Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vale do Taquari

Cursos da Univates auxiliam na limpeza técnica de eletroeletrônicos danificados pela cheia

Por Lais Pontin Matos

Postado em 19/09/2023 16:57:48


Compartilhe

Divulgação/Univates

Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão auxiliando na limpeza técnica de eletroeletrônicos danificados pela cheia do rio Taquari. Desde os primeiros dias após a cheia, estudantes e professores utilizam as redes sociais para disseminar informações a respeito do que fazer para recuperar e/ou limpar os equipamentos.

Na semana passada, foram promovidas oficinas integradas de abertura, limpeza e fechamento de equipamentos. A coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Aline Thaís Kafer, diz que os alunos aproveitaram as aulas para aplicar seus conhecimentos e contribuir com a comunidade local afetada.

Divulgação/Univates

Nesta semana, Aline comenta que será lançada a primeira edição de um curso voltado à capacitação em recuperação e limpeza de eletroeletrônicos. A atividade, aberta a todos os interessados, ocorrerá de forma gratuita. “A ideia é habilitar as pessoas que não são da área para que elas também consigam ajudar na limpeza técnica. Assim, poderemos ampliar ainda mais o alcance das nossas ações”, explica.

Se você teve algum de seus equipamentos danificados pela cheia, confira as dicas da professora Aline para recuperá-los: 

Divulgação/Univates

  • - é importante frisar que todos os eletroeletrônicos podem ser recuperados. Aqueles que possuem bateria exigem uma reparação maior, mas que não é impossível de ser realizada;

  • - antes de começar a limpar os equipamentos, certifique-se de desligá-los da tomada; 

  • - abra os eletroeletrônicos (não se esqueça de tirar fotos e organizar bem as peças removidas), limpando-os e secando-os muito bem. Utilize álcool isopropílico para ajudar na eficiência da limpeza. Produtos como limpa-contato ou óleo lubrificante desengripante multiuso (WD-40) podem ser usados para a finalização da limpeza, visto que previnem a oxidação dos equipamentos;

  • - feche os eletroeletrônicos com zelo e aguarde um dia para a secagem ser mais efetiva. Teste os equipamentos sem encostar neles, pois uma montagem errônea pode causar choques. Se, mesmo assim, os aparelhos continuarem não funcionando, encaminhe-os para a assistência técnica.

Divulgação/Univates

“Por meio da ação que estamos realizando, podemos mostrar aos atingidos que nem tudo está perdido” 

Daniel Neves, presidente do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação, é um dos voluntários que está participando do projeto de limpeza de equipamentos. Para ele, “estar envolvido em atividades como essas é muito significativo, já que elas impactam diretamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes”. 

Neves também destaca a importância social das ações. “Por meio do que estamos realizando, podemos trazer um pouco de esperança aos atingidos e mostrar a eles que nem tudo está perdido. O projeto nos faz desenvolver empatia com as pessoas da comunidade e sentir na pele como é estar do lado afetado”, reflete. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar