O Presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin, embarca com uma comitiva neste domingo (10/09) para o Rio Grande do Sul para visitar regiões castigadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado na última semana e ocasionaram aquele que é considerado o maior desastre natural da história do estado.
Serão diversas agendas da comitiva presidencial na região do Vale do Taquari - a mais afetada pelas cheias históricas do Rio Taquari-Antas. Há a previsão da realização de uma coletiva de imprensa a partir das 15h, no Auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates (Av. Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário - Lajeado/RS)
Salienta-se que a coletiva pode atrasar em razão das agendas anteriores que as autoridades cumprirão na região.
Participam da comitiva, além de Alckmin, os ministros:
- do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva
- da Defesa, José Múcio;
- da Saúde, Nísia Trindade;
- da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes;
- das Cidades, Jader Filho;
- do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira;
- da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta;
- e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; além de
- representantes de outros ministérios e órgãos federais;
- representantes estaduais;
- representantes municipais.
Os veículos interessados em acompanhar presencialmente podem encaminhar informações (nome do jornalista e veículo) em resposta a esse e-mail para o credenciamento.
Saiba mais
Atualmente o número de mortos é de 41, em 11 diferentes municípios. São outros 47 desaparecidos. Feridos são 223. Ao todo, 87 municípios gaúchos foram afetados pela chuva, contabilizando 3.193 desabrigados e 8.256 desalojados. Os afetados são 147.341. Cerca de 3,2 pessoas já foram resgatadas. A Confederação Nacional dos Municípios já calcula os prejuízos em torno de R$ 1,3 bilhão.