Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cultura, Música

Corais compartilham palco do Teatro Univates em apresentação inédita na região

Por Lucas George Wendt

Postado em 28/11/2023 11:04:28


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Lucas George Wendt

O Teatro Univates foi palco de uma experiência cultural na segunda-feira, 6 de novembro, reunindo corais de 13 cidades da região em uma apresentação inédita. O evento foi realizado antes da palestra magna da abertura do CRIE Conexões proferida pela Monja Coen Roshi, zen budista brasileira seguida por milhões nas redes sociais, transmitida ao vivo para vários auditórios no campus da Universidade. Cerca de 2 mil pessoas assistiram a apresentação. O evento teve como anfitrião o Vocal Univates, coro da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Um dos destaques da noite foi a apresentação coletiva de aproximadamente 250 coralistas, representando grupos vocais das cidades de Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Westfália, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Taquari, Santa Clara do Sul, Imigrante e Travesseiro. O momento, marcante, reuniu vozes de diferentes comunidades em uma harmonia única, encantando o público presente.

O maestro Martin Altevogt, responsável pela organização do evento, expressou sua emoção diante do espetáculo, descrevendo-o como um exemplo de mobilização cultural. "Um coro com 250 vozes é raro, e o Vale mostrou que é possível. Só tenho a agradecer à Univates pela oportunidade e aos coros por terem entendido a importância desse momento", afirmou o maestro.

Altevogt destaca que, dos 19 coros convidados, 13 aceitaram o desafio. “Em setembro os coros iniciaram o ensaio das três canções com os seus regentes a partir de material, partituras e áudios de estudo fornecidos. Também foi realizado um ensaio geral, que aconteceu dia 27 de outubro, para a abertura (surpresa) do Crie Conexões 2023, no dia 6 de novembro”. 

“A própria Monja Coen citou o grande coral durante sua fala como algo que demonstra o poder da mobilização das pessoas em prol de algo saudável, culturalmente marcante e como experiência de vida, algo que toca a quem participa tanto quanto a quem assiste. Inúmeras pessoas presentes na plateia o descreveram como emocionante e impactante”, relata o maestro. 

Olhando para o futuro, Altevogt expressou o desejo de repetir essa ação, especialmente em 2024, quando se celebram os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, sendo o canto coral uma das expressões culturais mais distintamente associadas às comunidades de imigrantes alemãs.  

Além disso, o maestro aproveitou para destacar Teutônia como a cidade com o título de Capital Nacional do Canto Coral desde 2017, enfatizando o papel relevante do canto coral para a educação, para a vida e a harmonia entre mentes, vozes e corações.

Confira os coros que participaram da ação 

1. Vocal Univates - Lajeado

2. Coral Municipal de Teutônia  

3. Coral Municipal de Arroio do Meio 

4. Coro Vida e Canto - Encantado

5. Coral Municipal de Muçum 

6. Coral Municipal de Westfália 

7. Coral Municipal de Poço das Antas 

8. Coral Municipal de Fazenda Vilanova 

9. Coral Municipal de Cruzeiro do Sul 

10. Coral AABB de Taquari 

11. Coral de Santa Clara do Sul 

12. Coral Municipal de Imigrante 

13. Coral Novo Brilho - Travesseiro

Pietra Darde

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar