O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, também foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Anatomia para ser o Dia Nacional da Doação de Corpos para Fins de Ensino e Pesquisa. A data enaltece as doações realizadas em benefício da ciência e conscientiza sobre a importância da utilização de corpos humanos para o estudo da anatomia, disciplina básica da área da saúde que estuda as estruturas do corpo humano.
A Universidade do Vale do Taquari - Univates, assim como outras instituições brasileiras e estrangeiras, desenvolveu o Programa de Doação de Corpos para o ensino e aprendizagem da anatomia humana, amparado pelo Artigo 14 do Código Civil brasileiro. O objetivo do Programa é, por meio dos corpos doados, oferecer ensino de excelência e formar profissionais com elevado grau de conhecimento em anatomia humana.
Ainda que as Instituições de Ensino Superior tenham à disposição avançados softwares e modelos anatômicos para uso durante a formação, a utilização do cadáver no estudo da anatomia humana é insubstituível. Além de contribuir para a formação técnica dos profissionais da saúde, o doador auxilia no desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas que possam ser mais eficientes e menos invasivas, possibilita o estudo e o conhecimento das variações anatômicas existentes nos indivíduos e auxilia no desenvolvimento das pesquisas médico-científicas.
Sobre a doação
O doador deve ter mais de 18 anos e assinar um Termo de Intenção de Doação, com assinatura reconhecida em cartório. Duas testemunhas, preferencialmente parentes de primeiro grau, também deverão assinar o documento. No caso da intenção não formalizada em vida pelo doador, a família também pode realizar a doação do corpo do familiar. Mesmo depois de assinado o documento, a doação jamais se torna obrigatória. O voluntário pode mudar de ideia a qualquer momento.
De acordo com a legislação, "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte". O Programa de Doação de Corpos também recebe fetos e peças anatômicas, como placentas e úteros, entre outras. Todas as doações são sigilosas, preservando os dados e identidade dos voluntários. A doação de órgãos não interfere na doação para estudos anatômicos e ainda ajuda a salvar vidas.
Mais informações sobre o Programa de Doação de Corpos da Univates podem ser obtidas no site univates.br/doacao ou diretamente com o Laboratório de Anatomia pelo e-mail labanatomia@univates.br ou telefone (51) 3714-7000 - ramal 5509.