Uma equipe de cinco profissionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates, composta pelas educadoras Grasiela Kieling Bublitz, Silvane Fensterseifer Isse, Fabiane Olegário, Cátia Viviane Gonçalves e pela coordenadora administrativa da APE - Assessoria Pedagógica Externa, Viviane Thewes Eckhardt, esteve em nova Mutum, em Mato Grosso, realizando um ciclo de compartilhamento de conhecimento e experiências com educadores da rede municipal de Ensino.
Entre os dias 7 e 9 de novembro elas conduziram uma série de eventos abrangendo boas práticas, promovendo a troca de saberes e destacando as iniciativas de sucesso implementadas ao longo do ano de 2023 pelas equipes da cidade mato-grossense. O principal destaque dos dias de trabalho da equipe da Univates em Nova Mutum foi a realização do evento Seminário de Boas Práticas, no qual mais de 170 trabalhos educacionais foram apresentados por professores da região, com a participação de escolas que vão desde a educação infantil até o sexto ano do Ensino Fundamental.
O evento teve como objetivo promover a interação entre educadores, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo. As práticas compartilhadas estão vinculadas aos diferentes projetos promovidos pela rede municipal. Com intuito de formalizar e registrar os trabalhos, estes serão publicados no segundo e-book de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem da Rede Municipal de Nova Mutum. A intenção é dar visibilidade às estratégias educacionais dos profissionais da rede, promovendo o protagonismo do educador, a exemplo do que foi feito em 2022, quando um primeiro e-book foi publicado.
No segundo dia do evento, na quarta-feira (8), os professores tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas voltadas especificamente para o desenvolvimento profissional. As opções incluem vivências literárias, contação de histórias, experiências na natureza e abordagens inovadoras para linguagem e corporalidade.
Para finalizar a programação, no dia 9, os professores do primeiro ano tiveram a oportunidade de participar de oficinas sobre consciência fonológica e alfabetização, com um foco especial na área da linguagem.