Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto Marias realiza exposição “Expressões no Cárcere Feminino”

Por Lucas George Wendt

Postado em 23/05/2023 16:01:41


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates



O projeto de extensão “Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional” é desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. O projeto busca contribuir para a humanização do cárcere e a qualificação das relações, promovendo a atenção, o cuidado e a comunicação das mulheres privadas de liberdade, auxiliando a comunidade em diferentes dimensões. 

Com esse objetivo o projeto está realizando a exposição “Expressões no Cárcere Feminino”, que apresenta imagens e textos da comunidade do presídio, bem como de voluntárias do projeto. O material exposto dá visibilidade às experiências de corpos provocados pelo movimento, ao uso de diferentes linguagens e a experimentações em arte. A abertura da exposição acontece nesta terça-feira, 23, a partir das 20h, no Espaço Arte 9, no Prédio 9 do campus da Univates. 

A mostra estará disponível para visitação no Prédio 9 da Univates, gratuitamente, até 30 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 22h30min, e nos sábados, das 8h às 12h. 

Novas histórias 

Antes da abertura da exposição, a partir das 19h, no auditório do Prédio 9 da Instituição, haverá uma palestra com o lançamento do projeto social Nova História, voltado para egressos do sistema prisional. A iniciativa é do Conselho da Comunidade para a Assistência aos Egressos do Sistema Prisional de Lajeado, em parceria com a Univates. Interessados em saber mais sobre o projeto podem realizar contato com novahistorialajeado@gmail.com

Divulgação

As ações - o lançamento do projeto Nova História e a exposição “Expressões no Cárcere Feminino” - visam a marcar o Dia Nacional do Detento, que é em 24 de maio, por meio de convite à sociedade para refletir sobre as causas e critérios que levam ao encarceramento em massa, bem como sobre a situação e condições da população carcerária brasileira, tanto durante o cumprimento de penas como após o fim delas. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar