A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, realizou, na noite de quinta-feira, 31, a cerimônia de encerramento da segunda edição do projeto Laboratório de Alfabetização Alfabeletrando. O evento foi realizado no Teatro Univates e contou com a presença de centenas de pessoas, entre alunos que participaram da iniciativa, familiares, professores e autoridades.
Neste ano, o projeto beneficiou mais de 600 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação que tiveram a aprendizagem prejudicada pela pandemia de covid-19. As atividades ocorreram duas vezes por semana no contraturno escolar, com reforço do ciclo de alfabetização e leitura e ensino de matemática.
Em sua fala, a coordenadora do Alfabeletrando, Grasiela Kieling Bublitz, afirmou que o trabalho realizado no projeto vai ao encontro do que disse o reitor honorário da Universidade de Lisboa, professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, em uma entrevista: A aprendizagem precisa considerar o sentir.
Segundo ele [Nóvoa], hoje não basta, na área da educação, sabermos ou fazermos alguma coisa. Não podemos nos contentar, temos que ser capazes de refletir sobre o que sabemos e fazemos. Refletir sobre as histórias e experiências que existem, sobre as coisas que nos mobilizam. E o Alfabeletrando nos mobilizou, nos fez refletir, nos fez questionar e nos fez sentir. Vimos o protagonismo de professores, de alunos e monitores e vivenciamos as rotinas típicas da escola, complementou a coordenadora.
Para Grasiela, o projeto concretiza de forma exitosa a união entre setor público e Univates para beneficiar a comunidade. Obrigada a todos que se comprometeram e acreditaram neste projeto. Famílias e alunos, obrigada por confiarem no nosso trabalho, disse.
De acordo com a secretária de Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, o Alfabeletrando se somou a ações que já aconteciam nas escolas. É um projeto que deu tão certo que agora precisamos pensar em como continuar um processo de educação diferenciado. Pensar em estratégias para criar oportunidades para as crianças aprenderem com qualidade e com emoção, defendeu Adriana.
A vice-prefeita, Gláucia Schumacher, também participou da cerimônia e afirmou que o investimento no projeto foi uma decisão assertiva do município e oportunizou mais conhecimento e autonomia para os alunos. Segundo ela, os resultados devem ser motivo de orgulho para todos os envolvidos.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, agradeceu aos pais dos alunos e afirmou ter convicção de que eles são quem realmente promove a educação das crianças.
Além de ser realizado em Lajeado, o projeto também é desenvolvido em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Em 2022, as atividades também aconteceram em Nova Mutum, no Mato Grosso.
Seiscentas crianças voltam às aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado