Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Técnicos

Diplomados pela Univates, novos professores dos cursos técnicos encontram realização profissional na docência

Por Lais Pontin Matos

Postado em 09/10/2023 10:44:10


Compartilhe

Todas as vezes em que os novos professores Mateus Roveda e Manuela Teixeira Schneider, do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, estão em sala de aula, eles sentem que conseguem utilizar a educação para transformar parte da vida de seus alunos. Transmitindo informações relacionadas ao mercado de trabalho, os professores tornam-se facilitadores do aprendizado, inspirando, orientando e capacitando os estudantes a explorarem todo o seu potencial. Diplomados pela Univates, tanto Mateus quanto Manuela alimentam a paixão por ensinar (e também por aprender, já que o processo é bidirecional). 

Divulgação Univates/Letícia Porn

Mateus Roveda é professor dos cursos técnicos da área de Informática.

Diplomado em Engenharia de Software pela Univates, Roveda foi convidado para atuar como tutor do CRIE_TI na Instituição em 2022 e, durante o primeiro semestre de 2023, também lecionou conteúdos relacionados à tecnologia da informação para duas turmas de Jovens Aprendizes do CEP. No mês de julho, tornou-se professor dos cursos técnicos da área de Informática.

O docente comenta que as oportunidades que teve até agora na área do ensino foram únicas. “É muito satisfatório poder ministrar aulas para quem está ingressando no mundo do trabalho, como no caso dos jovens aprendizes, e também para as pessoas que estão buscando se profissionalizar por meio da realização de cursos técnicos”. Roveda destaca que procura trazer para suas aulas exemplos práticos do cotidiano do trabalho, pois entende que, hoje em dia, as competências emocionais de um profissional são tão importantes quanto suas habilidades técnicas.

Ao falar em habilidades emocionais, o engenheiro de software afirma que seus alunos foram os responsáveis por lhe ensinar a mais importante delas: a capacidade de se conectar emocionalmente com as experiências, os sentimentos e as perspectivas das outras pessoas. “Mesmo tendo pouco tempo de sala de aula, já percebo o quão gratificante é acompanhar a evolução dos estudantes, vê-los sendo promovidos e contando sobre as funções que desempenham em seus trabalhos”, pontua.

Mateus comenta que sente-se feliz ao acompanhar a evolução de seus estudantes.

Divulgação/Acervo Pessoal

Antes de se graduar como designer de moda pela Univates, Manuela teve uma breve passagem pelo curso de Letras. Durante um período, ela foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e, junto com outros colegas, pôde lecionar em uma escola de Ensino Fundamental.

A vida acabou levando a diplomada para outros caminhos ‒ nos quais ela se deparou com vários cursos na área de consultoria de imagem e o início de um mestrado em Marketing em uma universidade portuguesa. Recentemente, no entanto, Manuela voltou a atuar como professora, desta vez no curso Técnico em Modelagem do Vestuário ofertado pela Univates.

Divulgação/Acervo Pessoal

Manuela Teixeira é professora do curso técnico em Modelagem do Vestuário.

A designer de moda não esconde a felicidade que sente por voltar a exercer o ofício que sempre fez seus olhos brilharem. “Para mim, lecionar é a oportunidade de retribuir tudo o que aprendi na Universidade e com minhas experiências. É gratificante poder inspirar os alunos com as realidades que vivi. Quando iniciei o mestrado, já pensava na possibilidade de conciliar minha profissão de consultora de imagem com a docência. Meu desejo acabou se concretizando antes do esperado”, explica.

Manuela conta que chegou a se emocionar quando seus alunos realizaram a apresentação dos trabalhos finais da disciplina que ela ministrou no semestre passado. “Foi ali que eu percebi que tudo o que havia ensinado até então tinha valido a pena. Os resultados desses trabalhos mostraram a evolução dos estudantes e o quanto eles são capazes. Algumas alunas, inclusive, já estão abrindo suas empresas de moda e vendendo peças que criaram em sala de aula”, relata, orgulhosa.

CEP completa 25 anos em 2023

Em 2023, o CEP completa 25 anos. Desde sua fundação, em 1998, o Centro oferece 21 opções de cursos, que objetivam capacitar todos que desejam iniciar carreiras profissionais ou promover mudanças e avanços em suas trajetórias de trabalho.

Na opinião de Roveda, “o CEP é fundamental tanto para a Instituição como também para as pessoas que realizam seus cursos. Ele proporciona uma profissionalização rápida e um ingresso imediato no mercado de trabalho. Como professor, me sinto honrado em fazer parte de um grupo repleto de colegas dedicados e comprometidos com as vivências e as jornadas dos alunos”.

Para Manuela, o CEP também “é uma peça vital para a Univates, principalmente porque se caracteriza como uma porta de entrada para os estudantes que querem aprender sobre uma área específica que os diferencie no mercado de trabalho”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar