A 22ª edição da Feira de Cursos da Universidade do Vale do Taquari - Univates atraiu mais de 6 mil pessoas para o campus em Lajeado. O evento foi realizado na quarta-feira, 25, e contou com a participação de alunos de mais de 300 escolas de cidades de todo o Rio Grande do Sul. Esta foi uma edição com recorde de inscritos e de visitantes à Instituição. Durante a manhã participaram mais de 4 mil pessoas e à noite foram mais de 2,1 mil.
Mais uma vez, a Feira de Cursos apresentou uma programação diversificada, composta por atividades organizadas pelos cursos de graduação presenciais, de Educação a Distância (EAD) e pelos cursos técnicos da Instituição. Foram mais de 60 atividades interativas distribuídas em salas de aula, laboratórios, no Complexo Esportivo e no Teatro Univates. Com o tema Um Portal para o Seu Futuro, o evento promoveu momentos de integração, autoconhecimento e diversão para os visitantes.
Sophia Carlotto tem interesse em cursar Biomedicina e participou da Feira durante a manhã, com os colegas do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado. À noite voltou ao campus acompanhada da mãe Suh Matiazi Santos, que aproveitou para conhecer a estrutura do curso de Gastronomia. "Achei muito interessante e acredito que as atividades vão agregar muito para o futuro da minha filha, para o meu e para todos que participam da Feira", afirma.
Lucas Kroth, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, de Passo do Sobrado, queria conhecer o curso de Psicologia da Univates e ficou surpreso com a estrutura do campus. "A Universidade é muito maior do que eu pensava e isso me instigou a conhecer novas possibilidades de cursos. A experiência foi muito boa!", destaca.
Abrangência
Os municípios de Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Estrela e Bento Gonçalves tiveram o maior número de participantes nesta edição do evento, totalizando mais de 3,1 mil inscritos. Também estiveram presentes alunos e professores de escolas de Teutônia, Montenegro, Arroio do Meio, Roca Sales, Garibaldi, Anta Gorda, Dois Lajeados, Pouso Novo, Taquari, Barros Cassal, Soledade, Paverama, Ilópolis, Rio Pardo, Muçum, Encantado, Porto Alegre e Vera Cruz, entre outros municípios.
Bora pra cima 3ºão
Já na chegada, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio receberam uma pulseira vip para participar de uma ação exclusiva no Teatro Univates. Lá, alguns foram selecionados para vivenciar uma experiência de formatura usando toga e capelo, com a presença da reitora da Univates, professora Evania Schneider, durante a manhã, e da youtuber Débora Aladim, que bateu um papo com os estudantes. À noite, a celebração da formatura contou com a participação da vice-reitora, professora Fernanda Storck Pinheiro.
Débora Aladim
Com mais de 200 milhões de visualizações no Youtube, Débora Aladim é dona de um dos maiores canais dedicados à Educação no Brasil. A educadora tem 43 milhões de curtidas em seus vídeos no Tik Tok e 6 milhões de seguidores em diferentes redes sociais. Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, a youtuber esteve com os estudantes de Ensino Médio do 3º para uma conversa sobre escolha da carreira profissional, perspectivas sobre provas de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da importância do preparo emocional para lidar com as dúvidas que podem surgir neste período.
Relevância institucional
A Feira de Cursos é o maior evento institucional. Hoje, aqui na Univates, estamos extremamente felizes por receber um grande número de estudantes do Ensino Médio. Esta ocasião é particularmente significativa, pois oferece para eles a oportunidade de explorar diversas profissões e refletir sobre suas futuras carreiras. Os alunos têm a chance de interagir com outros que já estão matriculados no Ensino Superior, bem como de dialogar com professores e coordenadores de cursos. Além disso, eles podem participar de várias oficinas, esclarece a reitora da Univates, professora Evania Schneider.
Compreendemos que este é um momento fundamental na vida desses jovens, uma fase desafiadora em que tomar decisões sobre o futuro não é tarefa simples. Estamos comprometidos em auxiliá-los a pensar sobre suas trajetórias profissionais e a fazer escolhas bem fundamentadas. Portanto, é motivo de grande satisfação receber mais de 6.500 estudantes do Ensino Médio neste dia, destaca a reitora Nossa instituição desempenha um papel importante ao proporcionar essa experiência e a interação com o campus, e agradecemos às escolas que confiam em nosso trabalho ao enviar seus alunos para nos conhecer.
O gerente de Comunicação e Marketing da Univates, Daniel Wallerius, afirma que a Feira de Cursos é um dia muito especial porque envolve todas as pessoas que circulam pela Univates diariamente, desde professores e técnico-administrativos até estudantes. "Neste ano, especialmente, a presença do público superou nossas expectativas. Também percebemos que os visitantes interagiram com as atividades, aproveitaram todas as atrações e deram feedbacks muito positivos sobre o que viram e experimentaram no campus. Isso é resultado de uma preocupação que tivemos em desenhar um caminho para que as pessoas conhecessem o campus e os cursos em sua totalidade", explica.
Organização
Ao todo, mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na organização, entre técnicos-administrativos de diversos setores, professores e estudantes da Univates. Este evento representa o resultado de um trabalho intenso, e é gratificante perceber que as pessoas chegaram, desfrutaram do evento e saíram satisfeitas. Nosso objetivo é encantar os visitantes e mostrar o que a Univates tem a oferecer, explica um dos coordenadores do evento, Douglas Cristiano Cadore. Desde o início do ano, em abril ou maio, começamos a nos movimentar em direção à Feira de Cursos, definindo o conceito e trabalhando nos mínimos detalhes.
Feira de Cursos ao longo do tempo
A Feira de Cursos é realizada desde 2001 na Univates, e se configura como um importante instrumento de interação da Universidade com as escolas de diferentes regiões. Estima-se que o evento tenha superado os 60 mil participantes ao longo das diferentes edições.
2023 = 6,1 mil participantes / 309 escolas
2022 = 5 mil participantes / 210 escolas
2021 = 1,4 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2020 = 1,5 mil participantes (edição on-line devido à pandemia) / escolas não contabilizadas
2019 = 3,5 mil participantes / 159 escolas
2018 = 3,5 mil participantes / 140 escolas
2017 = 2,1 mil participantes / 138 escolas
2016 = 5 mil participantes / 111 escolas
2015 = 3,7 mil participantes / 120 escolas
2014 = 5 mil participantes / 99 escolas
2013 = 4,2 mil participantes / 78 escolas
2012 = 3,1 mil participantes / 78 escolas
2011 = 2,7 mil participantes / 44 escolas
2010 = 2,5 mil participantes / 44 escolas
2009 = 2,9 mil participantes / 38 escolas
2008 = 2,2 mil participantes / 44 escolas
2007 = 2,1 mil participantes / 34 escolas
2006 = 2,5 mil participantes / 28 escolas
2004 = 1 mil participantes / 23 escolas
Os anos de 2001, 2002 e 2003 também tiveram Feiras de Cursos, porém o número de participantes não foi contabilizado ou não foi registrado.