Com uma série de novidades e atrações extras para atender ao público, está aberta a 2ª edição da Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia Estrelas do Conhecimento. Mostra de trabalhos, atividades científicas, culturais e também de lazer esperam os visitantes ao longo dos quatro dias de programação, que iniciaram na segunda (28/08) e seguem até a quinta-feira (31/08) e têm entrada franca. A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, esteve na abertura do evento na segunda à noite.
Conforme a organização do evento, são três os grandes alicerces da atual edição: a Feira Regional, dedicada aos projetos de pesquisa de toda a região, o espaço Estrelinhas do Conhecimento, voltado à educação infantil e o Palco Cultural, com diversificada programação. Espaços de sucesso em 2022, como o Planetário da Univates também estão presentes. Além do projeto de extensão Planetário, a Universidade está com diversas outras atrações no evento: o Museu de Ciências (MCN); o projeto Baja; os projetos de extensão Naturalista por um dia; e Robótica; e os cursos Crie.
No caso do MCN, o espaço tem diferentes atrações. O público pode conferir a exposição "O Mundo rastejante das Serpentes", com serpentes peçonhentas e não peçonhentas, materiais didáticos mostrando a diferença das dentições e também ecdise de um espécime que o público para tocar; animais taxidermizados; lupas para visualização de diversos animais; pelagens de animais, para experimentação sensorial; caixas que simulam uma escavações paleontológicas e arqueológicas; e a exposição "Ocupação no tempo e espaço", com maquetes dos povos guaranis, povos subterrâneos e sambaquis.
Conheça mais sobre o evento
Etapas
No que tange à mostra dos projetos de pesquisa, a grande base para a realização da feira, serão dois os momentos: nos dias 28 e 29, a Etapa Municipal, e nos dias 30 e 31, a Etapa Regional. A Municipal será restrita aos 60 trabalhos selecionados na etapa realizada entre as escolas de Estrela, quando 380 projetos de pesquisa foram apresentados a uma comissão avaliadora, sendo 60 finalistas selecionados. Já a Regional, a grande novidade do ano, contará com outros 60 projetos de estudos selecionados entre diversos municípios do Vale do Taquari.
Estrelinhas do Conhecimento
A estrutura deste ano terá uma ala voltada para a chamada Educação Infantil. No espaço Estrelinhas, as crianças apresentarão os trabalhos desenvolvidos em suas escolas. Também através de apoiadores como o Sebrae, serão oferecidas diversas atividades, brincadeiras e interações que venham a desenvolver o interesse das crianças pela pesquisa e os estudos.
Palco Cultural
Para o Palco Cultural, outra novidade da atual edição, estão previstas apresentações diversas ao longo dos quatro dias, tendo como foco a expressão e valorização artística, além de eventos com caráter educacional. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira, estão programadas apresentações teatrais, de dança, pinturas e outras durante os quatro dias, a maioria com a participação de estudantes.
Mais informações e a programação geral podem ser obtidas no site da Feira, bem como um resumo dos trabalhos que serão apresentados.