Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As revistas Signos e Destaques Acadêmicos são dis periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos.
Signos
A ESSENCIALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE GRADATIVAMENTE MAIS DEMOCRÁTICA
André Felipe Luzzi, Marcelo Leandro dos Santos
CONTRIBUIÇÃO DA XXVI FEIRA DE CIÊNCIAS DE RORAIMA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO REGULAR
Neide Aparecida Costa Tolentino TiburtinO, Renato de Almeida Silva, Ivanise Maria Rizzatti, Bianca Maíra de Paiva Ottoni-Boldrini
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA: UM PROCESSO FORMATIVO
Eduardo Moraes Araujo, Everton Bedin, Artur de Medeiroz Queiroz
DANÇA E AUTOCONHECIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA INTEGRATIVA
Aide Esmeralda Lópes Olivares, Cezar Luís Seibt
CONTEXTUALIZAÇÃO E REFLEXÃO METACOGNITIVA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAR FÍSICA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
Thais Lourençato Trevisan, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Marco Antonio Sandini Trentin
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DIST NCIA
Deise Becker Kirsch, Braian Veloso
DA PSIQUIATRIZAÇÃO DO DISCURSO AO PODER DA NORMALIZAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O OLHAR CLÍNICO QUE INVENTOU A CRIANÇA ANORMAL
Bruna Alessandra Tomás Domingues, Eliana da Costa Pereira de Menezes
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TASY COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: UMA BUSCA PELA QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM POR MEIO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Luís Felipe Pissaia, Arlete Eli Kunz da Costa, Eniz Conceição Oliveira
RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA INGLESA, BNCC E FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Solange Dalazem Zenere, Pâmela Roman, Kári Lúcia Forneck
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE ÉTICA
Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri
CONTRIBUIÇÕES DE INTERVENÇÕES FORMATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL EM DISCENTES DE LICENCIATURA
Jacqueline Zacarias Silveira, Patrícia Becker Engers, Phillip Vilanova Ilha
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA DECISÃO DO STF NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1008166
Eduardo Casimiro do Prado, Aline Sueli de Salles Santos
UM EXEMPLO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA SAUSSUREANA: O PROBLEMA DOS QUADRILÁTEROS
André Pereira da Costa
CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Zuleick de Almeida Lima, Jaqueline Araujo Esteves Marrafão, Claudia Lúcia Landgraf Valério, Epaminondas de Matos Magalhães
AS TRADUÇÕES DO CONCEITO DE SAÚDE NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E AS ESCRILEITURAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Larissa Cavalcante de Souza, Emília Carvalho Leitão Biato
A AFETIVIDADE E O TRABALHO EDUCATIVO: IMPLICAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE
Tamini Wyzykowski, Marli Dallagnol Frison
POR UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MBITO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS PALMAS IFTO
Wilson Barbosa Alves, Rivadavia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho, Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Jacqueline Pilger Effgen
PROCURANDO MITOS SOBRE GALILEU GALILEI: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR A ARTICULAÇÃO ARTE-CIÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Marcos Gervânio de azevedo Melo
DESAFIO NA INTERAÇÃO ENTRE OS CAMPOS CIENTÍFICO E JORNALÍSTICO
Lucas George Wendt, Jane Marcia Mazzarino
OS DESAFIOS DE ENSINAR CIÊNCIAS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS: DILEMAS E PERSPECTIVAS DE UM PROFISSIONAL QUE CAMINHA SOZINHO PELAS CURVAS DO RIO
José Ricardo Oliveira Dutra, Paulo Tadeu Campos Lopes
VISITAS DOMICILIARES COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM UM CURSO DE MEDICINA: POSSIBILIDADES E IMPASSES
Daniel Granada da Silva Ferreira, Claudete Rempel, Magali Teresinha Quevedo Grave
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DA LITERATURA DE TRADIÇÃO ORAL PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Flávia Ferreira e Moura, Rivadavia Porto Cavalcante
EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE INFORMÁTICA DO IFSUL C MPUS DE PASSO FUNDO
Josué Toebe, Carlisa Smoktunowicz Toebe, Fabrício Hartmann Borba
A QUASIFORMAÇÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E O PAPEL DAS HUMANIDADES NA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA
Daniela dos Santos, Roberta Kolling Escalante, Camila Chiodi Agostini
EM QUE TEMPO ESTAMOS? DESIGUALDADES QUE MARCAM A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Evelin Albert, Gustavo Alves, Maria Beatriz Fernandes, Renata Cristina Queiroz Rodrigues Souza, Isabelly Vieira da Silva
DISPOSITIVOS DIDÁTICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS E DA LEITURA
Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Glaís Sales Cordeiro
O TEMPO E A ACURÁCIA DE CONVERSÃO NA LEITURA DE PALAVRAS ISOLADAS E DE PALAVRAS NO CONTEXTO LINGUÍSTICO
Ronei Guaresi, Ducirlândia Ferraz de Souza, Cristiane Vieira Costa Abreu
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INVESTIGATIVAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR
Lisandra Jacobi Kolling Junges, Paulo Tadeu de Campos Lopes
NÚMEROS COMPLEXOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA EM FACE DAS CONCEPÇÕES OPERACIONAL E ESTRUTURAL DE ANNA SFARD
Wagner Marcelo Pommer
O LUGAR DO MELODRAMA EM ESTUDOS DE CASO DE RECEPÇÃO DE TELENOVELAS BRASILEIRAS
Lucas Pires de Oliveira
UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOCULINAR
Patrícia dos Santos Costa de Oliveira, Sônia Regina da Luz Matos, Verônica Domingues Almeida
O MOVIMENTO DO PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE FILOSOFIA
Camila Ribeiro Menotti, Marli Teresinha Quartieri
DESIGNAÇÕES PARA OS CONCEITOS DE NORMA LINGUÍSTICA UTILIZADAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Flávia Zanatta, Kári Lúcia Forneck
USE OF COAGULANT FROM PLANT ORIGIN AS AN ALTERNATIVE IN THE TREATMENT OF EFFLUENTS FROM SANITATION INDUSTRY
Bruna Bettiol, Wendel Paulo Silvestre, Camila Baldasso
REMOVAL OF DRUGS FROM AQUEOUS MATRIXES USING A REVERSE OSMOSIS MEMBRANE
Bianca Lanzarini, Camila Suliani Raota, Wendel Paulo Silvestre, Camila Baldasso
MANUFATURA ADITIVA NA FUNDIÇÃO DE CHUMBO: UM ESTUDO DE CASO NA FABRICAÇÃO DE UM MOLDE DE SILICONE
Hernani Valentini, Carlos Alfredo Gracioli Aita, Marcelo André Toso
Destaques Acadêmicos
ESTUDO ANALÍTICO, NUMÉRICO E EXPERIMENTAL DE UM PROTÓTIPO DE TRELIÇA PLNA
Jaqueline Marcante, Marcelo André Toso, Carlos Alfredo Gracioli Aita
PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS DO SANEAMENTO NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AMAPÁ
Gessy Elma dos Santos Laranjeira, Karina Cardoso Valverde
DISCUTINDO O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Otávio Floriano Paulino, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira
CINÉTICA DE SECAGEM CONVECTIVA DO MELÃO (Cucumis Melo L.) SUBMETIDO A SOLUÇÃO OSMÓTICA DE SACAROSE E SORBITOL ASSISTIDA POR BANHO ULTRASSÔNICO
Gustavo Maia de Brito Medeiros, Séfora Pereira da Silva, Franklin Pessoa Aguiar, Genaro Zenaide Clericuzi, Veruscka Araújo Silva
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE REFORMA A VAPOR, GLICEROL E CATALISADOR BASEADA NA BASE SCOPUS
Carla Freitas de Andrade, Mona Lisa Moura de Oliverira, Francisco Olímpio Carneiro, André Valente Bueno, Fernanda Leite Lobo, Paulo Alexandre Costa Rocha
INFLUENCE OF THE EQUIPMENT IN THE EXTRACTION OF THE LEAF ESSENTIAL OIL OF Corymbia citriodora (Hook.) K. D. HILL AND L. A. S. JOHNSON
Juliana de Araujo, Wendel Paulo Silvestre, Gabriel Fernandes Pauletti, Luis Antonio Rezende Muniz
ESTUDO DA VIABILIDADE DA SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO COMERCIAL POR CHAMOTE DE PORCELANATO NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO
Ezequiel Breno Rodrigues Reis, Claudinei Rezende Calado
ANÁLISE DAS TENSÕES DOS VASOS DE PRESSÃO EM AÇO INOX 304L
Leonardo Finoti Moreira, Maria de Lourdes Martins Magalhães, Maria Eduarda Martins Magalhães
ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jean Carlos Soares de Oliveira, Ana Claudia Tasinaffo Alves
ANÁLISE DO DESEMPENHO DE HIPERPAR METROS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA APLICADOS NA PREVISÃO DA TAXA DE ROTATIVIDADE DE CLIENTES
Renan Gnoatto, Evandro Franzen
LEVANTAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENCONTRADAS EM PONTES LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE TAQUARI/RS
Israel da Silva Lopes, Rebeca Jéssica Schmitz
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos. O periódico Caderno Pedagógico encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.