Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Cerimônia marca a premiação de propostas vencedoras do concurso acadêmico “Olhar para a Cidade: Edição Taquari - Parque Nardy de Farias Alvim”

Por Lais Pontin Matos

Postado em 16/01/2024 15:25:34


Compartilhe

Uma cerimônia realizada em 14 de dezembro de 2023 marcou a premiação das propostas vencedoras do concurso acadêmico “Olhar para a Cidade: Edição Taquari - Parque Nardy de Farias Alvim”. Estiveram presentes no evento, que ocorreu no Theatro São João, em Taquari, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o coordenador da comissão organizadora do concurso, professor Guilherme Osterkamp, o prefeito de Taquari, André Luís Barcellos Brito, membros da comunidade e demais convidados.

Idealizado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates (Semeia Emau), o concurso desafiou os alunos do componente curricular Atelier Integrado VIII, ministrado no semestre 2023A, a elaborarem propostas de requalificação urbana, arquitetônica e paisagística para o Parque Nardy de Farias Alvim. Organizados em equipes, os acadêmicos propuseram intervenções para o Ginásio de Esportes, localizado no Pavilhão Laranja, e também para os demais elementos do espaço.

A comissão avaliadora do concurso, formada por profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo e representantes da comunidade e da Univates, elegeu três propostas vencedoras. A Proposta 478, dos estudantes Andreia Pires, Bárbara Delazeri e Nícolas Dornelles de Oliveira, ficou em primeiro lugar. A equipe realizou um trabalho para resgatar a memória local por meio de áreas democráticas de integração, propondo adequações na pista de skate e no Ginásio de Esportes e intervenções no Ginásio, a fim de gerar um espaço dialógico e multicultural.

Além disso, a proposta também apresentou um ambiente caminhável com arquibancadas, que convidam os habitantes a percorrerem os caminhos ao longo da via paralela ao Parque. As curvas que formam esses caminhos fazem referência ao rio Taquari, um elemento histórico da cidade.

Divulgação/Acervo Pessoal

Andreia Pires.

De acordo com uma das integrantes da equipe vencedora, Andreia Pires, “o concurso foi uma experiência desafiadora, visto que trouxe como tema um assunto muito interessante: a realização de um Parque, um espaço vital para as cidades. Por meio da elaboração de estudos voltados para equipamentos que promovem maior lazer e integração cultural dentro do espaço público, pude dominar melhor o assunto. Com certeza essa oportunidade agregou muito conhecimento na minha vida acadêmica, pessoal e profissional, além de ter afirmado ainda mais o meu amor pela Arquitetura e Urbanismo”, comenta a estudante.

Também integrante da equipe cuja proposta foi premiada em primeiro lugar, a acadêmica Bárbara Delazeri ressalta os principais desafios enfrentados no concurso.

Divulgação/Acervo Pessoal

Bárbara Delazeri.

O grande desafio foi trabalhar com um espaço que já possui edificações consolidadas e que é de grande importância para a população local. Durante o desenvolvimento da proposta, outro desafio foi integrar os diferentes espaços, com usos diversos em um mesmo local de intervenção, levando em conta a grande área do Parque e os públicos distintos que o frequentam
Bárbara Delazeri, integrante da equipe cuja proposta foi premiada em 1º lugar.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as propostas das equipes das acadêmicas Ana Carolina Juchum e Kahena Johann Henz e Alana Schafer, Caroline Foppa e Esther Piccinini Castoldi. Os autores das propostas premiadas receberam menções honrosas e puderam apresentar seus trabalhos ao público presente na cerimônia.

Comissões organizadora e avaliadora

Além do professor Guilherme Osterkamp, a comissão organizadora do concurso também foi composta pela arquiteta e urbanista Bruna Zanoni Ruthner e pela acadêmica Taylane Oliveira Katz. Já a comissão avaliadora foi formada pelas arquitetas e urbanistas Alice Rauber, Rosana Machado, Ivete Kolling e Tailini Caminha.

Nova parceria

Durante a cerimônia, a Univates e a Prefeitura Municipal de Taquari também oficializaram a parceria para a quarta edição do concurso “Olhar para a Cidade”, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024. Neste ano, os estudantes deverão criar propostas de requalificação para o bairro Praia e a orla do rio Taquari.

“O bairro Praia e a orla do rio Taquari foram fortemente atingidos pelas chuvas que aconteceram em 2023. Entendemos que precisamos pensar em novas possibilidades para esses lugares. Nasci aqui na cidade e, desde muito pequeno, ouço que devemos pensar em algo para o bairro Praia, que tem importância histórica e é nosso local de conexão com o rio”, explica Brito.

Saiba mais sobre o concurso acadêmico “Olhar para a Cidade”

O “Olhar para a Cidade” é uma modalidade de concurso acadêmico promovido e organizado pelo Semeia Emau. Está atualmente em sua terceira edição: Saidan Lajeado. Clique aqui para saber mais sobre a primeira edição. 

O objetivo do concurso é incentivar a valorização de espaços públicos e diferentes equipamentos importantes para as cidades da região do Vale do Taquari, promovendo o desenvolvimento regional, a participação da comunidade e a difusão de conhecimentos fomentados na Universidade.

Acompanhe as novidades do concurso pelo Instagram (@olharparaacidade e @semeiaemau) e site oficial

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar