O projeto de pesquisa Trauma e estresse: o impacto da violência e de estressores na cognição e marcadores biológicos em diferentes contextos, realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), busca voluntários para participar de uma pesquisa sobre funcionamento cognitivo.
O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto da experiência traumática ou de estressores no funcionamento cognitivo e nos marcadores de estresse crônico em vítimas de violência ou de estressores em diferentes contextos, em comparação a pessoas sem histórico de violência.
Podem participar da pesquisa pessoas que tenham entre 18 e 60 anos de idade e que consigam se deslocar até o campus da Univates para participar das atividades. O envolvimento do voluntário inclui responder questionários, realizar uma bateria de testes neuropsicológicos, teste de memória emocional e coleta de sangue. As atividades são realizadas na Univates, de acordo com a disponibilidade do participante, e têm duração média de duas horas.
As coletas são organizadas pela mestranda do PPGCM Ana Luísa Freitag. É uma ótima oportunidade para o voluntário acompanhar suas funções cognitivas, como inteligência, atenção e memória e memória emocional. Após a avaliação, a pessoa recebe uma devolutiva verbal de seu desempenho nas atividades propostas pela pesquisa, explica a acadêmica.
O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Univates. Para participar, o voluntário pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 994941705 ou pelo e-mail neuropsicologia@univates.br