Com informações da Acil Lajeado
Na manhã de quinta-feira, 16 de novembro, mais de 430 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de cinco escolas de Lajeado lotaram o Auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates para prestigiar a 14ª edição do Seminário Ambiental da Ação Viva o Taquari-Antas Vivo.
O evento, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por meio da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, contou com exposições do assessor da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Primeiro-Tenente Dionatan Iran dos Santos, da representante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado, Gabriela Roehrs, e da responsável técnica do Unianálises, Júlia Spellmeier Tischer.
Na abertura do Seminário, o coordenador da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, reforçou a necessidade de os estudantes cuidarem do meio ambiente. Ele destacou a importância do trabalho de conscientização e afirmou que os jovens são responsáveis pela construção de um futuro mais sustentável.
Santos, que estava representando a Marinha do Brasil, apresentou a palestra intitulada Amazônia Azul. Durante sua exposição, o Primeiro-Tenente falou sobre as ações tomadas pela Marinha para preservar o território marítimo brasileiro. Só podemos dizer que algo é nosso quando cumprimos dois requisitos: o primeiro deles é conhecer, precisamos ter conhecimento do que nos pertence. O segundo é defender, proteger de danos e resguardar o que é nosso. Esse é o papel da Marinha do Brasil e dos brasileiros: manter a soberania do que nos pertence, frisou.
Gabriela apresentou aos estudantes o projeto Nossos Rios, cujo objetivo é promover ações para melhorar a qualidade das águas dos rios de Lajeado e conscientizar a população sobre a importância de rios e arroios. Além do estudo sobre a qualidade das águas, nosso projeto também realiza outras ações de conscientização, como o plantio de árvores e ações de limpeza nos mananciais, acrescentou a representante da Sema.
A responsável técnica do Unianálises falou sobre o trabalho realizado pelo Laboratório para estudar a qualidade das águas no Vale do Taquari. O objetivo do projeto Viver Cidades é analisar as características físicas, químicas e biológicas das águas de 12 arroios e 02 rios da região e apontar soluções com base nos diagnósticos detectados.
Ao final do Seminário, os palestrantes e a comissão organizadora parabenizaram as escolas pela participação no evento, enfatizando a importância de todos manterem-se sensíveis ao tema da educação ambiental.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.