Uma recente descoberta científica revelou a existência de novos gêneros e espécies de ácaros no bioma Pampa, localizado no Sul do Brasil. Os ácaros pertencem às subfamílias Rhyncaphytoptinae e Diptilomiopinae, da família Diptilomiopidae. A pesquisa destaca a importância da preservação do bioma Pampa e sua biodiversidade, incentivando esforços contínuos de conservação e estudos sobre ecologia. O estudo foi publicado na revista International Journal of Acarology.
O estudo, conduzido por pesquisadores vinculados ao Laboratório de Acarologia (Labacari) da Universidade do Vale do Taquari - Univates e à Universidade de Bari Aldo Moro, da Itália, descreve e ilustra as novas adições à biodiversidade brasileira. O novo gênero, denominado Parahoderus, e sua espécie, Parahoderus brasilae, foram identificados em um arbusto conhecido pelo nome científico de Celtis brasiliensis, planta que pertence à família Cannabaceae.
Além disso, o ácaro Diptilostatus lithraeae foi encontrado na planta Lithraea molleoides, da família Anacardiaceae, conhecida popularmente como aroeira-brava. Por fim, o ácaro Vimola multinerviae foi descoberto na planta Ludwigia multinervia, que faz parte da família Onagraceae. As descobertas representam mais um passo no entendimento da biodiversidade do bioma Pampa, que é conhecido por sua riqueza em fauna e flora.
Os pesquisadores forneceram detalhes sobre a caracterização atualizada de espécies para identificação futura de novos ácaros dos gêneros Diptilostatus e Vimola, auxiliando pesquisadores e entusiastas na identificação desses seres. A pesquisa é assinada por Adria Oliveira de Azevedo, Iury Silva de Castro, Naiara Antônia Nunes Vinhas, Luana Fabrina Rodighero, Elisete Maria de Freitas, Noeli Juarez Ferla e Enrico de Lillo.
O Labacari
Fundado em 2003 como parte do Museu de Ciências da Univates, o Labacari é um laboratório que atualmente também integra a estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). As pesquisas desenvolvidas no local são realizadas pelos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Biotecnologia (PPGBiotec). Desde 2008, o grupo de pesquisadores associado ao Labacari já realizou a identificação de cerca de 90 espécies diferentes de ácaros.