei Luis Pedroni, Danni Maisa da Silva, Daniela Mueller de Lara, Aaron Concha Vázquez Hengles, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Divanilde Guerra, Mastrângello Enívar Lanzanova, Luciane Sippert Lanzanova, Marciel Redin, Eduardo Lorensi de Souza, Fernanda Hart Weber, Márlon de Castro Vasconcelos

OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA DE 2017 NO SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRO: UM RETROCESSO SOCIOECONÔMICO

Juliano Vargas, William Sousa Vilanova

Clique aqui para conferir os textos na íntegra 

Divulgação/Univates

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos “Estudo & Debate”,  “Signos” e “Destaques Acadêmicos” ainda são publicados. Já o “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 2 milhões de acessos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. 

É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados. 

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