Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Estudo & Debate é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis.
DIN MICA DO CRÉDITO E ESTRATÉGIAS BANCÁRIAS EM UBERL NDIA-MG NO PERÍODO 2002-2019
Vanessa da Costa Val Munhoz, Eduardo Oliveira de Paula
ENFORCEMENT NO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE O COMPONENTE DO ESTADO DA BAHIA
Ana Fernanda de Borja Gonçalves Dantas, Ana Rita Silva Sacramento, Denise Ribeiro de Almeida, Fabiano Maury Raupp
ANÁLISE ESPACIAL DA β-CONVERGÊNCIA ABSOLUTA DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA PARCIAL DA TERRA PARA AS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS (1990-2020)
Luzia Aparecida Antunes, Alysson Luiz Stege
DETERMINANDO AS CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL
Fábio Lúcio Rodrigues, Camila Escobar
TRIBUTAÇÃO SOBRE AS VENDAS E SUA ABORDAGEM NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO 2007-2021
Bernardo Falavigna Santinon, Alex Eckert, Marina Benato
CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA
James Amorim Araújo, Luiza Pereira Borges, Anderson Oliveira Lima
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UM ESTUDO DA PRÁTICA NA ÁREA DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
Mônica Manica Fraporti, Patricia Inês Schwantz, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Daniela Mueller de Lara
ANÁLISE COMPARATIVA DAS RELAÇÕES DE RISCO E RETORNO ENTRE OS SEGMENTOS NOVO MERCADO, NÍVEL 1 E NÍVEL 2 DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Douglas Perotoni Alves, Helberte João França Almeida, Rafael Jasper Feltrin
DESIGUALDADE DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS PELO ÍNDICE DE THEIL-T
Angelo Antonio Paula da Cunha
A GOVERNANÇA COLABORATIVA E A E-GOVERNANCE NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DOS 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES
Ireneu de Oliveira Mendes, Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Viviana Acúrcio Andrade, Alexandre Dias Carreiro Santos Serra
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.