Conheça o Vale do Taquari em seus mínimos detalhes. Elaboramos um artigo que traz diversas informações sobre uma das regiões mais charmosas e desenvolvidas do Rio Grande do Sul. Temos certeza de que você vai gostar de lê-lo!
Localização e população
Localizado na porção central do Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari abrange 36 municípios, que, juntos, ocupam uma área total de 4.825,4 km² (2021). Em 2022, a população da região era de 363 mil habitantes. Cerca de 60% da população está concentrada em Lajeado, Estrela, Teutônia, Taquari, Encantado e Arroio do Meio. A grande maioria deles tem origens italianas, alemãs ou açorianas, realidade que contribui para a formação de uma atmosfera cultural diversa e única. O que não falta por aqui são tradições que celebram a ancestralidade e a história desses grupos étnicos!
Antes de ser colonizado, diversos grupos indígenas ocuparam a região. Como vimos, o Vale do Taquari foi colonizado por povos italianos, alemães e açorianos. Os açorianos, aliás, foram os primeiros a se estabelecerem nas sinuosas curvas da região, a partir de meados de 1700. Inicialmente, eles se fixaram ao longo do rio Taquari. Nessa mesma época, pessoas escravizadas vindas da África também chegaram à área e permaneceram trabalhando em fazendas até a metade do século XIX.
Em 1850, o Vale passou a ser a casa de imigrantes italianos e alemães e de um número menos expressivo de europeus de outras nacionalidades. Cento e cinquenta anos depois, em 11 de outubro de 2000, a região foi reconhecida juridicamente e, a partir de então, pôde desenvolver mais iniciativas para, por exemplo, preservar sua herança cultural e promover seu turismo histórico.
A região do Vale do Taquari é composta por 36 cidades: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa, Westfália e Sério.
Clima
As estações climáticas no Vale do Taquari são bem delimitadas, o que significa que é necessário ter sempre à mão um casaquinho ou uma garrafa de água gelada. No inverno, as temperaturas despencam, mas não neva. Durante o verão, faz calor, com os termômetros podendo chegar à casa dos 40ºC. Em dias de outono e primavera, o clima é mais suave.
Educação
No Vale do Taquari, a educação é vista como um pilar fundamental para o desenvolvimento e o progresso da comunidade. O sistema educacional dos municípios da região é considerado abrangente, pois engloba desde escolas de ensino infantil, fundamental e médio até renomadas instituições de ensino superior, como é o caso da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
De acordo com dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral dos Cursos (IGC) Avaliados da Instituição de 2021, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a Univates é a instituição que tem a melhor graduação do Sul do Brasil entre as universidades privadas. Além disso, em 2022, a Univates também foi eleita pelo ranking Green Metric como a universidade mais sustentável do Sul do País.
Todos esses reconhecimentos, somados ao compromisso constante com a excelência acadêmica e a responsabilidade ambiental, solidificam a importância da Univates para o crescimento do Vale do Taquari.
Economia
Em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) do Vale do Taquari era de R$ 15 bilhões, o que o fazia ser a sétima maior economia do Estado do Rio Grande do Sul. Esses dados são muito significativos, já que a região é pequena e ocupa uma área territorial de apenas 2% do território do RS.
Boa parte da produção de suínos, frangos e leite está concentrada no Vale do Taquari. Com isso, a região se destaca como um polo agropecuário importante, que contribui para a geração de empregos locais e para o desenvolvimento de cadeias produtivas. As atividades ligadas à indústria e ao setor de serviços e comércio também são relevantes e se sobressaem, principalmente, nos municípios maiores.
Turismo
O turismo na região tem se ampliado e atraído atenção de investidores e do público, posicionando a região ao lado roteiros tradicionais, com a Serra - que por sinal, é muito próxima geograficamente. A região do Vale do Taquari oferece uma ampla variedade de roteiros turísticos para aqueles que desejam explorar suas belezas naturais, cultura e gastronomia. São 14 diferentes roteiros, que contemplam todos os gostos. Entre os principais destinos, destacam-se o "Caminho das Cascatas," que revela trinta cascatas em Progresso, Sério e Boqueirão do Leão, com oportunidades de desfrutar de refeições coloniais. Além disso, o "Caminho dos Moinhos" leva os viajantes a explorar a importância histórica e cultural das construções de moinhos em Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga. Enquanto o "Comendo Cá Lá e Acolá" proporciona uma experiência única que combina a natureza e a gastronomia ao longo da Trajetória do Trigo, abrangendo municípios como Encantado, Muçum, Vespasiano Côrrea e Dois Lajeados.
Esses roteiros não apenas oferecem uma imersão nas belezas naturais da região, mas também destacam aspectos culturais e históricos. O "Rota da Erva-Mate" leva os turistas por dez municípios, proporcionando uma visão da beleza natural, da história e da cultura da região, incluindo a produção de erva-mate. Além disso, o "Rota das Paixões" em Guaporé abrange uma variedade de experiências, desde compras até turismo religioso e enoturismo, atendendo a diversos interesses dos visitantes. E o "Vale dos Túneis e Viadutos" atrai entusiastas de engenharia, natureza e gastronomia nos municípios de Encantado, Nova Bréscia, Muçum e Vespasiano Corrêa. Esses roteiros proporcionam uma jornada rica em descobertas e sabores, tornando a região um destino turístico fascinante para todos os gostos.
Confira aqui alguns outros conteúdos relacionados já publicados pela Univates
O que fazer em Lajeado e na região do Vale do Taquari: anote nossas dicas
Agora que você já conhece o Vale do Taquari como a palma da sua mão, é hora de explorar ou redescobrir a região. Aproveite tudo de bom que o lugar tem a oferecer e vivencie experiências únicas em um dos locais mais surpreendentes do Rio Grande do Sul!
Na galeria, confira algumas imagens de belezas naturias e construções da região do Vale do Taquari
Fontes consultadas para a elaboração do artigo:
O povoamento do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul
Como era o Vale há 200 anos? - Parte Final
Histórico de Dados Meteorológicos do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates
Univates é a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo segundo ano consecutivo
A participação do Vale do Taquari nos indicadores econômicos do Rio Grande do Sul