O ano letivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates é aberto oficialmente com a realização do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente. Os eventos começaram ontem, 14, e se estendem até a noite desta quinta-feira, no campus de Lajeado. A programação, que também é alusiva aos 55 anos de Ensino Superior na região, tem como principal objetivo provocar reflexões sobre o futuro da Instituição e o papel da Universidade como instrumento de mudança na sociedade.
As atividades são abertas a professores, gestores, tutores e funcionários técnico-administrativos e acontecem no auditório do Prédio 7. Ao longo de dois dias, são realizados painéis, seminários e saídas de campo para discutir aspectos da relação entre Universidade e cidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de apresentações do grupo Vocal Univates.
Na tarde de quarta-feira, o painel Diferenciação Pedagógica: estudo, pesquisa, trabalho coletivo, comunicação e criação contou com a participação dos professores convidados Cristiane Muniz (da Escola da Cidade, de São Paulo) e João Alcione Sganderla Figueiredo (da Universidade Feevale) falando especialmente sobre urbanismo e civilidade. A conversa foi mediada pelo coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates, professor Tiago Weizenmann, e pela professora dos Programas de Pós-Graduação Luciana Turatti.
Weizenmann lembrou que os eventos seguem a temática da edição anterior porque é preciso tempo para maturar ideias que irão balizar aquilo que se projeta para a Instituição.
À noite, na abertura oficial do Seminário e do Programa Institucional de Qualificação Docente, a reitora, Evania Schneider, e a vice-reitora, Fernanda Storck Pinheiro, deram as boas-vindas ao público, falaram sobre as conquistas de 2023, projetaram 2024 e falaram sobre a importância das discussões apresentadas nos dois eventos.
Na sequência, o professor Tiago Weizenmann e a professora Merlin Janina Diemer, coordenadora pedagógica da área de extensão acadêmica, mediaram o painel Territórios educativos: interlocuções entre a universidade e a cidade, que contou com a participação dos professores Márcio Tascheto da Silva (da Universidade Franciscana, de Santa Maria) e Virgínia Kastrup (da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Segundo dia
Na manhã desta quinta-feira, foi realizada uma saída de campo com o tema Aula em território: o que é possível quando ensino, pesquisa e extensão se encontram?, orientada pelo professor Nestor André Kaercher (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
À tarde, as atividades seguem com o Seminário de Leitura Universidade: transformar, proteger, valorizar, com o professor convidado Roberto Rafael Dias da Silva (da Unisinos, de São Leopoldo). À noite, o painel de encerramento terá o tema Capilaridade educativa: conectando o trabalho dentro e fora da universidade, que será ministrado pelo professor Nestor André Kaercher e pelo gerente de Educação do Instituto Inhotim (de Brumadinho, Minas Gerais), professor João Paulo Andrade.