Recentemente a Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou uma nova modalidade do projeto Alfabeletrando que, entre 2022 e 2024, foi responsável por ampliar as capacidades de leitura, escrita e habilidades matemáticas de crianças que tiveram sua formação impactada pela pandemia de covid-19.
Por meio de parcerias com as prefeituras, o projeto foi realizado em Lajeado e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Nova Mutum, no Mato Grosso. Além do projeto Alfabeletrando (para crianças na etapa da alfabetização), já existe a modalidade Alfabeletrando - Letras e Números (para crianças em séries mais avançadas).
Agora está sendo lançada uma terceira vertente do projeto, o Alfabeletrando Docente, modalidade do programa em que administrações públicas interessadas podem contratar a Universidade para desenvolver com seus docentes a metodologia empregada no projeto, de forma que as equipes locais, uma vez tendo sido capacitadas, possam atuar como multiplicadoras do projeto.
Recentemente o município de Travesseiro, no Vale do Taquari, realizou formação de professores nesta modalidade como parte de uma agenda de início do ano letivo municipal. O diferencial do Alfabeletrando Docente está na formação direcionada aos próprios educadores, que atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido.
Os professores participantes do projeto têm acesso a encontros presenciais com docentes da Univates, tanto na área de linguagem quanto de matemática, além de atividades virtuais e acompanhamento constante. Ao final da formação, está prevista uma roda de conversa para que os educadores possam compartilhar os impactos positivos da capacitação em suas práticas pedagógicas.
Interessados em conhecer as modalidades e a metodologia do Alfabeletrando podem entrar em contato pelo e-mail ape@univates.br.