Com informações da assessoria de imprensa da Estrelas do Conhecimento
Na noite desta quarta-feira (30), durante evento educacional Estrelas do Conhecimento, realizado em Estrela ao longo desta semana, um fenômeno astronômico cativou a atenção dos participantes e entusiastas do espaço: a Superlua Azul. Realizada pelo Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em colaboração com o Clube de Astrônomos Amadores de Lajeado, a observação da Super Lua Azul se tornou um momento memorável para todos os presentes.
A Superlua Azul é um acontecimento raro (o próximo só ocorrerá em 2037) que acontece quando uma segunda Lua Cheia em um mesmo mês se alinha com a órbita da Terra de forma a parecer maior e mais brilhante no céu noturno. Apesar do nome azul, essa denominação não se refere à cor da Lua, mas sim à sua natureza adicional e excepcional.
A Estrelas do Conhecimento, uma feira educacional conhecida por promover a exploração científica e tecnológica, ofereceu aos participantes a oportunidade única de testemunhar a Superlua Azul em sua plenitude.
A segunda edição da Estrelas do Conhecimento iniciou nesta segunda-feira (28), e ocorreu até esta quinta-feira (31), no Porto de Estrela. O evento é uma promoção do Governo de Estrela por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com patrocínio do Sicredi, Banrisul, BRDE, Tecnosom e Compasul.
Saiba mais sobre o Planetário
Conhecimento ao alcance de todos
O planetário da Univates é móvel e foi adquirido em 2014, por meio de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então já foram cerca de 20 mil pessoas atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade.
O que é um planetário?
São espaços de ensino não formal, no qual acontecem atividades que promovem a divulgação científica e que buscam aproximar o público da Astronomia, campo científico responsável pelo estudo do espaço e seus fenômenos. Planetários representam o céu terrestre, em geral o noturno, e por meio do auxílio de uma lente ou matriz em seu centro, os diferentes objetos celestes são projetados no teto em forma de cúpula numa perspectiva tridimensional.