A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está passando por um processo de modernização, liderado pelo professor Anderson de Almeida Barros, atual vice-reitor da instituição. Um grupo de trabalho coordenado por ele está empenhado em modelar e padronizar processos na rede estadual de Ensino Superior de Alagoas. Na última semana, a Uneal realizou uma visita ao Rio Grande do Sul para conhecer instituições atuantes em diferentes áreas. Durante a agenda, os representantes da Instituição buscaram compreender de perto algumas realidades acadêmicas, estudando parcerias e compartilhando experiências com organizações do Sul.
Na terça-feira, 7, a delegação visitou a Solis, seguida de uma reunião na Universidade do Vale do Taquari - Univates com a reitora, professora Evânia Schneider, e o diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Willig. Durante a tarde, a equipe da Uneal teve encontros em diferentes setores da Univates, incluindo a Biblioteca, com o analista de TI Willian Valmorbida, a Secretaria Geral, representada pela coordenadora Diana Schnorrenberger, e o setor de Tecnologia da Informação, com a participação do gerente Paulo Roberto Mallmann e do coordenador Juarez Santana Fracalossi Júnior.
A visita à Univates foi conduzida por Paulo Koetz, representante da empresa Solis, que mediou troca de informações e experiências entre as instituições. Fundada em 2003, vinculada à Univates, a Solis é uma empresa lajeadense que implementa e desenvolve soluções tecnológicas para os mais variados setores da academia, saúde, indústria, comércio e serviços. A empresa também é a desenvolvedora do software Gnuteca, usado pela Biblioteca Univates.
Os representantes da Uneal estiveram na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), onde trocaram experiências e exploraram práticas acadêmicas locais.