O concurso acadêmico Olhar para a Cidade, desenvolvido pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia-Emau) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, busca difundir e potencializar estudos e pensamentos ligados ao planejamento regional e à requalificação tanto urbana quanto de edificações importantes para as cidades. Nesta edição, o concurso acadêmico conta com estudos voltados para a Saidan Associação Assistencial, de Lajeado, por meio de componentes curriculares que abordam a inovação pedagógica no curso de Arquitetura e Urbanismo, no contexto do Aula+.
Neste semestre, a parceria uniu as disciplinas de Arquitetar o Espaço (segundo semestre do curso) e Atelier Integrado VIII (oitavo semestre) com intuito de promover a reflexão sobre uma nova sede para Saidan Lajeado, na área atual ocupada, considerando os prédios existentes e possíveis novas edificações. A partir do amplo diálogo com os representantes da Saidan, organizou-se o programa de necessidades, que, em síntese, é composto por quatro grandes setores: esportivo, educacional, abrigo e estar e lazer.
Os acadêmicos foram desafiados a criar propostas integradas. No componente curricular Arquitetar o Espaço, as criações projetuais foram voltadas à edificação do Centro Educacional. Já no Atelier Integrado, o pedido era de uma solução mais complexa de toda a estrutura, dos novos usos e da adaptação dos existentes para atender as demandas necessárias.
Lançamento da exposição
O concurso acadêmico foi apresentado pela comissão organizadora e representantes da Saidan no Encontro Nacional de Licenciaturas (Enalic), na quarta-feira, 6, na Univates. Na ocasião, o público também foi convidado a prestigiar os resultados da vivência pedagógica em uma exposição das propostas desenvolvidas por 45 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo. As pranchas e maquetes estão expostas no hall do Prédio 11 da Univates e poderão ser visitadas até o dia 14 de dezembro.
Também está aberta uma consulta popular, na qual o visitante da exposição poderá escolher uma proposta de centro educacional e outra de concepção geral de implantação. O resultado da votação contará como um percentual que será considerado para o julgamento final dos trabalhos que visam aprimorar e requalificar os espaços para as crianças e jovens que são acolhidos pela Saidan.
Sidinei Hunemeier, Diretor de Patrimônio da Saidan, destaca que é impressionante o resultado da entrega parcial dos trabalhos, com ideias muito boas e viáveis. O grande objetivo foi atingido, e eu e a equipe saímos felizes daqui e parabenizamos as duas turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo. A dedicação e empenho ficam visíveis na entrega dos trabalhos. O diretor ainda comenta que, neste momento, os esforços da Associação estão voltados para tornar realidade os estudos e assim beneficiar e melhorar a vida das pessoas assistidas.
Para os docentes dos componentes curriculares que fazem parte do projeto, Jamile Weizenmann e Guilherme Osterkamp, essa vivência pedagógica permite integrar saberes de diferentes níveis do curso, promovendo a troca de experiências na solução de problemas reais e que trazem muito mais significado para a formação dos estudantes, sobretudo desenvolvendo habilidades referentes ao papel social do arquiteto e urbanista.