Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa

Professores participam do 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) em Brasília

Por Lais Pontin Matos

Postado em 27/10/2023 08:35:00


Compartilhe

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, aconteceu em Brasília o 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). A coordenadora dos cursos superiores de tecnologia a distância, Fernanda Sindelar, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Bruno Teixeira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, e a pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e Biotecnologia (PPGBiotec), Júlia Elisabete Barden, estiveram no evento representando a Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Divulgação/Acervo Pessoal

Professores Júlia Barden, Fernanda Sindelar e Carlos Cyrne estiveram no 7º EBPC em Brasília.

Realizado pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) e com coordenação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o 7º EBPC teve como tema “Sustentabilidade no Cooperativismo: Competitividade, Inovação e Diversidade”. O Encontro reuniu pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação e elaboradores de políticas públicas interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo. Durante o evento, ocorreram palestras sobre assuntos como governança ambiental, social e corporativa, empreendedorismo e inovação, compliance e práticas do cooperativismo.

Fernanda e Bruno participaram do Encontro pela primeira vez. A professora destaca que “estar presente em um evento deste porte traz prestígio e reconhecimento à Instituição, já que podemos mostrar as pesquisas que desenvolvemos aqui. Também é uma oportunidade para realizarmos networking, estabelecermos relações com pesquisadores de outras regiões do Brasil e conhecermos os temas que mais estão sendo discutidos na área do cooperativismo atualmente”.

Para Bruno, “nossa participação no EBPC também beneficia os alunos, pois podemos compartilhar com eles os debates e as pesquisas científicas produzidas no Brasil e no mundo”.

Artigo escrito por docente em parceria com outros pesquisadores foi eleito como o melhor do eixo temático Governança e Gestão

Divulgação/Acerco Pessoal

Artigo escrito por docente em parceria com outros pesquisadores foi eleito como o melhor do eixo temático Governança e Gestão.

Neste ano, o evento recebeu 117 submissões de trabalhos de 322 autores nos eixos temáticos Contabilidade, Finanças e Desempenho, Educação, Inovação e Diversidade, Governança e Gestão, Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo e Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Escrito por Bruno em parceria com outros três pesquisadores (Luís Felipe Orsatto, Caroline Orth e Clea Beatriz Macagnan), o artigo “Disclosure das Práticas de Sustentabilidade e o Desempenho Financeiro das Cooperativas de Crédito” foi eleito como o melhor do eixo Governança e Gestão.

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores procurou analisar se há relação entre o nível de divulgação das práticas de sustentabilidade e o desempenho financeiro das cooperativas de crédito da Alemanha, do Brasil, da Espanha e de Portugal. Os resultados indicaram que as cooperativas que mais divulgam suas práticas de sustentabilidade têm maior retorno sobre seus ativos. Constatou-se que as organizações brasileiras divulgam suas iniciativas sustentáveis, mas não tanto quanto as empresas alemãs e espanholas.

Durante o evento, Fernanda também apresentou o artigo “As Cooperativas e a Promoção do Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo Exploratório”, fruto do projeto de pesquisa coordenado pela professora Júlia Elisabete Barden e integrado pelo professor Carlos Cyrne.

Vale mencionar que o Sistema OCB custeou passagens áereas e hospedagem para os autores dos 50 melhores trabalhos. As pesquisas desenvolvidas por Fernanda e Bruno se destacaram e, por isso, os professores receberam incentivos para participar do evento. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar