Profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) SER - Saber, Educar, Respeitar, do bairro Santo Antônio, administrada em parceria pela Fundação Univates e a Prefeitura de Lajeado, participaram de uma formação no Labrinque - Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca. A Professora Fernanda Pinheiro, vice-reitora, esteve acompanhando as atividades.
Em 2022, quando completou 20 anos de atividades, a Brinquedoteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi reformulada e ampliada. O serviço está à disposição da comunidade acadêmica e regional. No dia 10 de agosto, os professores tiveram formação com Érica Franceschini, psicóloga, especialista em Metodologia de Trabalho com Famílias, mestra em Psicologia Social e Institucional e professora do curso de Psicologia da Univates.
O evento realizado no Labrinque marca o início de uma série que será seguida por outros encontros, tanto na Emei como na Univates. Além disso, estamos entusiasmados com a colaboração de vários cursos que irão se envolver em atividades conjuntas com os professores, tanto na Univates quanto na Emei. Já estamos planejando algumas atividades para o futuro, destaca a professora Grasiela Kieling Bublitz, uma das coordenadoras das atividades.
O Labrinque é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão destinado a professores, acadêmicos e comunidade em geral, no que tange ao desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Também oferece aos docentes condições de aperfeiçoar sua prática pedagógica e de utilizar o espaço físico como recurso nas práticas de ensino, além de subsidiar a prática pedagógica dos discentes e servir de apoio aos docentes e discentes como espaço para o desenvolvimento de propostas inovadoras.
A Brinquedoteca da Univates, que serviu de fundamento para o atual Labrinque, foi inaugurada em 2002, tendo sido uma das pioneiras no Estado. Quando iniciou suas atividades, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria possuíam brinquedotecas.