Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência

Pesquisador da Univates embarca para Antártica em expedição científica

Por Lucas George Wendt

Postado em 28/11/2023 11:04:28


Compartilhe

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Artur Dullius

O professor e pesquisador na Universidade do Vale do Taquari - Univates André Jasper embarcou, no último dia 23 de novembro, em uma missão científica à Antártica como parte do projeto Paleoantar do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e do projeto Paleoclima da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.  

O pesquisador retorna ao continente exatamente 30 anos após a primeira  expedição ao local, realizada em 1993, quando era Bolsista de Iniciação Científica. Jasper, que trabalha com os temas da Paleobotânica e Paleoambientes, lidera o laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates, e é vinculado aos cursos de Ciências Biológicas e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

Divulgação

A expedição, denominada Operantar 42, tem como foco a coleta de fósseis de plantas na Ilha James Ross, visando estudos que contribuirão para o avanço da ciência e também para aprimorar o entendimento sobre as paleofloras de Gondwana (grande continente que incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul) e o impacto dos paleoincêndios vegetacionais no Cretáceo.

Lucas George Wendt

Jasper destaca que um dos objetivos da expedição é estimular futuros pesquisadores e estudantes. Durante sua permanência na Antártica, que se estenderá de 23 de novembro de 2023 a 27 de janeiro de 2024, o pesquisador estará acampado na Ilha James Ross com um grupo de cientistas de diferentes instituições do Brasil. 

Saiba mais sobre as pesquisas em paleobotânica realizadas na Univates 

O Laboratório de Paleobotânica e Evolução de Biomas do Museu de Ciências da Univates, idealizado por Jasper, foi criado em agosto de 1995, integrando coleções de amostras de fitofósseis e de herbário. Desde então, ao Laboratório, estão vinculadas pesquisas em diferentes níveis de formação acadêmica. O trabalho realizado no local conta com colaboradores internacionais. 

Reprodução/Google Earth

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar