A Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa, para celebrar o Dia da Ciência, comemorado em 16 de outubro no Brasil, realizará, na sexta-feira, 20, e no sábado, 21, uma ação voltada às escolas do município e à comunidade em geral. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades que participarão da ação.
A programação
No dia 20 de outubro, às 19h30min, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), será realizado o painel de discussão Ciência, Biotecnologia e Sustentabilidade, no qual o paleontólogo e doutor em Geologia Rodrigo do Monte Guerra, o mestrando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Angelo Luiz Angonezi e o doutorando em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais e empresário do Beigrupo, Valdecir Ferrari, falarão sobre suas áreas de atuação, desafios, oportunidades, ligações com a ciência e tecnologia e também contarão suas experiências.
No dia 21, o evento Museu na Rua Coberta contará com a colaboração de parceiros, incluindo o Museu de Ciências (MCN) da Univates, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Ufrgs e o Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As entidades estarão presentes ao longo do dia, das 9h às 17h, na rua Coberta. Durante o evento, haverá uma variada mostra de exposições interativas sobre ciências naturais, abordando temas como biologia, geologia, ecologia e outros aspectos do mundo natural. O público terá a oportunidade de participar de atividades educativas e interativas.
A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento não terá intervalo ao meio-dia. Participar do Dia da Ciência representa uma valiosa chance para a comunidade ampliar seus conhecimentos em diversas áreas do saber. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa, pelo telefone (54) 3433-2969.
Saiba mais sobre o Museu de Ciências da Univates
O MCN objetiva produzir conhecimento científico sobre aspectos ambientais, priorizando as dinâmicas regionais, e ser espaço para divulgação e educação científica. A participação em eventos em diferentes localidades é uma forma de o Museu fomentar a difusão do conhecimento científico. O Museu de Ciências tem 22 anos de atividades. O espaço recebeu, ao longo dos anos, mais de cem mil visitantes, que puderam aprender mais sobre ciências em seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari.
Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica, evolução de biomas e zoologia).
Empréstimo de itens do Museu de Ciências
O MCN disponibiliza exposições itinerantes, que podem ser levadas para diferentes locais na condição de empréstimo. A prática é uma oportunidade de o Museu contribuir para a aquisição de conhecimento ambiental e da história regional pelo público escolar e a comunidade em geral do Vale do Taquari e de outras regiões.
Para solicitar o empréstimo de itens do MCN é necessário preencher um formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu, no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o MCN pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.