Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Alivat realiza na Univates reunião local sobre Bicentenário da Imigração Alemã

Por Lucas George Wendt

Postado em 04/09/2023 12:58:43


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

O ano do Bicentenário tem início em 1º de janeiro de 2024 e termina em 31 de dezembro de 2024. O marco principal é 25 de julho, data oficial do início da imigração. Com o objetivo de reunir esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, criada pelo Decreto 56.110/2021, realiza uma série de reuniões setorizadas. 

Já houve encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia, a fim de prospectar a programação do bicentenário. Uma dessas reuniões será realizada na região com a articulação da Academia Literária do Vale do Taquari - Alivat, na Universidade do Vale do Taquari - Univates. A reunião ocorrerá no Centro Cultural, localizado na Rua Avelino Talini, n.º 171, na Sala Aula+, em 6 de setembro de 2023, às 14h. Para confirmar a presença, entre em contato pelo telefone (51) 99805-9336 com Dirce Becker Delwing ou pelo e-mail alivat.academia@gmail.com.

O evento contará com a presença do Coordenador Estadual da Comissão da Imigração Alemã, professor Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS. Durante o encontro, serão apresentados os planos e projetos para viabilizar eventos celebrativos no Vale do Taquari e em outras regiões do Rio Grande do Sul. Em 2024, o bicentenário da imigração alemã será celebrado, e os eventos programados pela Secretaria Estadual da Cultura e entidades parceiras abrangerão também as etnias que contribuíram para a formação do perfil antropológico na região e no estado, como a açoriana, africana, italiana e outras.

Devido à amplitude e à relevância sócio-cultural dos pioneiros que moldaram o Vale do Taquari, a comunidade é convidada para participar da reunião e, assim, criar as condições ideais que permitirão uma celebração adequada da diversidade regional no ano do Bicentenário da Imigração Alemã. 

A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada, na sexta-feira (1º/9), na 46ª Expointer, em Esteio. A comissão organizadora da celebração apresentou o símbolo no Espaço do Governo, no Stand Internacional. A identidade visual já havia sido definida por votação, realizada anteriormente, entre os integrantes da comissão, que envolve membros da sociedade civil e de instituições governamentais.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar