Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Equipe da Univates realiza pesquisa no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

Por Lucas George Wendt

Postado em 26/09/2023 13:50:57


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

No início de setembro, uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates esteve no Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Composto por quatro laboratórios, o CNPEM é o maior investimento em ciência e tecnologia no Brasil, localizado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo. 

A estrutura de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Divulgação/Acervo pessoal

Estiveram na visita o professor doutor Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, coordenador do Laboratório de Bioinformática e Bioquímica de Proteínas (LabPro), duas estudantes de doutorado ‒ Ana Micaela Camini e Débora Bublitz Anton ‒ e o pós-doutorando Jeferson Camargo de Lima, todos vinculados ao LabPro. Um dos objetivos da visita foi a coleta de dados para o trabalho da doutoranda Débora, do PPGBiotec.

Divulgação/Acervo pessoal

“Por meio do projeto ‘Crystallography and Structural Characterization of MPro from SARS-CoV-2 associated with different ligands’, tivemos a oportunidade de conhecer o Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron no mundo, o qual permite a investigação da composição e estrutura de diferentes tipos de materiais”, explica Débora. “Foi uma experiência incrível estar em uma das maiores e mais complexas infraestruturas científicas do Brasil, e estou ansiosa para compartilhar os resultados que obteremos a partir dos dados coletados”, informa. 

Segundo Timmers, “a possibilidade de realizar as pesquisas no Sirius permite que novas linhas de pesquisa possam ser desenvolvidas na Instituição, bem como a ida ao Sirius começa a dar visibilidade à Univates no cenário das pesquisas em biologia estrutural”.

Divulgação/Univates

LabPro 

Timmers explica que todos os projetos desenvolvidos no Laboratório de Bioinformática e Bioquímica de Proteínas envolvem metodologias computacionais (bioinformática) e experimentais para a melhor compreensão de processos biológicos. “Como exemplos de contribuição de alguns projetos para a área de Biotecnologia e Ciências Médicas está a proposição de metodologias para a identificação de candidatos a fármacos para covid-19 e H. pylori, e, na área ambiental, o projeto voltado para a identificação de proteínas com potencial para degradar plástico”, detalha. O Laboratório conta com colaborações de diferentes instituições, sendo elas: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade da Carolina do Norte (EUA), Universidade de Stony Brook (EUA) e Universidade de Tübingen (Alemanha). 

CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fomenta a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de alta performance na América Latina, nas áreas de ciência dos materiais, biociências, nanotecnologia e bioenergia. Pesquisadores do Brasil e do exterior utilizam as sofisticadas instalações de pesquisa dos laboratórios nacionais do CNPEM para realizar experimentos impraticáveis em suas instituições de origem. O Centro também qualifica recursos humanos voltados à Pesquisa & Desenvolvimento em complexas técnicas laboratoriais que integram suas instalações abertas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar