Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade do Vale do Taquari - Univates estão auxiliando na limpeza técnica de eletroeletrônicos danificados pela cheia do rio Taquari. Desde os primeiros dias após a cheia, estudantes e professores utilizam as redes sociais para disseminar informações a respeito do que fazer para recuperar e/ou limpar os equipamentos.
Na semana passada, foram promovidas oficinas integradas de abertura, limpeza e fechamento de equipamentos. A coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Aline Thaís Kafer, diz que os alunos aproveitaram as aulas para aplicar seus conhecimentos e contribuir com a comunidade local afetada.
Nesta semana, Aline comenta que será lançada a primeira edição de um curso voltado à capacitação em recuperação e limpeza de eletroeletrônicos. A atividade, aberta a todos os interessados, ocorrerá de forma gratuita. A ideia é habilitar as pessoas que não são da área para que elas também consigam ajudar na limpeza técnica. Assim, poderemos ampliar ainda mais o alcance das nossas ações, explica.
Se você teve algum de seus equipamentos danificados pela cheia, confira as dicas da professora Aline para recuperá-los:
-
- é importante frisar que todos os eletroeletrônicos podem ser recuperados. Aqueles que possuem bateria exigem uma reparação maior, mas que não é impossível de ser realizada;
-
- antes de começar a limpar os equipamentos, certifique-se de desligá-los da tomada;
-
- abra os eletroeletrônicos (não se esqueça de tirar fotos e organizar bem as peças removidas), limpando-os e secando-os muito bem. Utilize álcool isopropílico para ajudar na eficiência da limpeza. Produtos como limpa-contato ou óleo lubrificante desengripante multiuso (WD-40) podem ser usados para a finalização da limpeza, visto que previnem a oxidação dos equipamentos;
-
- feche os eletroeletrônicos com zelo e aguarde um dia para a secagem ser mais efetiva. Teste os equipamentos sem encostar neles, pois uma montagem errônea pode causar choques. Se, mesmo assim, os aparelhos continuarem não funcionando, encaminhe-os para a assistência técnica.
Por meio da ação que estamos realizando, podemos mostrar aos atingidos que nem tudo está perdido
Daniel Neves, presidente do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação, é um dos voluntários que está participando do projeto de limpeza de equipamentos. Para ele, estar envolvido em atividades como essas é muito significativo, já que elas impactam diretamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Neves também destaca a importância social das ações. Por meio do que estamos realizando, podemos trazer um pouco de esperança aos atingidos e mostrar a eles que nem tudo está perdido. O projeto nos faz desenvolver empatia com as pessoas da comunidade e sentir na pele como é estar do lado afetado, reflete.