Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Inovação

Estudantes do curso de Engenharia de Software desenvolvem protótipo de aplicativo que promete transformar experiências no setor de turismo

Por Lais Pontin Matos

Postado em 01/12/2023 10:18:58


Compartilhe

Divulgação

Proposta do app Rota é ajudar os usuários a encontrar as programações que estão disponíveis ao seu redor.

Dois estudantes do curso de Engenharia de Software da Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveram o protótipo de um aplicativo que promete transformar uma série de experiências no setor de turismo. Matheus Michels e Yuri Mattiuz são os criadores do app Rota, cuja proposta é ajudar os usuários a encontrar as programações que estão disponíveis ao seu redor.

De acordo com Mattiuz, o aplicativo é útil para pessoas físicas e jurídicas. “É possível utilizar a plataforma para, por exemplo, localizar bares e parques próximos e até mesmo fazer um roteiro para uma viagem de férias. Já as empresas podem usar o app para promover experiências locais inesquecíveis, melhorar sua visibilidade na região em que estão inseridas, identificar e fidelizar clientes e anunciar promoções e eventos”, explica.

Divulgação/Acervo Pessoal

Matheus Michels é um dos criadores do app Rota.

Os estudantes enviaram o pitch do projeto ao Santander X, uma iniciativa social sem fins lucrativos do banco Santander que apoia o empreendedorismo. O programa busca a aceleração de negócios, desde momentos iniciais até startups em processo de escalada, por meio da geração de conexões dos empreendedores a recursos, treinamentos e até mesmo a pessoas por meio da comunidade em que se inserem. Desta vez, o projeto dos estudantes não foi selecionado, mas, segundo Michels, “a experiência foi bem positiva. A preparação do pitch e a aplicação da ideia foram muito boas para nos posicionarmos e encontrarmos um norte para o nosso projeto”.

Michels e Mattiuz foram estudantes do professor Daniel Auler no componente curricular Design de Negócios, por meio do qual, no primeiro semestre de 2023, estiveram em contato com ferramentas e técnicas ligadas à modelagem de negócios e startups.

Divulgação Univates/Antonio Luiz Marini Marchi

Professor Daniel Auler.

Foi muito bacana poder ajudar e incentivar os dois estudantes a participar do projeto e ver que as discussões que tivemos em sala de aula foram aplicadas em uma situação real vivida por eles logo após realizarmos o componente. É a comprovação de que o Aula+ está no caminho certo”
Professor Daniel Auler.

Auler ainda destaca que, durante a realização do componente, os estudantes tiveram contato com startups, participaram do evento South Summit Brasil, em Porto Alegre, e tiveram contato com empreendedores reais, em início de empresa e na faixa etária próxima aos estudantes, o que facilitou o aprendizado e a identificação deles com a temática.

Conheça outros projetos realizados por acadêmicos e diplomados dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI)

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar