Desenvolvido por estudantes e diplomados dos cursos de Economia Criativa (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Design de Moda) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o protótipo do aplicativo e.Lê foi um dos vencedores do Brasil Design Award - Prêmio Brasileiro de Design 2023. O projeto foi o único contemplado com o Ouro entre todas as categorias de Projetos Estudantis, durante cerimônia que ocorreu em São Paulo no dia 5 de dezembro.
O coordenador e professor do curso de Design, Rodrigo Brod, não esconde a alegria ao falar sobre a conquista. Este é o segundo ano em que um dos projetos dos nossos estudantes é premiado com o Ouro. Para nós, ganhar o prêmio é muito importante, considerando que o concurso envolve instituições de ensino do Brasil inteiro, algumas com cursos extremamente tradicionais e reconhecidos. Com resultados como este, é possível dizer que nossos acadêmicos podem atuar no mercado de trabalho de igual para igual com profissionais formados em grandes centros, destaca.
Brod comenta que a área de design digital (User Interface ‒ UI e User Experience ‒ UX) é, atualmente, uma das mais efervescentes e aquecidas da Economia Criativa. Assim, o reconhecimento nessa categoria também reflete nossos esforços em atualizar as matrizes curriculares dos cursos com componentes específicos no contexto da metodologia Aula+, acrescenta o professor.
O protótipo do aplicativo e.Lê foi desenvolvido no componente curricular Estúdio de Criação (ESC), em parceria com o projeto de extensão Vem pra Cá. A metodologia e a concepção do ESC são desafiadoras. Não temos uma delimitação cartesiana e limitadora entre as áreas do conhecimento no componente. Dessa forma, colocamos jornalistas para pensar interfaces, designers para escrever textos e publicitários para realizar entrevistas e levantamentos de dados. Essa abordagem se conecta diretamente com a realidade do mercado. Nosso objetivo em sala de aula é desenvolver atividades e ações que sejam capazes de impactar o mundo, explica Brod.
Ana Paula Parizotto e Carolina Heberle, ambas estudantes do curso de Design, estiveram representando a equipe que desenvolveu o protótipo do aplicativo na cerimônia de premiação em São Paulo. Para Ana Paula, a sensação de estar em um ambiente com profissionais que admiramos é íncrível. Ver nosso trabalho sendo reconhecido com o Ouro em meio a nomes tão grandes no mercado do Design foi emocionante. Esse reconhecimento nos proporciona mais oportunidades no mercado de trabalho e é a prova do nosso valor enquanto profissionais.
O aplicativo e.Lê
Divulgação
O objetivo do aplicativo e.Lê é incentivar os imigrantes a ler, conhecer a literatura brasileira e se familiarizar com a língua portuguesa.
O objetivo do aplicativo e.Lê é incentivar os imigrantes que participam das aulas oferecidas pelo projeto de extensão Vem pra Cá a ler, a conhecer a literatura brasileira e a se familiarizar com a língua portuguesa. Os usuários aprendem em um ambiente personalizado, tendo contato direto com voluntários que estão preparados para esclarecer dúvidas e humanizar os processos de ensino no universo digital.
Conheça a equipe que desenvolveu o protótipo do e.Lê
Product Owner: Ana Paula Parizotto (Design)
Product Managers: Thales Rosa Duarte e Bruna Thayne Schmidt (Design)
Product Designer: Carolina Heberle (Design)
UX Researcher: Marina Thaís Schneider (Design)
UX Writer: Mônica Merence Alves (Jornalismo)
Ideation Leaders: Yasmin Bueno Bonatto (Jornalismo), Marina Mayer (Jornalismo), Eduarda Lima Severo (Jornalismo) e Ana Carolina Baller Röhsig (Publicidade e Propaganda)
Ideation Team: Cecília Hofle (Publicidade e Propaganda), Miguel Martins (Publicidade e Propaganda), Rafael Dalmolin (Design), Fabrício Majolo (Design), Beatriz Coletti (Design) e Tainá Bergamaschi (Design)
Conheça outros projetos dos cursos de Economia Criativa que se destacaram em premiações nacionais
Estudante da Univates vence o Grand Prix de um dos maiores prêmios de design do Brasil (2021)
Estudantes dos cursos de Design da Univates conquistam as primeiras categorias no Prêmio Bornancini (2020)
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.