Um projeto idealizado pelas professoras Maria Claudete Schorr e Grasiela Kieling Bublitz, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, durante uma formação realizada pelo Consórcio Sthem Brasil - Consórcio de IES Brasileiras e Programa Acadêmico e Profissional para as Américas Laspau, afiliado à Universidade de Harvard, foi selecionado para receber verba para desenvolvimento. A iniciativa passou, recentemente, a ser aplicada em Lajeado, e já apresenta os primeiros resultados.
O projeto educativo tem como objetivo conscientizar sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico e está sendo desenvolvido na Univates contemplando jovens meninas do Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina - Lar da Menina - Slan, por meio de uma parceria com a Liga de Pneumologia do curso de Medicina da Universidade. Em torno de duas dezenas de crianças e jovens participam das atividades.
O protótipo robótico desenvolvido pelas estudantes, dispositivo que permite uma experiência mais realista e impactante ao demonstrar os efeitos prejudiciais que a inalação da fumaça do cigarro eletrônico pode causar aos pulmões, foi apresentado como um dos projetos na 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e 12ª Feira de Ciências Univates, eventos que incentivam a pesquisa e a construção de conhecimento entre crianças e jovens do RS. As atividades aconteceram entre os dias 19 e 20 de outubro.
Os kits desenvolvidos e apresentados pelas meninas na Feira de Ciências foram doados pela Universidade ao Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina e poderão ser usados para atividades educativas.
Saiba mais
O projeto das docentes foi o único do Sul do Brasil a ser contemplado. A ideia de ação apresentada pela dupla de professoras da Univates também é integrada pelos docentes Luciele Martins Gonçalves Descovi e Audrei Pavanello. Foi desenvolvido em conjunto por três Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil: Faccat, Unicesumar e Univates. O público abrangido na proposta dos docentes são alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Claras (Três Coroas/RS), Lar da Menina (Lajeado/RS) e Instituto Nacional de Maringá (Maringá/PR). O Sthem é patrocinado pela Boeing, o que possibilitará o recebimento de verba por todos os projetos aprovados para a compra de 10 kits para a construção dos protótipos.
Cidades
Neste ano, também participaram da Feira de Ciências estudantes de escolas de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Capitão, Caxias do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Esteio, Estrela, Feliz, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Monte Belo do Sul, Montenegro, Nova Bréscia, Nova Hartz, Pareci Novo, Portão, Porto Alegre, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, São Bonifácio, São Sebastião do Caí, Teutônia, Tramandaí, Travesseiro e Venâncio Aires. As atividades acontecem no Complexo Esportivo da Univates e são abertas à comunidade.
Realização
A realização das Feiras é da Univates, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Ensino (PPGEnsino) da Univates. Mais informações sobre a 5ª Feira Estadual de Ciências Univates e a 12ª Feira de Ciências Univates podem ser obtidas no site univates.br/evento/feira-de-ciencias, pelos e-mails feiradeciencias@univates.br ou eventos@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944.