Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Psiquiatra fala sobre as consequências da Síndrome de Burnout em episódio do podcast Desenrola Aí

Por Lais Pontin Matos

Postado em 31/08/2023 08:58:12


Compartilhe

Quinzenalmente são lançados, no Spotify e no YouTube, episódios do podcast Desenrola Aí, mais um canal criado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates para informar as pessoas sobre os assuntos e acontecimentos da atualidade. Conduzido por Natália Richter e Pietra Darde, o programa recebe convidados de diversas áreas para conversas repletas de reflexões e insights.

No último episódio que foi ao ar, Thricy Dhamer, médica psiquiatra e docente do curso de Medicina da Univates, falou sobre a Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional e as consequências que a doença pode trazer para quem é acometido por ela. Além disso, a professora também explicou quais medidas devem ser adotadas para que o trabalho não acabe virando um fardo na vida dos indivíduos. Confira o conteúdo abaixo.

O que é a Síndrome de Burnout?

Divulgação/Pexels

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho desgastantes.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho desgastantes e pode afetar profissionais de todas as áreas e idades. No entanto, é sabido que professores, policiais, agentes penitenciários, médicos e bombeiros, por exemplo, correm um risco ainda maior de desenvolver o transtorno devido às suas jornadas laborais agitadas e extenuantes.

Além da tensão emocional e do estresse crônico, as pessoas que sofrem com a síndrome também costumam apresentar sintomas como enxaqueca, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e lapsos de memória. O tratamento para combater a doença deve ser realizado com um psicólogo ou psiquiatra, que pode prescrever terapia cognitivo comportamental e o uso de antidepressivos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Os episódios novos do podcast vão ao ar sempre às sextas-feiras. Para receber avisos de quando os conteúdos serão publicados, você pode clicar aqui e assinar gratuitamente nossa newsletter. Se quiser sugerir temas para os próximos programas, envie um e-mail para narede@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar