De 6 a 8 de dezembro, o IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), o VIII Seminário Nacional do Pibid e o III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica serão sediados na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Com a realização do evento, Lajeado se tornará a sede do debate em torno da formação de professores em todo o Brasil, momento em que dezenas de autoridades educacionais e políticas estarão na cidade.
A programação completa, composta por mais de 100 atividades, pode ser conferida aqui. Cerca de 3.000 trabalhos serão apresentados, dentre comunicações científicas e relatos de experiência. Em torno de 90 minicursos/oficinas serão oferecidos aos participantes. Além disso, a programação do evento contará com o lançamento de 24 livros. Durante o evento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes contará um estande e representantes na Univates.
As atividades têm o objetivo de promover um espaço de diálogo entre professores da educação básica e professores do ensino superior, licenciandos, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação. Durante o evento acontece a reunião Ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica Forprofe-RS, com trabalhos retomados em 2023.
O evento já conta com mais de 7 mil inscritos, dos quais cerca de 1,8 mil estarão presencialmente no campus da Univates, em Lajeado. Nesta edição será discutido o tema Democracia e direitos humanos na formação docente: (re)construção das políticas educacionais. Todas as informações sobre o evento podem ser conferidas no link https://www.enalic.com.br/. Ou obtidas pelo e-mail enalic@portalrealize.com.br ou pelo telefone (83) 3322-3222, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo atendimento virtual no site do evento.
O IX Enalic se materializa na retomada presencial de um grande evento nacional das licenciaturas que coloca a formação de professores na centralidade. Será uma oportunidade de compartilhamento de experiências, vivências e pesquisas realizadas no âmbito da docência e da formação docente do nosso país, destaca a coordenadora institucional do evento, a professora doutora Cristiane Antonia Hauschild Johann.
Estamos organizando tudo com muito cuidado e afeto, aguardando ansiosamente todas as pessoas para viver esta experiência presencial ou on-line no Vale do Taquari. Será um momento de encontros e reencontros, de laços e abraços, expressando uma boa vibração tão necessária neste momento ao nosso Vale.
Aos que estarão presencialmente, nosso site informa possibilidade de contratar transfer do aeroporto de POA até a rede hoteleira da região, opções de passeios, restaurantes e bares na Univates e possibilidades de deslocamento em Lajeado. O evento tem QG no Centro Cultural Univates e atividades que ocorrem em diferentes espaços da instituição, desde o Prédio 1 ao Prédio 16. Sejam bem-vindas todas as pessoas participantes do evento!
Da programação, confira alguns destaques:
Programação do dia 6
Das 16h às 17h30min, no Teatro Univates - Momento Cultural e Mesa redonda 01: Práticas restaurativas na escola, com a participação da professora Priscila Hasstenteufel (Univates) e Jeferson Eduardo dos Santos (Diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, de Lajeado), como debatedores, e da professora Thaís Ludmila Ranieri (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), como mediadora.
19h às 20h, no Teatro Univates - Momento Cultural e Cerimônia de Abertura.
20h às 20h30min, no Teatro Univates - Cerimônia do Prêmio Paulo Freire Enalic 2023.
20h30min às 22h, no Teatro Univates - Conferência de Abertura: Democracia e direitos humanos na formação docente: (re)construção das políticas educacionais, com a participação do conferencista Daniel Cara (Universidade de São Paulo - USP) e da professora Cristiane Antonia Hauschild Johann (Univates), como mediadora.
Programação do dia 7
10h às 12h, no Teatro Univates - Mesa redonda 02: Liberdade para ensinar: o trabalho docente em contextos democráticos, tendo os professores Gabriel Grabowski (Universidade Feevale), Sérgio Franco (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs) e Beatriz Maria Eckert-Hoff (presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - Crub) como debatedores e a professora Ivanete da Rosa Silva de Oliveira (UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda), como mediadora.
14h às 16h, no Teatro Univates - Momento Cultural e Mesa redonda 03: Interfaces da Política de Formação de Professores, com a presença das debatedoras Leda Regina Bitencourt da Silva (Secretaria de Educação Básica - SEB/Ministério da Educação - MEC) e diretora Márcia Serra Ferreira (Capes) e do professor Nilson de Souza Cardoso (Universidade Estadual do Ceará - Uece) como mediador.
14h às 16h, no Auditório do Prédio 7 - Momento Cultural e Mesa redonda 04: Direitos humanos, inclusão e formação docente, com os debatedores professor Flávio Corsini Lirio (Universidade Federal de Roraima - UFRR) e professora Morgana Domênica Hattge (Univates) e do professor Rogério José Schuck (Univates) como mediador.
16h às 17h30min, no Teatro Univates - Mesa redonda 05: Sistema Nacional de Educação: qual integração e pacto interfederativos?, com os debatedores Roberto Wagner da Silva Rodrigues (Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino/MEC) e Maria Beatriz Luice (Ufrgs) e o mediador Sérgio Nunes Lopes (Univates).
16h às 18h, no Auditório do Prédio 7 - Mesa redonda 06: Diretrizes para a formação de professores e professoras, com os mediadores Nilson de Souza Cardoso (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - Anfope), Glória Ferro (Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Parfor Norte/ Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Universidade Federal do Piauí - UFPI) e Ligia Azalis (Movimentos Docentes) e do mediador Frederico Jorge Saad Guirra (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT).
19h às 21h, no Teatro Univates - Momento Cultural e Mesa redonda 07: Democracia e direitos humanos na formação docente: (re)construção das políticas educacionais, com a presença dos professores Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (Universidade Estadual Paulista - Unesp) e Roberto Leher (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) como debatedores e Jaqueline Rabelo de Lima (Uece) como mediadora.
Programação do dia 8
10h às 12h, no Teatro Univates - Movimento Pibid e Rp resiste.
10h às 12h, no auditório do Prédio 7 - Assembleia do Forpibid-rp com eleição da nova diretoria.
14h às 16h, no Teatro Univates - Momento Cultural e Mesa redonda 08: Diversidade e formação docente, com os debatedores Gersem Baniwa (Universidade de Brasília - UNB), Fernando Seffner (Ufrgs) e Rosane Cardoso (Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc), tendo como mediadora Eliana Ruth Silva Sousa (Universidade do Estado do Pará - Uepa).
16h às 18h, no Teatro Univates - Painel: Transformando a educação: experiências inovadoras do Pibid e Residência Pedagógica, com os debatedores Cárita da Silva Sampaio, Argemiro Midonês Bastos, Jean Santos Itacarambi e Melissa Spíndola Estevam, sob a mediação de Maria Cristina Góes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio).
19h às 21h, no Teatro Univates - Momento Cultural e Painel de Encerramento: O que teremos a reconstruir na formação de professores e professoras?, com os convidados Raquel Dias Araujo (vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Andes-SN), Caio Souza (Movimento Pibid e Rp Resiste), Cristiane Antonia Hauschild Johann (Forpibid-rp), Henri Luiz Fuchs (Anfope), Sérgio Roberto Kieling Franco (Associação das Escolas Superiores para a Formação Docente - Aesufope), Glória Ferro (Forparfor), Joana Pires Mayer (Diretório Central dos Estudantes - DCE/Univates), Lueli Nogueira Duarte e Silva (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras - Forumdir) e Maria Beatriz Luice (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd).
21h às 22h, no Teatro Univates - Encerramento.