A Universidade do Vale do Taquari - Univates receberá cerca de 890 alunos do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, o Castelinho, para que retomem o calendário letivo após a suspensão das aulas em razão da cheia do rio Taquari. O colégio foi atingido pela enchente e parte da estrutura foi comprometida. A partir da próxima semana ocorrerão atividades de acolhimento com a comunidade escolar para, na sequência, as aulas serem retomadas.
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), solicitou a cedência de salas da Universidade para garantir a volta das aulas enquanto a Secretaria de Obras Públicas do RS prioriza a reestruturação dos espaços atingidos pela enchente.
Conforme a gerente comercial da Área de Relacionamento com o Mercado da Univates, Cíntia Agostini, os detalhes do convênio devem ser acertados nos próximos dias. Os alunos do Castelinho serão alocados nos Prédios 3, 4 e 6 do campus universitário. No total, são 37 turmas divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite.
A Seduc ainda está definindo como organizará o transporte e a alimentação dos alunos, assim como eventuais adaptações necessárias nas salas de aula para atender à demanda.